Nesse final de semana, eu, meu namorado Erich, o Alessandro e o Rodolfo(la do BrFoto) fomos brincar de fotografar em Três Pedras, município de Bofete, em São Paulo (a uns 30km de Botucatu). Pra quem acompanhou, estive lá reconhecendo a área semana passada…
Lugar bacana, no meio da roça. Acampamos por lá, para pegar os melhores horários de luz.
O final de semana rendeu!
Filtro ND graduado dá muit flare. É chato pra caramba e difícil de evitar, em condições de luz como essa.
Tem aquele ditado que fala sobre se aliar ao “inimigo”. É o que tento fazer! (foda é quando tem poeira nele… dai sai aqueles flares alucinados, cheios de bolinhas e outros formatos esquisitos, rs)
Oi Cristiane! Que local bonito… e gostei das imagens…
Só algumas observações…
A 1 ficou linda, especialmente pela luz… a árvore é incrível… teria como, em outra oportunidade, conseguir um ângulo que tirasse a outra árvore de trás dela?
A árvore da 2 é incrível, mas pena que cortou pedaços dela no enquadramento… e acho que vale à pena ficar atenta ao uso do filtro graduado… esta parte triangular mais escura não é real… o escurecimento é horizontal… tente usar o filtro na horizontal, mas sem fazer redução de exposição para não escurecer os galhos da árvore. Use apenas a redução de realces e talvez aumento das sombras para escurecer o céu.
A 3 ficou muito boa, inclusive com a vinheta. Não sei se o uso do filtro graduado seria mais interessante… só testando, se achar que deve…
Na 7, o flare não ficou agradável… já experimentou fechar mais o diafragma para fazer estes contra luzes?
E na 7, na 8 e na 9 o filtro escureceu demais o céu e perceba que na 8 ele ficou cinza… experimente não reduzir a exposição, somente os realces. O resultado é mais natural…
Você fez um HDR na 9, não é. Note que a junção das imagens ficou imperfeita na área da montanha, com um “fantasma” deslocado para a direita…
Desculpe por falar demais…
Muito obrigada, e agradeço também as observações!
Criticas construtivas só nos servem para melhorar! Me atentarei a cada uma delas!
A parte boa é que o locar é relativamente perto, então tenho uma boa desculpa pra voltar lá!
Só algumas observações...
A 1 ficou linda, especialmente pela luz... a árvore é incrível... teria como, em outra oportunidade, conseguir um ângulo que tirasse a outra árvore de trás dela?
Não tinha como. Tiramos a foto da estrada, e a distância, atrás de uma cerca.
Eu gostaria de ter explorado mais o local! :)
A árvore da 2 é incrível, mas pena que cortou pedaços dela no enquadramento... e acho que vale à pena ficar atenta ao uso do filtro graduado... esta parte triangular mais escura não é real... o escurecimento é horizontal... tente usar o filtro na horizontal, mas sem fazer redução de exposição para não escurecer os galhos da árvore. Use apenas a redução de realces e talvez aumento das sombras para escurecer o céu.
Esse escurecimento também me incomodou! ;)
Usei o filtro na diagonal pra não prejudiucar a árvore e me lasquei. Foi cagada mesmo!
A 3 ficou muito boa, inclusive com a vinheta. Não sei se o uso do filtro graduado seria mais interessante... só testando, se achar que deve...
Eu pretendo voltar lá e fazer mais fotos com o céu estrelado (com uma lua minguante ou nova, de preferência).
Será que rola usar um ND graduado nesse caso?
Na 7, o flare não ficou agradável... já experimentou fechar mais o diafragma para fazer estes contra luzes?
Eu gostei do flare. Tenho problemas com flare, realmente gosto deles, mesmo que sejam meio esquisitos! :hysterical:
E na 7, na 8 e na 9 o filtro escureceu demais o céu e perceba que na 8 ele ficou cinza... experimente não reduzir a exposição, somente os realces. O resultado é mais natural...
Tem toda a razão. Vou trabalhar nisso! :)
Você fez um HDR na 9, não é. Note que a junção das imagens ficou imperfeita na área da montanha, com um "fantasma" deslocado para a direita...
Desculpe por falar demais... ;)
Não é HDR!
Eu já tive esse problema em outras fotos. E ACHO que é a sobreposição de filtros ND.
oi! Quando falei de filtro graduado, falei do filtro do editor e não o que acopla a lente. Cara, acho muito complicado usar este tipo de filtro em paisagens que não têm o horizonte simples, reto, como na praia. Com montanhas e árvores, sempre vai haver escurecimento destes componentes da paisagem… não tem jeito e eu particularmente não acho legal. A melhor opção nestes casos seria usar mesmo a técnica do HDR. Ou, dependendo do caso, sem filtro e com uma foto, expondo para a direita, recuperando depois no editor…
No filtro graduado do editor é que consegue modular os realces sem mexer na exposição…
Eu gosto de usar, mas realmente há essas limitações.
Devia existir algum filtro que se adapte ao formato de paisagem :D… montanhas, arvores, etc sempre ficam com as pontas “queimadas”.
HDR não consigo fazer, sempre sai uma merda, hahaha
O acesso lá é fácil, e o camping é barato. Então tinha uma turma bem incômoda, fazendo barulho e enchendo o saco a noite. Nada demais… criança fazendo zorra apenas.
Carrapatos. Eu não peguei, mas teve gente que levou uns de brinde! :eek: