Vc sente ou sentia vergonha de fotografar em alguns lugares

E ai galera, sabe eu to com minha primeira dslr (d5500), é mt bom ter uma cam e sempre q ver algo interessante puder registrar, mas n sei pq…tipo as vezes fico com vergonha de fotografar na rua, as vezes quero me “agachar” pra tirar uma foto de um angulo diferente kk…mas nem faço por vergonha, a n ser q o local n tenha mts pessoas…vcs sentem ou sentia vergonha de fazer certas fotos em determinados ambientes? É raro eu ver um fotógrafo na rua tirando foto daquilo q ele acha interessante…alguém tem q ir lá e registrar aquele momento para deixar as pessoas impressionadas.

Eu não me sinto é seguro para fotografar na rua…

Fica tranquilo gsilvax.

É bem comum isso com a primeira DSLR. É uma câmera grande que chama a atenção realmente, então enquanto não tiver segurança do que tá fazendo vai pintar um certo receio de empunhar em qualquer lugar mesmo.

Com o tempo, se se esforçar pra romper essa barreira, isso com certeza acaba…

Relaxa.

E se voce fosse um turista, não tiraria fotos de qualquer lugar que quisesse?

Se alguém vier falar alguma coisa porque você está fotografando, você pode dizer:

Yo no entiendo ou Yo no comprendo, e pronto. Vão achar que você é gringo e tá tudo bem!

:hysterical:

É questão de personalidade e finalidade: como sou amador, não tenho aquela sensação do “I’m doing my job!” que motiva e desinibe os profissionais, simplesmente pq estou fazendo aquilo por prazer, e se me incomoda esse prazer já foi prejudicado. Pagar para me estressar??? Fotografo como hobby há 45 anos e até hoje a tal da “street” me incomoda tremendamente, mesmo sendo de natureza tranquila e positiva. Aqui no Brasil pela falta de segurança, lá fora pq gringo detesta ser fotografado na rua. Se o inglês estiver razoável, leia entrevistas do pessoal que faz fotos de rua e veja os sufocos que eles passam.

Faça o que lhe der mais tranquilidade, vá tirando a inibição aos poucos e veja se aguenta o “tranco”, pq já vão longe os tempos de sorrisos para câmera, hoje tem muito paranoico… :wink:

Kkkkkkkk

Verdade, ela é grande …quem vê pensa até que eu sou um profissional kk…olhares diferentes, mas é isso mesmo, vou ter que me acostumar.

Já passei por isso também. Aliás, ainda passo. Mas é algo que você precisa enfrentar. Creio que para um fotógrafo profissional seja mais fácil… Vejamos: Vai fotografar um niver, um casamento, uma formatura… todos sabem que ali vai ter um fotógrafo profiça então você se sente fazendo parte da coisa. Já é diferente fazer um street onde tu sai com a cara e a coragem.

Exatamente isso… :smiley:

Sim, sentia vergonha de pegar a câmera até dentro da família. To melhorando.

:smiley: :smiley:

Kkkkkk então n é só eu n…mas na frente da família e amigos n sinto não…só como falei mesmo…nas ruas.

Quando eu coloco a alça no pescoço eu fico invisível. Tanto n tenho vergonha como começo a fazer vários amigos.

Eu suppnho que a vergonha venha da preocupacao de como vc sera visto/julgado/observado pelos outros.
Uma vez que seu anceio, foco e determinacao para obter suas imagens, experimentos e curiosidade sobre certos resultados for o centro de sua atencao, logo vc esquece das pessoas em sua volta. E quando vc ve que seus anceios, foco, determinacao, experimentos, etc, etc estao te dando resultados positigos, que te da orgulho, comfianca, prazer (e reconhecimento - pq nao?), vc vai pouco se importar como vc eh visto, alado e julgado pelas pessoas.

Eu moro em uma cultura onde as pessoas tem uma certa fobia social, talvez por esse motivo a interacao delas com estranhos tende a ser pessima. E muita gente chga ate a ter fobia de cameras apontadas para elas.

Uma vez instalei minha camera em um tripe e coloquei no bonde para fazer uma longa exposicao. Todo mundo que entrava na porta do bonde e via a camera tomava um shock, e ficavam meio apreensivos. Tinha gente que ate decia os degrais de volta para entrar por outra porta longe da camera. Mas o pior foi de um cara que deu um berro e disse “ahhh o que eh isso?”. Eu prontamente disse que era minha camera. Entao o cara se acalmou e foi se sentar. O bonde inteiro olhava para mim desconfiado e de cara feia. Jamais que eu iria perder a oportunidade de fazer minha foto por causa das pessoas me olhando e julgando.

Eu tenho muita dificuldade para querer estar onde desconfio que não querem que eu esteja.
E acho invasivo fotografar quem não expressou consentimento em ser fotografado.

Se a pessoa nao consentir eh so avisar.

Alem de tudo as pessoas sao gravadas constantemente sem nenhum consentimento, quando pegam transporte publico, quando estao no transito, quando estao no mercado, quando passam na frente de uma porta com camera de seguranca, Quando participam de cerimonias e eventos ou quando frequentam lugares turisticos cheio de turistas com suas cameras. Todos esses lugares tem cameras.

