Ivan, gostei muito das duas primeiras, especialmente da segunda, na terceira, mesmo que desfocada, a garrafa me incomoda.
[[]]
Ivan, gostei da expressão da sua filha. Parece que ela vai dar risadas a qualquer momento
O local parece ser muito agradável e tranquilo. Foi isso o que eu senti através das fotos.
Abraços
Ivan, gostei da expressão da sua filha. Parece que ela vai dar risadas a qualquer momento :laughing:O local parece ser muito agradável e tranquilo. Foi isso o que eu senti através das fotos.
Abraços
Obrigado, Fábio.
Esta minha casa talvez tenha sido o melhor projeto de arquitetura que já fiz em toda a vida -risos. O cliente era muito tolerante com o arquiteto, e aí ela ficou assim, uma grande brinquedo.
Você vê o segredo da iluminação que uso… fartura de janelas -risos.
Ivan, gostei muito das duas primeiras, especialmente da segunda, na terceira, mesmo que desfocada, a garrafa me incomoda.[[]]
A mim não incomoda… Aliás, tenho certeza de que a garrafa faz parte da composição :thmbup:
A garrafa dá uma dica de onde a foto foi feita: na cozinha ou sala de jantar. Aliás, parece uma garrafa de detergente.
Abraços
Ivan, gostei muito das duas primeiras, especialmente da segunda, na terceira, mesmo que desfocada, a garrafa me incomoda.[[]]
Tonny:
Obrigado pelo comentário. Queria somente explicar minha abordagem da terceira foto, não para mudar sua idéia, é claro, mas tão somente para partilhar minha idéia de fotografia familiar.
Minhas fotos familiares não as faço como idealizações. Elas são feitas de fato no ambiente como o vivo. Você pode ver que pela posição da garrafa e pelo fundo uniforme seria fácil para mim removê-la com a ferramenta clone. Não deixaria vestígio algum. Contudo, ela ali colocada me informa sobre o ambiente, sobre minha maneira de viver lá na serra, sobre o tipo de estar na casa.
De maneira geral, não procuro limpar o fundo de minhas fotos. A própria maneira de fotografar, que exige menos uma pose que um mero consentimento da pessoa, me impede de limpar o fundo.
Grande abraço,
Ivan
A mim não incomoda... A garrafa dá uma dica de onde a foto foi feita: na cozinha ou sala de jantar. Aliás, parece uma garrafa de detergente.Exatamente como a vejo. Fábio. Como um contextualizador.
Poxa Ivan, que casa bonita! Deve ser uma paz total!!! É a primeira vez que vejo uma foto da sala da sua casa na serra. Será isso uma adição ao seu estilo clássico? Quanto a foto da sua menina, ficou ótima como na maioria das vezes. O que mais me impressionou foi o controle das altas luzes. Mesmo na borda direita do chapéu (área mais iluminada) você conseguiu preservar informação de cores, mesmo que diminutas. Bilíssimo retrato.
Na 3ª foto, o que “amarelo” reflete no rosto da mulher? Os tons amarelos ficaram um pouco fortes no rosto dela. Uma mesa de madeira que refletiu? Ou os tons amarelo-avermelhados do pôr-do-dol? Quanto ao detergente (é o que me parece), não me incomodou nao! Como está desfocado não me causou estranhamento.
Abraços,
Poxa Ivan, que casa bonita! Deve ser uma paz total!!! É a primeira vez que vejo uma foto da sala da sua casa na serra. Será isso uma adição ao seu estilo clássico? Quanto a foto da sua menina, ficou ótima como na maioria das vezes. O que mais me impressionou foi o controle das altas luzes. Mesmo na borda direita do chapéu (área mais iluminada) você conseguiu preservar informação de cores, mesmo que diminutas. Bilíssimo retrato.Na 3ª foto, o que “amarelo” reflete no rosto da mulher? Os tons amarelos ficaram um pouco fortes no rosto dela. Uma mesa de madeira que refletiu? Ou os tons amarelo-avermelhados do pôr-do-dol? Quanto ao detergente (é o que me parece), não me incomodou nao! Como está desfocado não me causou estranhamento.
Abraços,
Provavelmente, Beto, o tom amarelo do rosto da minha mulher proveio da iluminação interna de tungstenio. Não quis corrigir demais, deixei assim.
Obrigado pelo comentário sobre a casa. Ela é realmente bonita, um projeto meio maluco. Sua forma original é a de um hexágono (planta hexagonal) e essas janelas são o bico do hexágono voltado para a vista. Nesta hora estava descendo uma névoa dos morros.
Querido mestre Ivan, em nenhum momento quis questionar a sua visao em suas fotos, que acho de extremo bom gosto, e nem fazer um comentario tecnico, memo porque me considero ainda um aprendiz de iniciante.
O que fiz, foi apenas dar minha opiniao, no caso desta foto, de como vejo a mesma.
[[]]
Querido mestre Ivan, em nenhum momento quis questionar a sua visao em suas fotos, que acho de extremo bom gosto, e nem fazer um comentario tecnico, memo porque me considero ainda um aprendiz de iniciante. O que fiz, foi apenas dar minha opiniao, no caso desta foto, de como vejo a mesma.[[]]
Tonny, mas fique a vontade para fazê-lo -risos. Acho completamente cabível o seu comentário. Só quis aportar minha visão, explicar o porquê eu não limpara os fundos nem procurá-los limpos.
Não é uma contestação à sua visão. Ela é pertinente, ela fala de sua forma de ver, que afinal não ttem a referência contextual de lugar e circunstância nem poderia tê-la.
Não há mestres ou não-mestres, apenas estamos conversando sobre algo. Quando respondi a você quase lhe fiz uma pergunta que seria mais ou menos assim… “Tonny, uma foto é uma série de opções de composição, fotometria, momento, abordagem… será que a garrafa desfocada é assim tão poderosa que impede que o restante deponha?”. Veja, essa pergunta, Tonny, é uma pergunta que recorrentemente aparece quando mostro fotos, pois são inúmeras com garrafas de água mineral, sapatos jogados sob o armário, etc. Aproveitei seu comentário como gancho para conversarmos isso, e não que eu tenha uma verdade a respeito, nada disso, mas tenho, digamos, uma meditação, e é essa meditação que ofereço lhe convidando a observar a tal garrafa sob esse ângulo, assim verificando se ela é de fato tão capaz de destruir o restante.
A pluralidade de visões é o que faz dos fóruns coisa interessante, mas pelo menos de minha parte eu acho que essa pluralidade pode oferecer plataforma para conversas sobre fotografia, e não necessariamente um comentário deve encerrar-se em si mesmo.
Grande abraço,
ivan
A pluralidade de visões é o que faz dos fóruns coisa interessante, mas pelo menos de minha parte eu acho que essa pluralidade pode oferecer plataforma para conversas sobre fotografia, e não necessariamente um comentário deve encerrar-se em si mesmo.Grande abraço,
ivan
Com certeza nao se encerra.
:thmbup: :thmbup: :thmbup: :thmbup: :thmbup:
[[]]
Ivan, gostei da expressão da sua filha. Parece que ela vai dar risadas a qualquer momento :laughing:O local parece ser muito agradável e tranquilo. Foi isso o que eu senti através das fotos.
Abraços
Obrigado, Fábio.Esta minha casa talvez tenha sido o melhor projeto de arquitetura que já fiz em toda a vida -risos. O cliente era muito tolerante com o arquiteto, e aí ela ficou assim, uma grande brinquedo.
Você vê o segredo da iluminação que uso… fartura de janelas -risos.
Realmente, Ivan, a casa é muito bem iluminada! Gostaria de ver mais fotos deste teu melhor projeto arquitetônico :thmbup:
Abraços
Gostei das 3. Mas dá p/ se imaginar na segunda foto, tendo essa visão. Depois relaxar um pouco no sofá (aaah, que beleza… nada melhor em um fim de semana - rs).
Vi que nela está o chapéu da primeira foto. A primeira foto foi feita antes ou depois da segunda?
Mas é isso
Felicidades
Gostei das 3. Mas dá p/ se imaginar na segunda foto, tendo essa visão. Depois relaxar um pouco no sofá (aaah, que beleza... nada melhor em um fim de semana - rs). Vi que nela está o chapéu da primeira foto. A primeira foto foi feita antes ou depois da segunda? Mas é isso ;) Felicidades :DObrigado
Acho que a primeira foi feita antes da segunda.
Esse chapéu de palha é daquele tipo de usar na lavoura, muito encontradiço em cidades do interior. Cutou-me a fortuna de R$6,50. Comprei neste fim de semana, aí virou brincadeira.
Lá é bom mesmo. Fico de bobeira vendo o frio. A casa é pequena, mas tem janela prá caramba -risos.
gostei das 2 primeiras…
como falaram ja… parecendo que vai soltar um sorriso a qualquer momento, amo fotografia por isso, vc não sabe o que aconteceu antes e nem depois, só o momento do click*
a segunda, cara sua casa deve ser muito bonita… que vista … e momento da nevoa na montanha muito bonita essa fotografia !!
Obrigado.
É uma casa bem pequena, mas divertida.