Vale a pena migrar da D610/D750 para a Nikon Z5?

É uma dúvida de muitos, acho.
A migração de DSLR FF para ML, de reflex de entrada para ML de entrada.
Nesse caso há uma continuidade em se manter na faixa mais em conta.

O que acham?
Já está compensando a troca? :fight:

Como sempre, depende. Qual o ganho que vc espera ter?

Eu, adoro ter a previsão de exposição, assim como a sensibilidade extra do EVF no escuro. Foco no olho também é uma boa pro meu uso. Mas se não é seu caso, não sei se vai fazer tanta diferença.

Hribeiro, também estou com está dúvida. No meu caso o grande atrativo para troca é o IBIS. Adoro minha 300mm f/4 AF-S sem VR… a qualidade desta lente é incrível, mas tenho que utilizá-la sempre com monopé. Também faço muitas macros com Nikkor 105mm com VR e uma 60mm sem VR - vejo, no meu caso muitos pontos positivos para a mudança.

Eu tenho falado há a tempo que só trocaria para ML quando esta me comprovar vantagens em relação à DSLR. O tempo passou e elas estão melhores que há 2 anos.
Resta saber se o que elas carregam agora vence as velhas e ótimas reflex.

Eu até fiz uma lista comparativa para ver os prós e contras.
Há coisas boas na Z5 mas faltam coisinhas que a Nikon poderia ter
deixado para ficar mais clara a vantagem da troca.

Z5 D750

6016 X 4016 6016 X 4016
ISO 50-102400 ISO 50-51200
Expeed6 Expeed4
IS 5 axis VR
273 focus points 51 focus points

•   		                             AF with f/8

LCD 1040000 LCD 1229000
VF 0,8x VF 0,7x
1/8000 1/4000
Drive 4,5fps Drive 6,5fps
Buffer 100 shots Buffer
1920 x 1080 60p 1920 x 1080 60p
3840 x 2160 @ 30p -
Focus Bracketing -
? AE Bracketing

•   		                              Flash pop up

USB 3.2 USB 2.0

•   		                             Top LCD

battery 400 battery 1230
675g 840g
menos botões
de atalho

Como você tem a 105 VR, dê uma pesquisada no “focus staking” da Z6/Z7 (não lembro que a Z5 tem). A algum tempo vi alguns relatos promissores de usar esse recurso junto com a 105 para macros.

Outro dia estava testando um microfone com a Nikon 300mm F2.8 VRI e Z6. Desativei o VR da lente (porque o barulho do VR é considerável e acaba captando um pouco no vídeo) e estava usando apenas o IBIS. Nesse pouco tempo que fiz uns testes de audio/video notei que consumo da bateria foi completamente diferente do que estava acostumado só com foto e o VR ligado. A bateria acabou consideravelmente mais rápido.

Preciso fazer mais testes, mas p/ video com o IBIS apenas, não sairia de casa com menos de 3 baterias.

Para mim, as piores falhas foram o burst de 4,5 fps. 6 fps já estava bom.
E os botões de atalho para mudar WB, tipo de foco, agrupamento de foco, etc.

Exatamente, depende.

Para paisagem eu não volto p/ DSLR. E sinceramente to pensando em vender minha D800e e continuar só com a Z6, mesmo com a diferença de MPX.

Agora para vida selvagem e pássaros, não tenho como dar muito palpite. Pois nunca usei uma D850 ou D500 para ter uma comparação. No geral, pelo pouco que fiz até agora, estou bem satisfeito com o desempenho da Z6.

Tem uma coisa na Z6/Z7 que me incomoda muito, se eu seleciono o modo de disparo para o temporizado (2s, 5s etc.) se eu desligo e ligo a camera volta para disparo único.

E os modos personalizados U1,U2 e U3 não salvam o modo de disparo.

Não tem como eu deixar U1 com foco simples e disparo único e U2 com disparo continuo no modo H.

Outra coisa: lentes que tem VR
Enquanto o EVF e/ou o LCD estiver em uso , se o VR estiver ativo, a lente fica com o VR acionado o tempo todo.
Ai tem de configurar a câmera para tempo de stand-by menor para evitar isso e ganhar mais autonomia da bateria.

Acho que a Z5 é o mesmo esquema.

Mas a Z6 liga e está pronta p/ fotografar em no máximo 3 segundos. Diferente de algumas ML que levam vários segundos para ligar e liberar para fotografar.

:ponder: :smiley: :smiley:

tá com 51000 cliques eu acho.

Preciso pensar melhor meus passos com upgrade de equipamento daqui p/ frente. Pq essa notícia da Sony saindo do Brasil , bom, ainda não sei o que pensar sobre isso.

Me parece que isso é mais uma questão de interface que de conceito. Eu diria que as próximas DSLR da Nikon têm uma grande chance de vir assim também. Eu particularmente detestava desligar a câmera e, ao ligar de novo pra fotografar algo, percebia que o temporizador continuava ligado. Acho que deveria haver pelo menos uma opção pra isso.

