[TUTORIAL] Retoque de Pele com PS

Bom, essa tecnica é bem facil de fazer e bem útil.

1- Abra a foto e duplique a camada (clique com o botão direito sobre a plano de fundo e clique e duplicar camada).

2- Com a camada cópia selecionada, vá para FILTRO>DESFOQUE>DESFOQUE GAUSSIANO.

3- Eu coloquei 5 px no raio, mas vai depender da sua foto.

4- Mude a opacidade dessa camada para aprox. 50%.

5- Clique no ícone ADCIONAR MÁSCARA DE VETOR na parte de baixo da janela de camadas. Você vai perceber que a uma máscara branca vai aparecer perto da miniatura da camada cópia do plano de fundo.

6- Certifique-se que sua cor de Primeiro plano esteja BRANCA e selecione a ferramenta PINCEL.

7- Escolha um diâmetro para o pincel com arestas suaves, mais ou menos 50% de dureza.

8- Com o quadradinho branco da máscara selecionado, pinte as partes da foto que devem ficar mais nítidas, como olhos, boca, sobrancelhas, cabelo, orelhas, etc.

Done

Espero ter ajudado.

Essa técnica funciona muito bem, mas eu não gosto quando aplicada em pele de homens. Deixa a pele lisa demais, sem marcas de expressão, sem pelos aparentes, quase sem textura.

Tira a “masculinidade”, deixa margem para comentários…

Até em mulheres eu não aprovo o uso excessivo de tratamento de pele. Deixa todas parecidas com uma boneca de cera. Um pouco de tratamento é bom, mas a textura da pele ainda deve ser perceptível.

bem interessante :ponder:, use com moderaçaao :D, na foto eu exagerei um pouquinho :assobi:

não sei o que aconteceu mas aqui vai

http://img210.imageshack.us/img210/3172/52637875.jpg

http://img688.imageshack.us/img688/1378/16843398.jpg

ps: se voce achar que o efeito ficou muito artificial, é só diminuir o valor da opacidade (passo 4)

Pra ser sincero, não gosto muito desse tipo de tratamento…

Talvez até por exagerarem muito por aí, e ficar artificial demais!

Mas fotografo eventos sociais… e volta e meia alguém pede um tratamente desse tipo.

Agora mesmo, estou editando uma foto pro Banner de um casamento, e pediram pra fazer um tratamento no rosto do noivo.

Esse tutorial veio em boa hora. Muito fácil de fazer (vendo o passo a passo)… e veio bem ao que me requisitaram.

Valeu, Hugo!

Abraço

Uma variação desta técnica:

Após a deixar a pele da pessoa devidamente suavisada, vc pode duplicar novamente o background, e nessa layer aplicar um pouco de sharpen. ou seja: Vc terá uma camada apenas com a pele suavisada e outra abaixo com sharpen nos olhos, cílios, sobrancelhas, cabelo, narinas, lábios, boca, brincos, pircings, etc… Também tem que saber dosar o sharpen, pra nao ficar artificial demais…

Uso sempre essa técnica, e sempre uso a opacidade se passo do limite…A idéia do sharpen foi boa. Abraço!

Duplicando a camada, selecionando só a pele e na seleção aplicando um pouco de ruído, dá prá corrigir essa falta de textura e deixa menos artificial. O uso da opacidade serve prá dosar o efeito.

Ultimamente estou utilizando o “Corel Paint Shop Pro Photo X2” junto com o Photoshop, o bacana é que ele tem funções pré-definidas só para foto. Para alisamento de pele, basta apenas clicar em um botão pré definido e escolher a densidade desejada, muito simples. Porém ele fica lento com fotos em formatos maiores.
Vale a pena conferir, para iniciantes é uma ótima ferramenta.

boa…vou fazer isso na minha…

muito interessante

eu gostei bastante do tuto!
Vou tentar na foto da minha namorada mais tarde!
Abs e vlw pelo tuto!

prefiro o healing brush tool…
prático… não é tão dificil e não deixa nem um pouco artificial

amigo, acho q essa tecnica fica bom em retratos femininos,

usei muito essa tecnica, hoje faço algo diferente que apredi fuçando…
e gosto do resultado

Já usei essa técnica, mas hoje em dia com a ferramenta “Clarity” no “Lightroom”, é bem mais fácil e fica bem mais natural.
Agora eu concordo com os que disseram que essas técnicas são melhores aplicadas em fotos femininas.

Ja salvei nos favoritos, abraços!

Parabéns, fiz rapidinho aqui para teste e funcionou muito muito bem mesmo… porém não sou fã se muito tratamento de pele… mais fica show

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Acho que para deixar a pele mais real, caberia adicionar um certo ruído logo após o desfoque. Mas, muito bom esse tutorial. Parabéns.

Ótima dica

Boa!!!