O maior medo das pessoas em serem fotografadas eh quando acham que estao sendo fotografadas por motivo de gozacao, seja pela aparencia ou o que for, ou quando acham que seus rostos podem se tornar publico d+ com a imagem sendo publicada em algum lugar, ou quando acham que o fotografo vai usar a foto comercialmente e ganhar muito dinheiro, o fotografado no caso se sente explorado. Raramente eh por algum motivo real.

De toda a forma, se a pessoa nao consentir eh so avisar.
Se vc acha que a pessoa ou cultura local tem tendencias violentas e agressivas, mesmo que somente verbalmente, eh so perguntar antes de fotografar.

Eu mesmo vivo em um local onde as pessoas ficam incomodadas e irritadas sem motivos. Outro dia eu esqueci meu chapeu em casa e comecou a chover forte. Eu tinha que andar algune metros ate a estacao de trem, e para nao me molhar eu perguntei algumas pessoas com guardachiva se elas me dariam uma carona no guardachiva delas.
Todo mundo que eu perguntava fazia cara de ofendido, e outros que passavam me olhavam como se eu fosse um louco fazendo algo absurdo. Depois de um tempo eu ja percebi que ninguem iria me dar uma carona no guardachuva, mas como eu estava atoa esperando achuva passar eu continuei perguntando so para ver as pessoas se incomodando atoa. :smiley:

Kkkk q lugar é esse, as pessoas são zumbis? Mas pior q é mesmo…uma simples atitude nos dias de hoje as pessoas desconfiam muito, como vc disse la encima no bonde, as pessoas não estão acostumadas a coisas novas ou diferentes, em vez de tentar entender a coisa muitos julgam sem saber o que e o porque, eu sinto um pouco disso qd estou na rua, ficar achando q as pessoas estão me achando um maluco ou um ridículo, mas la no fundo eu sei q faço por mim e pra mim, se elas se identificar com minhas imagens melhor…se não, não posso fazer nada, até q nesses dias um rapaz veio conversar comigo e quis ver como as imagens ficou, eu estava tirando uma foto de uma igreja, eu acho até um pouco legal ( quando n me sinto incomodado ou envergonhado) qd estou clicando na rua e as pessoas me olham com aquele olhar curioso…vc se sente o centro das atenções kk. Vlw.

Eu tenho dois critérios apenas. 1) não fotografo crianças (a n ser que haja um contexto para isso); 2) não fotografo ng de costas, pra mim a pessoa tem o direito de saber que foi fotografada, ela tem que ver o fotógrafo (a n ser que ambos estejam muito longe), se vc n tem coragem de olhar para o seu fotografado, é pq algo está errado.

Existem lugares muito piores…

Eu tambem gosto quando alguem realmente interessado em fotografia se aproxima para perguntar sobre a camera ou o que estou fazendo. E minhas cameras chamam bastante a atencao por serem diferente do que as pessoas estao acostumadas a ver.

Mas as vezes aparecem algumas pessoas que nao querem nada com nada, apenas puxar assunto atoa ou fazer perguntas atoa, e isso as vezes atrapalha a minha concentracao.

Igual uma vez que um cara passando na rua perguntou se eu estava medindo a velocidade dos carros. Eu disse que nao. Entao ele perguntou se eu estava fazendo um video. Eu disse que nao, que so estava fotografando. Entao ele pergunta se a foto era 3D (pq a camera era nao familiar para ele). Eu disse que nao, que era somente uma foto. Entao insistentemente ele pergunta se a camera tem algum efeito especial…
Ate ai eu ja tinha percebido que o cara nao tinha interessa por nada, estava apenas me usando para puxar papo atoa e me distrairndo atrapalhando o “meu trabalho”.

Mas as vezes aparecem pessoas realmente interessadas em fotografia, e nesse caso eu ate paro o que eu estou fazendo para exclarecer sobre a camera, as fotos que faco e para ouvir sobre as fotos e experiencias deles quando relatam.

Exato. É muito sem noção querer encrenca com um fotógrafo por causa de câmera em lugar público sendo que a imagem de todo mundo é registrada por várias câmeras de segurança todos os dias.

Infelizmente sou um cara de pequeno porte e isso não ajudaria em um confronto. Se eu fosse um cara bombado de 1,90m certamente sentiria mais segurança pra sair tirando fotos na rua, quase ninguém viria encher o saco.

Não é exatamente coragem, mas muitas vezes eu quero tirar uma foto espontânea, da pessoa em sua rotina e agindo naturalmente sem saber que está sendo fotografada.

A partir do momento que essa pessoa sabe que tem alguém tirando fotos, vai agir de maneira diferente, seja questionando, se irritando ou até posando pra foto. E de qualquer maneira isso vai acabar com a sua chance de capturar a naturalidade naquele momento.

Quanto tempo vc passa nas ruas? Acredito que fotografos de rua em geral sao pessoas que passam bom tempo nas ruas observando locais e pessoas, muito antes de comecarem a serem fotografos.

Eu tambem sou um cara pequeno 1.73, magrelo e bobao. Eu apanho ate de modelos raquitica se elas avancarem em mim. Mas isso nao me iimpede de sair fotografando nas ruas.

Veja esse morador de rua que tambem eh modelo e fotografo fazendo retratos de rua: