[TUTORIAL] Fotografando com FILTROS. Quando usar os filtros mais populares!

Teleconverters são dispositivos óticos que aumentam a distância focal de uma dada objetiva, costumam ficar entre a lente e a câmera. O que você chama de telefoto?

Leo,

Valeu pela sua explicação sobre os filtros. Como entendo pouco de filtros, somente utilizo o UV, e Write, para proteger a lente.

Dá para ter uma boa noção dos tipos e suas finalidades.

Muito obrigado.

Abraços.

Seria por exemplo
TeleConverter:
Canon TC-DC58B Tele Converter Lens

e
TelePhoto:
Tokina Professional 3X Telephoto

Parecem ser a mesma coisa mas não sei se são…

Dino esses dois são na verdade teleconverters frontais, eles são colocados na frente da lente, como um filtro, possuem a mesma função, aumentar a distância focal, mas são bem piores do que os TC’s que ficam entre as lentes e a câmera.

Valew Leo! :ok:
Saquei…

parabens,amei o tutorial,vc sabe fazer a coisa

Com o filtro ND graduado

  • O fator de absorção só deverá ser considerado para exposições calculadas a partir de um fotômetro que não esteja submetido ao filtro, como os fotômetros de mão, fotômetros submetidos aos filtros (como os embutidos das modernas SLR) já consideram apenas a luz que passa pelo filtro, não precisando de nenhum tipo de correção.

Leo, ref. a este filtro ND graduado, Ele tem medida, como o ND8, ND4… ou nao?

Stanke, segundo a documentação dos filtros Cokin
http://www.cokin.com/cokin-data/Brochure/Neutral%20Density%20Filters.pdf

ND2 reduces amount of light to 50%
ND4 reduces amount of light to 25%
ND8 reduces amount of light to 12.5%

ou seja

ND-2 absorbs 1 f-stop of light
ND-4 absorbs 2 f-stops of light
ND-8 absorbs 3 f-stops of light

[ ]'s

O que são filtros Write?
Qual a diferença em relação a otica e nitidez dos filtros Write e UV?

Eu uso filtros UVs para proteção…

Obrigado!

Alexandre UV não deve ser usado para proteção, o custo ótico do UV é bastante significativo, não justifica você investir em lentes e colocar um filtro na frente dela com objetivo único de proteger. No caso vale a pena você usar lentes mais baratas e trocar quando der problema. Em termos de proteção e eficiência nada supera o Parassol, que protege a lente e ainda melhora o desempenho ótico.

O que seriam filtros Write? Tem um link?


Leo,

Mesmo os protetores de lentes podem influenciar na qualidade das fotos?

Abracos

Stanke qualquer filtro que você colocar na frente da lente vai degradar a ótica. Filtros são um elemento a mais adicionado na frente da lente e dependendo da qualidade a degradação é significativa, ele modifica todo o comportamento ótico da objetiva. Não existem filtros protetores, o pessoal costuma usar o UV e o skylight para isso. Mas na prática a eficiência na proteção é baixa e a degradação é alta. O método mais eficiente para proteger a lente e ainda ganhar qualidade ótica é com o parassol.

Oi Leo, tira umas dúvidas para mim… Filtros tem especificação de mount, por exemplo, para Canon ou Nikon, ou todos tem o mesmo padrão de rosca, só mudando o diâmetro? E quais marcas são as melhores?
Obrigado, Blasius.

Filtros só precisam atender ao diâmetro, não possuem especificações de mount.
Eu gosto das linhas boas da Hoya.

Muito esse tutorial.

Ajudou bastante

Leo,
Excelente tutorial!

Uma vez ouvi dizer que o efeito provocado pelo polarizador fica mais evidente quanto mais perpendicular o sol estiver em relação à objetiva (ex: sol de frente ou de tráz, o PL quase não interfere na imagem).

Ainda estou para comprar um PL-C, mas gostaria de sabera respeito.

Também uso o skylight para proteger a lente. Não sabia da degradação da imagem!

Obrigado!

OI Leo ,muito util e esclarecedor o tutorial sobre filtros.
Tenho uma duvida : Que filtro devo usar para proteger a lente da objetiva ?
aprendi ha muito tempo atraz e uso ate hoje os filtros Skylight ,isso e correto ?
E no caso de uma tele 300 mm que o diametro da lente passa dos 12 cm e possivel proteger a lente com algum filtro ?
Obrigado.

Oi Leo peco desculpas por formular a pergunta logo depois de ler o tutorial,so depois percebi as outras 2 paginas e encontrei as respostas que vc ja havia postado .obrigado,

Alessandro não é que ele não influencie perpendicularmente, mas é que o polarizador acaba deixando passar a luz perpendicular, ai o sol supera qualquer outra luz dando a impressão de que não há efeito.

Murilo o ideal é não usar filtros com objetivo exclusivo de proteger a objetiva, a não ser que você realmente pretenda correr muito muito risco com ela. O skylight tira nitidez da imagem.

Topico muito bom, só faltou completar que no Polarizador voce também por utilizar para tirar fotos de vidros que refletem.