[TUTORIAL] Como descobrir o número de disparos de sua DSLR

Tem vida útil sim.
É importante para saber se a cam foi muito usada ou pouco usada. É um indicativo da quantidade de vida útil que ainda haverá na cam sem necessitar de Assistência.
A T2i, p. ex., é de 100k. Depois disso só trocando. Contudo não é raro encontramos obturadores que precisem de troca com menos e outros com mais.

Entendo. E supomos que o obturador chegou ao fim de sua vida util, como vou poder perceber isso? Ocorre alguma diferença na foto que me indique isso? E qual o valor para trocar um obturador?

tb quero saber isso… mais penso eu que deve fotografar devagar ou algo assim… igual carro velho… e em algum casos deve até parar de funcionar. rs!!

Igual carro velho mesmo. Ele para de funcionar e dá o temido ERR99.

Que mané. Nao li o topico até o fim e postei coisa duplicada.

Opa, aqui funfou! :smiley:

Alguém aí sabe a vida útil do obturador da 60D? To com 18.119 clicks nela

100.000 disparos

"ATENÇÃO: Não sei se funciona com todos os modelos/marcas de câmeras.

Tire uma foto em RAW (só serve assim. Em JPG não servirá). Abra no photoshop. Acesse a guia ‘File/Arquivo’. Clique em ‘File Info/Info Sobre Arquivo’. Procure a aba ‘Raw Data/Dados não processados’. Lá estará a linha de informação: aux:ImageNumber0</aux:ImageNumber> Onde o 0 aqui do exemplo representa o números de disparos do obturador."

Tentei fazer isso mas as fotos em RAW feitas pela minha 60D não estão abrindo no photoshop CS4. O que eu faço? Porque elas nao abrem? Diz que o arquivo não é compatível… Eu tinha uma Rebel Xs e as fotos em RAW que fazia com ela abriam normalmente…
Alguém pode me ajudar?
Obrigada!!

Tentei fazer isso mas as fotos em RAW feitas pela minha 60D não estão abrindo no photoshop CS4. O que eu faço? Porque elas nao abrem? Diz que o arquivo não é compatível… Eu tinha uma Rebel Xs e as fotos em RAW que fazia com ela abriam normalmente…
Alguém pode me ajudar?
Obrigada!!

Deve ser falta de atualização do ACR.

Tenta atualizar para ver se ele reconhece a sua máquina.

Eu achei o “Preview Extractor”, programa simples e minúsculo - abri um jpg ou nef e ele mostra o “Shutter Count”. Simples, mas funciona.

Este método só funciona com Nikon!

Abraço!

Pois é, pelo visto nem todas as máquinas salvam essa informação via EXIF. Não pude testar aqui, estou no trabalho (não sou fotógrafo) e sem a máquina, mas me parece que o Magic Lantern também mostra isso na própria máquina. Ele é um add-on de firmware disponível para alguns modelos de Canon (ao contrário dos outros métodos esse só funcionará na Canon). O lado bom é que ele é uma ferramenta super interessante que adiciona inúmeras novas funcionalidades em sua câmera. A mais recente e que ainda não experimentei é a criação de vídeos HDR.

Não é algo simples de se instalar também e não recomendo para quem não tiver intimidade com computadores ou depender de seu equipamento para seu sustento, o que não é meu caso.

Abs, Cartola!

:clap: ötimo pra quem vai comprar uma câmera e não quer ser enganado.

Testei com a minha D90 e deu certo. :clap: :clap: :clap:

Ela para de uma vez, sem aviso algum.
Por isso é bom ter uma reserva, pra eventos.
Já travei uma 10d (2006) e uma 30d (2008)em casamentos, heheheheheheheheh

nuuu vei!!! que tenso!! magina trava no casamento e o fotografo não tem cam reserva!?!? FUUUUUUUUUUU

Boa tarde pessoal.

Encontrei esse site, e com a minha D70 funcionou

É só fazer um up da última foto tirada de sua máquina e em seguida vem o resultado.

Abraço

Pra Canon : http://eoscount.com

pessoal eu estava procurando um programa, para ver as fotos tiradas, esse Opanda, funcionou bem na minha camera, eu tenho uma Nikon D5100.