Tratamento de Imagem

Olá a Todos,

Sou calouro no fórum e se puderem expressar suas opiniões.

É regra fazer o tratamento de uma imagem??

Aos que expressarem suas opiniões agradeço.

Fabio

Pelo menos um redimensionamento, se for para publicar na net :snack:

Se for pra mandar imprimir em laboratório pode ir do jeito que foi tirada mesmo, como numa máquina de filme!

(Esse é um workflow bem básico…)

Para mim, ajustes de contraste, saturação e nitidez são básicos.

for me too
for me too
:bye1: :bye2: :boxing: :bomb: lembra di mim??????????

tratamento vai muito de cada pessoa. existe desde os puristas até os freaks digitais, eheheheh!

eu particularmente não publico nada na internet ou não imprimo nada sem antes tratar! e os tratamentos que faço vão até onde meus conhecimentos me levarem.

quer um exemplo? veja aqui: Mundo Fotográfico - Fórum de fotografia. Tudo sobre imagens, foto, câmeras, smartphones, vídeo, edição.

tratamento vai muito de cada pessoa. existe desde os puristas até os freaks digitais, eheheheh!

eu particularmente não publico nada na internet ou não imprimo nada sem antes tratar! e os tratamentos que faço vão até onde meus conhecimentos me levarem.

quer um exemplo? veja aqui: Mundo Fotográfico - Fórum de fotografia. Tudo sobre imagens, foto, câmeras, smartphones, vídeo, edição.

Pô, que workflow fera Murilo. Gostei. A segunda foto (noturna do mar) tá maravilhosa. :clap:

Brigado Danilo!

a foto do mar fiz com uma D60 e a foto do cemitério fiz com a fuji S602.

este tuto fiz em agosto/2005 mas de lá pra ka ja mudei um pouquinho, já exclui alguns passos e incorporei outros, tipo… vou me reciclando aos poucos! :wink:

um abraço!

Murilo, seu tratamento para fotos noturnas é muito bom !
Pau a pau com o que vejo em revistas de fotografia e afins.

FAUKS, minha opinião

[b]Murilo[/b], seu tratamento para fotos noturnas é muito bom ! Pau a pau com o que vejo em revistas de fotografia e afins.

FAUKS, minha opinião
Mundo Fotográfico - Fórum de fotografia. Tudo sobre imagens, foto, câmeras, smartphones, vídeo, edição.

Pictus, achei que você ia dizer que abomina qualquer forma de pós-tratamento! :laughing: :laughing:

Bruno, concordo com você.

Eu estou engatinhando no Photoshop, sei fazer os ajustes de contraste e saturação mas, não sei fazer o de nitidez específicamente.

:imstupid: Pode me dar uma ajuda?

Dê um sharpen inicial (antes de qualquer ajuste), para compensar a perda que o digital causa. Nada forte, só para tirar o soft da foto.

Trate a imagem, se for ampliar, dê um USM final e salve. Você pode começar com os seguintes números: 100% | 0,5 | 2. Apartir daí regule para mais ou menos a porcentagem e a intensidade no segundo número de acordo com o que desejar.

Se for para web, dê um resize e depois aplique um USM final, também seguindo os mesmo passos.

Existem várias maneiras de se fazer isso, cada um tem a sua, não é uma regra. O ideial é tu fazer um sharpen seletivo, apenas nas áreas que tu deseje nitidez. Selecionando com o laço já é possível e mais fácil, ou criando camadas, que é um pouco mais complexo.

Pictus, achei que você ia dizer que abomina qualquer forma de pós-tratamento! :laughing: :laughing:
HAuahuahuahua :laughing:

scalla

Alem dos e-books…

Pessoal, eu sou cobra em tratamento de imagem.

Rastejo, e ainda levo paulada :laughing: :risada2:

Pessoal, eu sou cobra em tratamento de imagem.

Rastejo, e ainda levo paulada :laughing: :risada2:

hehehhe

Eu acredito que o tratamento de imagem seja tão fundamental para a foto digital, quanto o laboratorista é para a foto analogica.

Em minha opinião, todo fotógrafo precisa de base para uso dos softwares de tratamento de imagem para conseguir um bom trabalho final.

Os comentários dos amigos são mto úteis! Indico também o livro do Scott Kelby, que é mto bom!

Abraço,
Fernando

Olha, eu nunca gostei de tratamentos exagerados de imagem.
Para mim existe uma linha tenue que divide um trabalho fotográfico de um trabalho de “arte sobre fotografia”. Mas aonde esta linha está, depende de pessoa para pessoa.

Eu pessoalmente gosto de conseguir tirar a foto o mais “pronta” possível da câmera, para não ter trabalho dobrado, tendo que perder tempo em pós-produção.
Se a foto foibem fotometrada e enquadrada, um sharpening é mais do que suficiente, e olha lá!

Como minha câmera é formato APS (2:3) e eu gosto de imprimir em 13x15, acabo sempre abrindo as fotos para dar crop antes de imprimir. Dai aproveito e do uma correção de contraste e um sharp levíssimo (400/0,2/0) quando necessário.

Para mim existe uma linha tenue que divide um trabalho fotográfico de um trabalho de “arte sobre fotografia”. Mas aonde esta linha está, depende de pessoa para pessoa.

Eis a questão:
Todos são ‘Fotógrafos’ até um certo ponto. Aí começa o outro lado deste ‘fotógrafo’, que é o ‘curioso’ (ver como fica num tratamento), que é o ‘artista’ (Fazer da foto uma obra), o ‘perfeccionista’ (melhorar de todos os jeitos) e por aí vai.
Obvio que todos queremos reunir tudo ao mesmo tempo. Mas a situação primaria acredito que é ser ‘fotógrafo’.

Sucesso a todos.

Fabio

Dullius,

Eu acredito que a foto pode ser tratada para que ela represente aquilo que vc viu na hora do click. A coisa é que o sensor nunca captura exatamente aquilo que vc viu. Pode perceber… Qdo se fotografa o céu, ele nunca fica como realmente a gente viu no momento. Ou seja, um tratamentozinho é uma ferramenta importante sim!

Abraço,
Fernando

Dullius,

Eu acredito que a foto pode ser tratada para que ela represente aquilo que vc viu na hora do click. A coisa é que o sensor nunca captura exatamente aquilo que vc viu. Pode perceber… Qdo se fotografa o céu, ele nunca fica como realmente a gente viu no momento. Ou seja, um tratamentozinho é uma ferramenta importante sim!

Abraço,
Fernando

Concordo plenamente. Mas isso normalmente são ajustes simples, constraste, levels e sharpening.

Agora, aquele “Efeiton Dragan” que todo mundo idolatra… Acho fotograficamente abominável. É um trabalho artistico no photoshop que trabalha com distorção da realidade fotografada. É completamente válido como arte visual, mas para mim não é fotografia, é arte sobre fotografia.