Velocidade do obturador

[size=10pt]
[font=verdana]Olá pessoal,

Comecei a fotografar a pouco tempo, sei somente o básico e estou com uma dúvida.

Sabem aquelas fotos que são tiradas com a velocidade do obturador bem lenta, de cachoeira, mar, em 3, 6 seg. enfim, quando vou tentar fazer esse tipo de fotografia não consigo, a foto fica toda branca, nada aparece, porque??? Já tentei mecher em todas as outras configurações e mesmo assim não consigo, alguém pode me ajudar?? :wink:

Voce precisa saber o que é fotômetro e o que é fotometria.

Qual tua máquina?

até começar meu curso de fotografia ficava me perguntando “o que é essa escala onde o ponteiro fica se movendo?”…
depois tudo faz sentido.

Vai precisar de um tripé tmb, e coloque a máquina em prioridade de velocidade, nas Canon é o Tv no seletor.

Outra coisa, para fazer o “véu de noiva” em cachoeiras vc não vai precisar de tanto tempo de exposição, com 1/5 já faz, 6 segundos de exposição no dia vc nunca vai conseguir (a não ser que use filtros que diminuem a passagem de luz).

fica branco pq captou luz demais por causa do tempo…
pra compensar vc tem botar o menor ISO possível, normalmente 100, e a menor abertura que puder 1/4000 ou 1/8000
aí se ficar escuro demais (preto), vai acertando pelo fotômetro…
é aquela “régua” no visor q mostra -3…-2…-1…0…1…2…3
tenta deixar no zero

Para conseguir fazer o tipo de foto que está querendo, basta diminuir bem a velocidade e usar uma abertura bem pequena tipo f/16 ou mais.
Como o obturador vai ficar mais tempo exposto, a abertura tem que ser pequena para não acontecer a foto esbranquiçada.

acho que vale dar uma estudada em longa exposição.

também é legal ver sobre as “horas mágicas” e filtros ND.

Fora isso, não tem muito o que fazer.

Abcs