Unsharp Mask

Fala Galera,

sei que o USM do Photoshop é uma ferramenta extremamente útil.

Sei também que cada caso é um caso, mas quais valores vocês usam? Sempre o mesmo ou variam se for paisagem, retrato ou arquitetura por ex.?
Queria uns valores para tomar como referência para aprender a usar melhor.

Li que se usar o USM e depois reduzir a foto para web nao adianta nada…o certo seria tratar a foto, reduzir e só depois aplicar o USM mais fraco?

Vamos discutir!

:thmbup:

Também estou interessada!

Isso depende da foto, mas o pictus pode trazer uns super links ai com processos interessantes… Existem várias formas de fazer bem feito e alguma já estão bem documentadas.

eu uso USM localizado. depois de tratar e redimencionar a foto pro tamanho que quero.

vejam esse pequeno teste que fiz:

Veja bem, os valores variam muito não só de foto pra foto como de camera pra camera. Cameras com mais megapixels precisam de valores diferenciados, e deve-se levar em consideração o filtro low-pass da máquina específica, que pode sar mais forte ou fraco, modificando a imagem final da câmera.

Eu aconselho usar sharpen 2 ou 3 vezes na imagem em estágios diferentes do tratamento. Assim que abrir a foto, a primeira coisa que se deve fazer é aplicar um USM para amenizar o efeito do filtro low-pass da câmera. Depois de tratada mais um USM para dar o sharpen que você deseja na foto final. E depois disso, ainda tem o sharpen de saída. Se der resize pra web, sharpen. Se for impressão, MUITO sharpen.

Eu ainda estou fazendo meu site (beeeeem devagar por sinal) e um dos artigos que pretendo escrever é sobre USM e etc…

Para simplificar, melhor seguir a linha de que “Sharpness” é a ultima coisa que se faz…

Olhem os primeiros links neste post.

O segundo link é um vídeo muito bom.

Geralmente aplico “Sharpness” o maximo possível até que não crie muitos
halos, são aquelas linhas brancas em volta dos objetos.
Olhem o que eu falei aqui.

Legal Beto, excelente tutorial. Interessante essa idéia do USM localizado, nao conhecia. Nesse caso que valores foram usados?

Gmarigo, valeu pelas dicas, fico aguardando o seu artigo.

Pictus, como sempre um caminhao de links bem interessantes. Cara, o vídeo é muito bom! O único problema é que ele nos mostra o quanto ainda falta aprender :mf_w00t2:
Valeu camarada, realmente muito bom mesmo!!

Olá Marcelo, na realidade não sei os valores de cabeça, mas nunca aplico um USM muito severo. Geralmente deixo o amount em 50, radius de 1,5 a 4, dependendo da imagem e trheshold em 0 (zero).

pode ser usado sempre os mesmo valores no unsharp mask?
Quais os mais indicados?

Faltei desta aula pessoal, clareia aí USM onde acho no PS.

Filter / Sharpen / Unsharp Mask
ou
Filtros / Nitidez / Máscara de Nítidez

Pode, mas cada caso é um caso…