Up D5500 + D610 ou D750/D800e

Boa noite.
Bom, sei que muito provavelmente tópicos de upgrade sejam repetitivos e só mais do mesmo. Porém estou realmente em uma encruzilhada, a qual irei tentar descrever o mais objetivamente possível.
Eu tenho uma D5500 com conjunto de lentes DX 17-50 f2.8 Sigma, FX 50mm f1.8d Nikon e 70-200 f2.8 Sigma, e muito dificilmente trabalharei profissionalmente com fotografia, a não ser que haja alguma grande mudança de rumo profissional em minha vida, oque muito certamente não ocorrerá.

A dúvida:

1- eu conservo a D5500 e a uso com a 17-50, e compro uma D610 que usaria com a 50mm 1.8d e a 70-200 2.8?

2- eu me desfaço da D5500 e da 17-50, e compro uma D750 nova, ou uma D800e usada, e em breve cinpraria tbm uma lente 35mm?

Primeiro, é preciso saber as respostas para algumas perguntas:

• Que tipo de fotografia você faz?
  • Você acha ruim o peso de DSLRs como a D800?
  • Você tem necessidade ou simplesmente quer ter menos ruído em ISOs altos?

Eu não entendi muito bem foi o objetivo, porque se o foco é natureza a D5500 atende otimamente bem, eu usava um por muito tempo. Se você tem a D5500 e não tem ou nunca teve outra DSLR especialmente Full Frame, o peso e tamanho são fatores sim a serem considerados, eu pego uma D5500 hoje e além da pegada de câmeras como a D610 e D800 serem muito piores elas são bem mais desengonçadas, te falo isso porque tenho hoje uma D7200, no meu caso acabei vendendo a D5500 na época que estava migrando pra Fuji e depois precisei pegar uma Nikon por causa de uma lente específica que uso. Para Natureza eu posso afirmar o que falo pois é basicamente o que fotografo.

De qualquer forma, tentando ajudar, o que eu faria:

Pegaria uma D750, é uma puta câmera e é bem menor que a D610 e D800 além da pegada já ser outra história e venderia a D5500.

Não pegaria a D800E e tampouco a D610, a menos que o objetivo seja APENAS fotografia de natureza, aí nesse caso eu venderia tudo e pegaria a D800E com a Tamron SP 15-30 e ficaria com a Sigma 70-200.

A escolha mais sensata, dentre essas duas hipóteses que você colocou, seria ficar com D5500 + 17-50 e comprar uma D610. Ela tem um alcance dinâmico muito bom (útil para paisagens) e um desempenho também muito bom em ISO alto, ou seja, pouco ruído.

Depois você poderia comprar uma lente grande angular para a D610, possibilitando assim usá-la para paisagens. Enquanto isso, vai fazendo paisagens com a D5500 e retratos e eventos com a D610.

O foco não é só natureza, mas também. Mas pode acreditar, eu não ligo de forma alguma com peso, já fotografei com uma 5D MK3 com a 70-200 canon de um primo e não foi incômodo algum.
E só venderia a lente 17-50 por ela ser DX, a 50mm e a 70-200 não vendo nunca. E na verdade a 17-50 eu ainda usaria um tempo na FF com o crop da câmera, sendo que o mais rápido possível faço uma troca em uma 35mm ou uma 24-70 (caso apareça alguma grana extra ou ao fim do parcelamento da FF).

Então acho que você já tem sua resposta, vai na D750.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Corretíssimo, o mais sensato é isso. E oq, se comprasse agora, provavelmente faria.
A reflexão é porque fico imaginando se terei vontade de fazer outro up futuramente, e com uma D750 ou D800e eu não mais mudaria de equipamento.
Mas essa sua opinião seria mais ou menos oque eu faria se conprasse agora.

Entendo, você está preocupado em adquirir algo que não faça você pensar em upgrade por um bom tempo. Bom, então, nesse caso, é melhor ir logo de D750 mesmo.

Em dois meses quitarei a 70-200 e realizarei a compra, caso opte pela FF mais avançada, acho que acatarei sua opinião, a D750 é uma excelente câmera e não gera arquivos imensos né. Pois, talvez, com arquivos gigantescos da 800e é possível que meu computador não dê conta na edição.

:ok:

Pessoal, muito obrigado.
A opinião de vcs ajudou bastante.