Outra coisa: lentes que tem VR Enquanto o EVF e/ou o LCD estiver em uso , se o VR estiver ativo, a lente fica com o VR acionado o tempo todo. Ai tem de configurar a câmera para tempo de stand-by menor para evitar isso e ganhar mais autonomia da bateria.

Pode ser que necessite uma correção de firmware. Na minha câmera (que não vou falar o nome pra não ofender ninguém), há as opção de desligado, contínuo e somente durante o disparo. Ainda no meu caso, não adianta muito porque a câmera também gasta energia pra manter o sensor parado… :aua:

Imagino que a Nikon tenha vindo com uma solução melhor pra quando o sensor fica parado.

Então, essas são as características de cada uma. Mas há algum contra da sua que você realmente desgosta, e que a outra possua? Ou há alguma vantagem que você ache boa o suficiente pra mudar?

Lucifer :hysterical:

vou seguir na onda do Felipe. :assobi: :smiley:

Migre p/ mirrorless e seja feliz. :fight:

Claro Ernesto.
Assim que estiver com a câmera em mãos vou testar com as teleobjetiva. E postarei meu relato aqui. :ok:

Esta informação é muito importante Sena.
E para fotos, já testou com o VR desligado? Pode me passar um feedback?

Com o VR desligado o tempo todo não.

Agora que a reabertura dos parques devo conseguir fotografar mais com tele.

Mas, com a 24-70 Z uso normal… já consegui 800 fotos usando bateria genérica. As minhas mais antigas que já tinha na D800e no máximo 700 dependendo da bateria. As genéricas são mais novas. A original da Z6 EN-E15B entre 800 e 900.

Mas para fotografia de paisagem acabo deixando muito a câmera entrar em repouso ou desligo.

Já para passarinhada que quero a camera ligada mais tempo, aumento o tempo para entrar em repouso.

Em uso com a Nikkor 200-500 F5.6: VR hora ligado, hora desligado, conferindo foco no LCD, e alguns vídeos , etc… umas 300 a 400 fotos, independente da bateria.

Vou dar a minha resposta dividindo em 2 partes:

DSLR para ML: para mim compensa! Hoje não consigo enxergar uma aplicação que a ML não consiga fazer que as DSLR fazem. Além disso, tem todos os ganhos que o ML traz: EVF com exposição instantânea, foco mais preciso, modos de foco inteligente, certa redução de tamanho e peso.

Migrar de D610/D750 para Z5: aí vai depender do que você fotografa. Sem dúvidas a Z5/Z6/Z7 estão 1 ou 2 passos atrás de Canon e Sony. Isso não há dúvidas!!! Mas não significa que elas não possam entregar o mesmo resultado.

Se você fotografa paisagens, estúdio, still ou eventos, o sistema Z vai lhe entregar o resultado. Para esporte, pássaros e fotojornalismo não dá. Muito arriscado pois o sistema de foco ainda precisa amadurecer.

O ponto é que com o mesmo valor que se paga no sistema Z você encontra a concorrência muito mais amadurecida no sistema de foco e variedade de lentes.

Se tem alguém no fórum que está querendo e pensando em pegar o sistema Z desde o lançamento sou eu mas justamente o ponto acima que não deixa minha racionalidade ir para esse lado. Meu estilo de fotografia permite mas não estou disposto a arriscar.

Sabemos que embora a 750 seja um equipamento excelente, a marca falhou em umas coisas:
1/8000
Pontos de foco agregados - poderia ser o mesmo nº e mais espaçados
Buffer pequeno

A Z5 tem baixa velocidade de burst. (Chega a ser ridículo quando a Z6 faz 12fps com o mesmo expeed6)
Faltam botões de atalho.
Certamente os modos U1 a U3 também vão evaporar ao desligar.
O top LCD estou habituado mas não seria nenhum problema.
Veja que são coisas pequenas…

O detalhe é que embora ela tenha melhorias em relação à 750, ela no total
ainda tem uns galhos secos que a Nikon deixou.(sempre a Nikon…)

Resultado: Está perto do que eu gostaria mas ainda falta aquele tiquinho
para eu ficar 100% satisfeito na troca.

Só lembrando que os modos WIDE (small/large) possuem prioridade para o assunto mais próximo. Isso ajuda a evitar o foco ir para o último plano. Mas em contrapartida se uma pessoa ou as vezes um galho de arvore passar na frente pode ser entendido como assunto mais próximo.

Eu também faço esporte, mas não com tanta frequência.
Mais automobilismo e kartismo. Ciclismo também.
Mesmo assim quase nunca uso disparo continuo.
Gosto mesmo de panning.
Mas não vejo sentido em migrar e gastar mais um pouco para ter uma câmera que
não faça pelo menos o que minha atual faz. Nunca uso o continuo mas se precisar
tenho hoje meus 6,5 fps, embora com buffer curto.

Eu não entendo como tendo um sistema tão atual e 273 ptos de foco, ela não
foca bem em esportes e jornalismo.
Você se refere apenas aos fps ou à precisão do sistema de foco como um todo Thales?