Troca de objetivas com a câmera ligada, pode?

Pessoal, estou perguntando isso, pois recentemente estive em uma cidade do interior (Poços de Caldas - MG), e lá estava ocorrendo um encontro de fotografia, e nesta ocasião pude notar que o instrutor, tinha algumas lentes em sua bolsa, os alunos tiravam as fotos e vinham até ele para trocarem as objetivas, entendi que a proposta era testar as diferentes distancias focais. Até aqui tudo bem, mas o que me chamou a atenção, foi que este tal professor, trocava as lentes para os alunos com a câmera ligada - geralmente, pelo que puder notar eram câmeras Canon (linha EOS, não eram de filme) - aí fiquei pensando :ponder: , há necessidade de desligar a câmera ao trocar o objetiva (eu sempre faço isso).

Ao trocar as lentes sem desligar a câmera, pode ocorrer em algum risco ao equipamento?

Obs.: Não eram apenas Canon, tinha também Nikon, Sony, mas que eu tenha notado a troca, foi com as Canon.

• Procurei algo assim no fórum e não localizei.

Obrigado!

Anderson.

Sempre troquei com a câmera ligada, mas por não lembrar de desligar msm pela pressa… nunca tive problema :ok:

Nunca tive problemas ao fazer isso, e não imagino que possa causar algum dano.

se der problema por causa disso tô ferrado… 90% das vezes não lembro de desligar a câmera pra fazer a troca.

A única coisa que já me aconteceu até hoje, algumas vezes, é depois de trocar a lente a câmera não reconhecer a que entrou, e aí sim tenho que desligar e ligar novamente…

Eu as vezes faço isso por descuido, mas me vigio para não fazer. Essa preferência não tem embasamento nenhuma é pessoal mesmo. Até já li em algum lugar sobre evitar isso, mas não era uma fonte tão confiável.

Já procurei até no manual da câmera e não encontrei nenhuma observação a esse respeito.

E pelo que estou vendo a maioria do pessoal faz isso. :ponder: :ponder:

Essa falha já aconteceu uma vez comigo também. Solução foi a mesma: reiniciar a câmera.

Sempre fiz isso e nunca deu pau.

Se não me engano, o motivo pelo qual não se deveria trocar as lentes com ela ligada era pelo fato do sensor energizado atrair mais poeira do que desligado, devido à estática.

Porém não tenho certeza e embasamento para afimar se isto é verdade ou não.

Não tem base porque se fosse assim as mirrorless viveriam cheias de sujeira. A DSLR tem a vantagem dos espelho e do obturador na frente do sensor as mirrorless não, o sensor fica na lata.

Mas nas mirrorless o sensor fica energizado mesmo com a câmera desligada?

No manual da Olympus E-PL1 tem essa mensagem com o ícone de “Atenção”:

Certifique-se de que a câmera está desligada. (pág. 5)

O ícone de Atenção significa, pelo manual:

Informações importantes sobre situações que podem provocar falhas ou problemas de funcionamento. Também alerta para ações que devem ser
completamente
evitadas.

Olhei também o manual de outras câmeras:
Na Canon T3i, nada sobre desligar, assim como na 5D Mark III.
Na Nikon D3100 (pág.16) e D7000 (pág.25) explicitamente, é o primeiro passo para instalar a objetiva: "Desligar a câmera".
Na D90 também, “depois de confirmar que a câmera está desligada”. (pág. 25)

Pelos manuais que tenho por aqui, parece que a Canon não se preocupa com estar ou não desligada; já os que vi da Nikon e Olympus todos eles são explícitos nesse ponto, de que deve estar desligada para colocar a objetiva.

Mas como a maioria, já troquei sem desligar algumas vezes.

Eu li isso no site da sony (a minha é uma A77). Eles recomendam que se faça a troca com a câmera desligada.

É exatamente isso, a questão não é de a camera travar, mais sim uma recomendação do fabricante como prevenção contra sujeira no sensor. Mas a maioria das pessoas não faz.

Tbm participei de um workshop aonde o instrutor trocava de lentes com os participantes sem desligar e ainda muitas vezes deixava o corpo sem nenhuma lente por minutos enquanto explicava algo.

Acho que no geral é mais como recomendação mesmo. É como um manual de carro que diz: jamais dê partida no motor sem o cinto de segurança devidamente ajustado!
Na real, pouquíssimas pessoas fazer isso.

Também já li em outro lugar sobre isso. O fato de haver alguma eletricidade estática pode atrair partículas indesejadas para dentro da câmera. Afinal, com ela ligada há alguma corrente nos circuitos…

Abraços.

A minha SONY reconhece de imediato a nova lente.
Raramente preciso de um “restart”…

:ok:

Também procurei no manual da Canon, e não diz nada a respeito, por isso, fico em dúvida quanto a ser correto trocar a lente com a câmera ligada ou não. Mas pelo visto a maioria faz a troca com ela ligada (independente da marca). Não sei se por falta de informação, fico com receio de efetuar a troca sem desligar, talvez por já ter adquirido este hábito ao longo do tempo, fica um pouco difícil mudar agora.

Mas pelo visto, o pessoal que não desliga a câmara, nunca teve problemas, e aliado ao fato do manual da Canon, não citar este procedimento, acredito não haver problemas, não acredito ser uma omissão do manual, e sim, se não está descrito lá, significa não ser necessário o desligamento.

É mais uma questão de bom senso.

O ideal seria realmente fazer a troca com a camera desligada já a alguns minutos ( pelo menos 1 ) para que o sensor esfrie um pouco, em uma sala fechada com a frente do corpo voltada para baixo.
Mesmo assim não seria garantia de que essa tarefa toda não afetaria o sensor, pois sujeira aparece até pra quem nunca troca de lente.

O problema é que na maioria das situações vc não tem condições, tempo e lugar pra ser desse jeito.

Minha camera fica ligada o fim de semana todo (literalmente o botão no “ON”).

Então se era pra dar problema, já devia ter dado.

Abcs

Já notaram como às vezes ligamos alguma coisa na tomada, e sai uma fagulha no momento em que o contato é feito? Esta fagulha queima parte da superfície dos pinos da tomada; basta ver no ferro de passar roupa, como é tem marcas de onde as fagulhas aparecem.

Na câmera é bem parecido, embora, pra melhorar o contato se use um revestimento de metal nobre (prata, ouro ou outro) nos conectores entre a câmera e a objetiva. Aqui a corrente e tensão são muito menores que no ferro de passar roupa, mas ainda assim este efeito pode ocorrer. Depois de acontecer muitas vezes, pode começar a ocorrer mau contato, especialmente na câmera, que é conectada a várias lentes.

Uma questão…

No caso das DLSR’s, o sensor fica coberto pelas cortinas do obturador enquanto nenhum frame está sendo capturado. Para atrair alguma sujeira, essa estática teria que ser muito forte. Além disso, acho que as DSLR’s não mantém o sensor energizado quando nenhum frame está sendo capturado, ou pelo menos, se mantém é com uma carga muito menor do que quando está “fazendo” a foto ou em liveview.

Neste caso acredito que a estática não deve ser tão alta assim a ponto de ser uma sugadora de poeira, que vai acabar se depositando nas cortinas, e não no sensor. Claro que fatalmente alguma poeira depositada na cortina vai parar no sensor quando a exposição for feita, mas a incidência não deve ser assim tão grande.

Já com DSLT’s e mirrorless em geral, aí o problema realmente existe já que o sensor fica exposto e energizado durante todo o tempo, a não ser que ele se desligue automaticamente e o obturador se feche quando a lente for removida.