Se você tem muita vontade de ter algo e pode pagar, compre! :hysterical:

Se depois não gostar, oq é bem difícil venda.

:ok: :ok: :ok:

Uma coisa que eu gostaria de entender é o porque do upgrade, já que você mesmo falou que, salvo uma reviravolta gigante em sua vida, você não partirá para ser um fotógrafo profissional.

Acho que o seu set é bem versátil, você tem uma 17-50mm, que é útil em um volume quase que infinito de aplicações. Tem uma cinquentinha, que é quase que obrigatória para todos. Tem uma boa zoom que é a 70-200mm. Ou seja, tem um set de lentes maravilhoso e um corpo ótimo.

Pelo que você cita, a intensão não é se desfazer de nenhuma lente e sendo assim, acho que você deveria comprar um 750, sem se desfazer da 5500 - não sei se comprar 610 é dar um passo realmente maior, mesmo ela sendo FF.

Se a grana está sobrando, compre a 750 e não se desfaça de nada. Se a grana está curta, espere um pouco mais e compre a 750 - acho que ter dois corpos é muito mais útil do que ter apenas uma 610 e depois ter que correr atrás de um segundo.

O up grade incialmente era para uma D7200, e basicamente por três razões: 1) a D5500 não faz HSS, e isso realmente me incomoda, pois acho esse tipo de recurso maravilhoso; 2) a praticidade de configuração dos atalhos fisicos e 2º painel de controle; 3) a perca de nitidez da D5500 em ISO mais alto.
Depois vi que a diferença de preço de uma D7200 para uma D610 era muito pequeno, e em seguida percebi que me desfazendo da D5500 daria para comprar uma câmera melhor, como uma D750 nova ou uma D800e usada.

Jura??

Olha, ao contrário da maioria, se a pessoa tem verba disponível, eu defendo o upgrade mesmo sem motivo lógico, afinal como diz minha mãe “Oque é do gosto, regalo da vida.”

Agora, eu gostaria muito que você explanasse essa afirmação do HSS, pois eu testei isso uma única vez e não vi vantagem alguma no recurso, realmente não sei como usa-lo, já procurei algo que me convencesse da vantagem dele e nunca achei nada concreto nas situação que aplico a minha minha fotografia.

Como disse um colega aqui do fórum certa vez, HSS é só pra dizer que tem, ninguém usa, compre um filtro ND que fica bem melhor e a bateria de sua câmera não vai pro saco.

Atalhos físicos são horrorosos perto da facilidade do Touch, além disso a D5500 permite mexer no tripé de exposição com uma única mão, os demais atalhos são por touch. Já disse aqui, mas às vezes as pessoas precisam ver pra crer, a D7200 não é nem um pouco ergonômica e simples de mexer como é a D5500, da mesma forma é a D610 que compartilha o mesmo corpo.

Da D800E não posso falar porque não usei e não tenho e a D750 sim, essa é moderna e já traz avanços, embora ainda ache a D5500 superior na velocidade de manuseio e operação.

A única coisa que realmente gosto e que você vai gostar é o visor maior e mais claro, isso sem dúvida é um diferencial, mas só é diferencial depois que você tem, eu fotografava normalmente com a D5500 e nunca senti falta, afinal, nunca havia tido até então.

O botão de seleção de modo de AF, seleção de ISO isso pra não falar na mudança de S pra CH, são no mínimo uma piada de mau gosto na D7200, simplesmente horríveis essas câmeras (D7200/D610) no quesito ergonomia, se prepare pra sofrer um pouco com isso, especialmente se for usar uma lente pesada como a 70-200.

Uma sugestão ? Tente conseguir com algum colega, um dia com uma D7200 ou D610 pra fotografar com ela, depois você nos conta o que achou, mas não adianta ficar uma hora com ela

Boa tarde.
Eu acha muito bacana fotografias em contra luz com grandes aberturas de diafragma, sendo o assunto, algumas vezes, em movimento. Ex.: ciclismo MTB, esportes de aventura ou mesmo retratos.
Como nosso amigo falou, um filtro ND pode resolver em parte, mas não completamente. Assim penso eu.
Claro que as pilhas do flash vão pro saco talvez duas a tres vezes mais rápido que o normal, ja que o flash dispara antes da primeira cortina abrir e mantém a luz até o fechamento da segunda cortina.

Você teria alguns exemplos desse tipo de imagem?