Suas fotos estão excelentes , com o uso muito bem balanceado .
Nos bons tempos do filme , sempre gostei do polarizador linear , vermelho , azul , 82A e um permanentemente na lente que era o skylight , que já não é mais fabricado .
Hoje em dia , com as digitais , fiquei apenas com o UV na lente como proteção e o polarizador circular , nada mais .
Polarizador circular e um bom UV. Se fôr pra colocar na frente de vidro caro, não vale filtro genérico. Na época do filme, usava mais coisas, tipo set Cokin de graduados, NDs, warming, e os pra p&B;
A propósito, as tuas imagens estão excelentes, ótimos planos
O que eu mais uso não é exatamente um filtro. É uma lente de aumento pra fotografar detalhes de flores, folhas, insetos, etc. É um macro meia-boca.
Às vezes uso o star, polarizador e ND, mas, sinceramente, muuuito pouco. Nem os carrego na bolsa.
Mesmo na época da fotografia com filme, era meio complicado encontrar esses filtros em muitos locais, aqui no Brasil.
O primeiro “kit” de filtros graduais que adquiri, comprei no Paraguai. Era composto por filtros quadrados, da Cokin, colocados sobre um suporte deslizante. Mesmo lá, um kit deles, da linha amadora, possuia um valor considerável.
Tempos depois, encontrei aqui no Brasil, um local que possuia a venda, o sistema profissional, para objetivas maiores. er4a aquela empresa de iluminação, a Mako.
Mas mesmo eles deixaram de vender, algum tempo depois.
E fizeram uma “queima de estoque”, tentando se livrar dois filtros.
Essa foi a ocasião em que consegui adquirir todos os que eu queria.
Acho que hoje em dia boa parte dos efeitos eh possivel simular rasoavelmente bem na pos edicao, se souber fazer, incluindo DOF, efeitos de longa exposicao, efeitos de tele-lente, efeitos de grande angular, efeitos de HDR e ate mesmo efeitos de maior escala dinamica de medio e grande formato. Muito talvez seja o motivo da popularizacao do celular na substituicao de DSLR.
Nesse aspecto de criar o efeito na pos edicao, eu percebo que muita gente prefere mesmo, nao por ser mais pratico ja que afinal de contas eh melhor ja obter a foto como desejada direto da camera do que ter que ficar gastando tempo em applicar efeito em fotos depois. Mas sim pq um numero significativo de pessoas (e talvez nao seria exageiro dizer que pode ate ser mais da metade das pessoas que fotografam), gostam de fotografar para manipular imagem depois. Assim como nao seria exageiro dizer que um numero incrivel de fotografos fotografam mais para ter um material que possam depois “brincar” na pos edicao do que pela atividadede fotografar em si.
Para quem usa digital, tem também o fator custo. Um bom conjunto de filtros, de alta qualidade não custa barato.
É sempre a questão da praticidade x custo.
Alguns efeitos não dão muito certo em pós digital, por exemplo “water blur”, outros funcionam razoavelmente bem, como o ND graduado, mas outros são impossíveis, como o polarizador.
Para quem curte PB digital, vale lembrar que salvo com dois tipos especificos de câmeras (Foveon e Leica Monochrom) não se pode usar os filtros de contraste que são obrigatórios no caso do filme porque o demosaic simplesmente pira. Para isso fotografa-se em cor e depois usa-se um programa adequado para a conversão para P&B, inclusive com a simulação dos filtros.
Efeitos de suavização, difusão, soft focus e similares podem ser feitos facilmente em pós produção digital, se a pessoa souber o que está fazendo. No filme não tem jeito, tem que usar filtro mesmo.
HDR no digital é moleza, mas se não fizer direito fica uma M… Com M maiúsculo.
No filme a tecnica equivalente ao HDR é aplicada na hora da ampliação, com máscaras e expondo regiões do papel fotográfico com tempos diferentes ou mesmo com filtros de contraste, no caso de papel multicontrast.
O efeito de um HDR é bem diferente do de um filtro ND graduado.
Concordo. Eu adoro filtros, mas custam caríssimo. Comprei um sistema Lee para a minha fuji e ainda não tive tempo de usar. Mas é muito bem feito. E com filtros de rosca você tem dificuldade em colocar vários filtros junto.
Gosto também de usar filtros na iluminação, coloridos, polarizados, máscaras. Acho que tudo torna a fotografia mais divertida e prazeirosa em comparação a fazer tudo na pós.
Eu vejo muitos (dos mais famosinhos) usando.
Aqui no Brasil creio que o que dificulta é o preço. Qualquer ND gradual custa uma babilônia, mesmo se você comprar no ebay. E é o tipo de coisa que não adianta economizar pq se for para comprar um vagaba é melhor não usar.
Vi muita gente usando (uns 4 fotógrafos pra ser exato) na minha última viagem pra Londres e Budapest. E usando sistemas lee, nisi, aqueles caríssimos. Um sisteminha básico pra mirrorless com 5 filtros mais o suporte sai umas 500 libras em Londres. E é apenas o começo. Aqui no brasil estão vendendo a 4 mill no ML, é pesadíssimo levando em conta a situação precária do nosso mercado.
Isso sem contar que uma boa parte dos filtros Hoya vendidos por aqui são falsificados, o que até já foi assunto de um tópico. A situação complica porque ou o cara vai para os filtros vagabundos e depois reclama que são uma droga ou um mais caro com o risco de ser falsificado. Desisti completamente de comprar filtros no ML, salvo filtros antigos para preto e branco.
Certamente sai muito caro se tiver que comprar um mesmo tipo de filtro de rosca para diferentes lentes, mas usando filtros quadrados vc compra apenas um de cada tipo para usar em todas as lentes, o que eh uma economia imensa e penso que ainda saia mais barato que comprando softwares (de qualidade) de edicao de fotos (fora a economia de tempo em manipulacao de imagens).
Mas no final tem a questao tambem se a pessoa acha mais pratico carregar e escolher o filtro que quer usar na hora, ou se acha mais pratico simplesmente applicar efeitos diferentes e comparar melhores resultados na pos edicao em casa.
E para aqueles se se importam, usar filtros quadrados na lente de sua camera as pessoas em volta te consideram mais profissional…
Veja comoeu pareco mais respeitoso com o filtro na minha lente:
Eu penso que eh essa uma das principais questoes. Tem aqueles que sentem prazer manipulando tais ferramentas e consequentemente o resultado da imagem ali na hora, e tem aqueles que sentem mais prazer em manipulando a imagem na por edicao.
Eu mesmo sou do tipo que nao gosto de ficar mexendo muito em imagem na pos edicao, principalmente se for pelo computador. Ja passo muito tempo na frente do computador…
Sabe aqueles fotografos que passam dias manipulando uma unica foto. Eu nunca levei mais do que 20min manipulando uma foto. Mas em geral se eu passar mais de 2min manipulando uma imagem na pos edicao para mim ja eh muito.
Eu considero os filtros Cokin meio termo, nao estao entre os melhores filtros mas tambem nao estao entre os piores. E o preco dos filtros Cokin sao bem rasoaveis.
Mas em Londres os precos tambem sao caros. Na Irlanda pagando em euro tenho a impressao de ser mais barato. Para quem ganha em Real no Brasil talvez ainda seja caro, mas para quem ganha em Euro na Irlanda investir €200 ou €300 em um bom sistema de filtros nao eh tao caro, eh o preco de uma lente 85mm 1.8.
No caso do Brasil, talvez de paises asiaticos seja mais barato.
Mas pelo que parece, fotografia no Brasil eh para privilegiados economicos. Eu mesmo nunca que repararia na marca do filtro que eu visse alguem usando na rua. Boa parte dos meus filtros sao Cokin e eu nao tenho queixas ate agora.