[TUTORIAL] Digitalização "caseira" de negativos

Legal! Estamos aguardando pois o resultado é promisso. :ok: :ok:

Olá pessoal, muuuito tempo não acompanho aqui o fórum. Vou desenterrar esse aqui pra continuar a discussão sobre o assunto, ok?

Bom, ia comprar um desses digitalizadores menores, tipo o Wolverine, mas o dólar subiu e eu desisti. Daí vi o método e resolvi tentar recuperar alguns negativos de fotos de família. A maioria está bem estragado, infelizmente.

Aqui eu gostaria de uma ajuda pra saber se o negativo está realmente danificado ou se o ajuste automático não tem sucesso.

Primeiro negativo:

Aqui consegui até uma imagem razoável pra uma primeira tentativa, dá pra identificar mais ou menos a foto.

Segundo:

Nesse que eu gostaria de saber se realmente o negativo está estragado ou se teria como recuperar alguma cor aí… Quando uso a função para inverter as cores ele já vem num tom muito verde, daí não recupera de jeito nenhum.

Original:

Agradeço qualquer ajuda. Reativei o tópico velhão pra continuar, o método que usei foi o mesmo, só que fiz uma caixa de luz com uma lâmpada e uma caixa de sapatos…

KKK Vc reativou um tópico antigão e eu, que havia sinalizado pra acompanhar o tópico só vi por acaso 3 meses depois pois o e-mail foi parar na lixeira. :smiley:

Dê uma lida no que eu escrevi acima sobre o uso do Levels, ajustar o histograma, o balanço de branco etc.
Usei o LR 2.0 que na época era o melhor, fiz muita experiência mesmo. Os melhores resultados foram fazendo todo o processo invertido e só no final inverter as cores.

No mais, acho que se não for bem acondicionado o negativo vai ficando com as cores lavadas mesmo. Aí não tem balanço de branco que dê jeito.

Abraço!

Ressuscitando o tópico,

me diverti encontrando o baú de fotos da família e tendo a idéia de recuperar algumas fotos. Aprendi em tutorial de terceiro como setar o ajuste de cores antes de escanear. Meu escâner é uma multifuncional Epson L355 e uso o programa dela. Nas configurações avançadas há o histograma, o contrate e brilho.
As fotos são em formato médio, Polaroid, preto-e-branco pequeno, formato grande colorido e à preto-e-branco. Algumas estão com o céu avermelhado, outras esverdeadas. Tem as escuras, que no digital dá-se um jeito de melhorar a definição. Noto que o foco não fica cravado em nenhuma das fotos. O escâner não tem suporte, a foto fica direto no vidro.