Usar Sb-900 com flash pop-up da D60

Gostaria de saber, pois estou procurando e não acho em lugar nenhum… nem no manual do flash sb-900, nem no da D60.
Vi um fotógrafo usando o flash incorporado (pop-up) da nikon dele com uma outra pessoa segurando um flash sb-800 sem fio.
Será que alguém sabe dizer se a D60 pode fazer isso, já que ela possui o CLS (creative lighting system)?

Valeu!!!

No manual do SB-900 tem uma mensagem assim:

-Tenha em atenção que não é possível utilizar o flash múltiplo sem fios com o flash
incorporado da COOLPIX como uma unidade de flash principal e o SB-900 como uma
unidade de flash remota.

Tem como você deixar o flash disparar por fotocelula, aê quando qualquer flash disparar próximo ao SB (estando fora da câmera) ele dispara junto.
Dê uma fuçada no manual e procure a função “REMOTE” (é assim no meu SB-800, pelo menos…)

O que eu acho que estão querendo dizer aqui, é que a coolpix não comanda o Flash por sistema Wireless, função possível com câmeras como D200, D300, etc…

Se não me engano no Fotografe melhor diz algo sobre esta funcionalidade na D60 que a D5000 não tem.

Para disparar o SB600/SB800/SB900 remotamente a camera precisa ter o modo ‘Commander’ para o flash embutido, coisa que as entry-level não tem. Para isso vc precisa de pelo menos uma D70 ou superior.

A unica forma de usar uma D60 + SB900 remoto seria usar o modulo SU-800 ou colocar um SB800 ou SB900 no hot shoe da D60, pois estes flashes possuem o modo commander. Há tb a possibilidade de usar um pocket wizard, mas o suport TTL para Nikon ainda nao esta a venda, portanto vc teria que usar o SB900 em modo manual.

É… então terei que comprar outra camera ou outro flash para trabalhar com flash sem fio…
Era o que eu suspeitava, mesmo…
Vou testar o que o Rui Antunes falou.
Abraços e obrigado pelas informações!

Eu utilizo às vezes o controle sem fio para disparar o obturador… já que a camera trabalha com esse sistema, achei que seria fácil comunicar com o flash, nem que seja para dispará-lo no manual… snif…

vc pode comprar apenas o modulo de controle, SU-800: http://www.bhphotovideo.com/c/product/410490-USA/Nikon_4794_SU_800_Wireless_Speedlight_Commander.html

DESCOBRI!!! :clap:

Não precisa comprar nada… :smiley:
É só colocar o sb-900 em SU ligado, abrir o flash pop-up da d60 (ou qualquer outra) e disparar…
fiquei tão feliz! Agora posso fazer fotos com duas fontes de luz!
muito bom… :sunglasses:

Vou postar dois exemplos que tirei assim que consegui fazer pra vcs verem…

http://farm3.static.flickr.com/2520/3820928054_87ae93ecc6.jpg

http://farm3.static.flickr.com/2558/3820928596_ff24211e3f.jpg

Putz… mto da hora! :fight:

Seria mais barato comprar o SB-600

Uhm, interessante, mas o flash vai funcionar em TTL ou apenas em manual?

Somente manual, para trabalhar em ttl ele teria que ter o su800 ou como disse o amigo acima, comprar um sb600 e usar o 900 como commander. Assim poderia usar o 600 fora da camera em ttl.

Eu nao sabia dessa possibilidade, pra mim a unica forma de fazer isso seria utilizando um SB-800 espetado na D60 e ele sim comandaria via radio outros flashs.

E eu achava que a d60 não tinha a função wireless de flash. Achava que só D70 pra cima tinha a função. Sei que a D40(x) e D5000 não tem.

Testei apenas com o sb-900 e dispara por TTL também, além da opção manual… Não sei se o SB-800 tbm funciona.