[TUTORIAL] Como fazer micro ajuste de foco na sua lente

Todos nós sabemos a importância de ter um foco cravadinho e consistente. Muitas vezes as lentes precisam dessa calibração/ajuste fino para darem o resultado que queremos.

Aqui está o vídeo de como faço na minha Nikon.

Aqui está o artigo (em inglês) com mais detalhes desse passo a passo e com outras técnicas também.

:clap: :clap: :clap:
Sou meio avesso a vídeo-tutoriais com mais de 10 minutos… Mas o assunto é fundamental.

Quase que eu abri um tópico sobre isso esses dias… Mas na Canon…
Então aproveito aqui pra sanar minha dúvida…
Alguém aí já usou o máximo do microajuste sem conseguir deixar totalmente corrigido?


Talvez a pergunta seja idiota, mas vale para Canon? Às vezes acho que minha Tamron 17-50 2.8 tá com problema de foco, principalmente se não usar ponto de foco único.
Salvei o vídeo para assistir mais tarde…

André… Posso responder pelo autor… Vale sim… A técnica é a mesma.
E vou te dizer, amigo, tive que corrigir o AF da 80D em todas as minhas lentes… Inclusive chegando ao limite em algumas. Por isso digo que é fundamental fazer esse ajuste.

Bom saber, Nando… Vou dar jeito de fazer, pq a maioria das fotos tem tido problemas com foco. Algumas até sendo perdidas!
Obrigado…

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Excelente Tutorial, Thales!
Eu tô apanhando ainda com a minha 80D. Uso muito o foco manual pq AF tem saído muito insatisfatório.

Nando,
Já busquei videos tutoriais da 80D nesse assunto e não achei.

É fácil de fazer, brother… Esse tutorial do Thales serve também. [emoji6]

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Eu ainda quero fazer esse mesmo teste usando pelo menos os quatro pontos mais extremos do oeste, leste, norte e sul para ver se o resultado será consistente e chegar no mesmo número de back/front focus. Por outro lado o ponto central costuma ser o de maior precisão em muitas câmeras (em algumas é o único cruzado) e ainda é o que o pessoal usa mais.

Mais importante mesmo é numa lente zoom, os resultados serem similares em diferentes distâncias focais. Por exemplo, em uma 17-50 eu faria em 17, 24, 35 e 50. Se todos eles derem front focus pode dar aquela respirada de alívio pois quando você ajustar, você ajusta para todas. O duro é se em GA dá back e na meia tele da front.

Bem chato se der isso numa Zoom.

Nas Nikon fu*** pois tem apenas um ajuste :no:

Nas Canon tem W e T :ok:

Aqui com minha Tamron (que mais uso) não rolou…
Imprimi o chart daquele cara Jeffrey sei lá das quantas e até acho que percebi uma diferença em 50mm mas ao ajustar parece que ficou foi pior… Voltei ao padrão e deixei quieto!
Supus que o W seria para 17mm e o T para 50mm

Enviado de meu SM-A520F usando Tapatalk

Putz, André… É isso mesmo W = Wide.
Mas como ficou pior? No mínimo tinha que ficar igual. :ponder:
Eu faço a técnica da fita métrica. Daí fica bem evidente onde tá o foco, pra poder ajustar…
Na verdade eu prendo a fita métrica em uma bancada, com 45° (mahomeno) de inclinação e deixo a câmera bem na horizontal. Que dá o mesmo resultado que a técnica que Thales falou (fita na mesa e câmera em 45°). Só que meu tripé é meio fraco, então ele fica mais estável sem inclinar. E se não tiver tripé dá pra colocar a câmera em qualquer superfície, que rola igual.



Pois é, Nando… Tbm estranhei, mas como já tava tarde e tava com pressa nem tentei de novo… só voltei ao padrão…

Pode ser que não importe, mas o Jeffrey tem vários charts com contraste diferentes. Você conseguiu focar com facilidade? No olho eu gostei do chart a 25%, achei o contraste suficiente, mas não testei o foco da minha D610.


Sim, tbm usei o 25%, que é o recomendado por ele, e focou sem problemas, instantaneamente!

A fita dá muita imprecisão.

Prefiro então usar a técnica das pilhas.

Pessoal, boa tarde!

Lendo os comentários, li em outro lugar sobre o Rekain Focal, um software que calibra automaticamente?

o que vc falariam deste software??

Alguém já usou ou tem??

Saí de uma t3i pra uma 6D a pouco tempo e tive dificuldade com a questão do AF, uso uma 85mm1.8 e uma 40mm 2.8, fiz esse microajuste vendo alguns videos mas nunca achei que ficou 100%.
Vi aqui no fórum sobre o Reikan Focal.
Alguém que participou do grupo de compra naquela época, pode falar se realmente vale a pena a compra?
E estou disponível pra compra também, se quiserem fazer um grupo estou dentro e já tenho um amigo também que vai participar.
bom dia.

Alguém?

Que bom que ajudou…

Alguém querendo formar um grupo pra compra do Reikan?