Ola.
É minha primeira postagem aqui, mas já tenho lido “muito” este forum.
Devo fazer uma viagem para EUA :D. e vou aproveitar para comprar uma mirrorless com duas lentes e pelo que eu li a lente extra entra na “cota”, até ai tudo bem.
O problema é que no futuro gostaria de viajar com esta lente extra. Se na volta declarar a lente extra (a mais barata claro ), sendo que eu não vou passar da “cota”, vou poder viajar com ela normalmente? Ou simplesmente “passo” da cota :aua: para poder “forçar” a pagar o tributo e nas próximas viagens ir mais tranquilo? Ou simplesmente não posso viajar com uma lente extra pois serei “sempre” taxado ?(bom senso não impera com funcionários públicos
).
Lembrando que não sou fotografo profissional, então não da para declarar como equipamento de trabalho.
Sandro, acredito que não há uma regra. Depende do humor do funcionário que pode te parar. Inclusive sobre o que é considerado uso pessoal. Há relatos de problemas com apenas uma câmera + lente, mas provavelmente a pessoa tinha comprado mais um monte de coisas.
Se você declarar uma lente apenas, corre o risco de eles olharem o restante da sua bagagem e encanar com tudo. Acredito que eles percebem esse artifício facilmente.
Se der certo, o comprovante de pagamento do imposto te ajudará sim nas próximas viagens. Aí vale sempre levar fotos antigas no cartão para provar que já tinha o restante do equipamento.
Eu levo a apólice do seguro + fotos do equipamento, pois trouxe tudo de fora. Já passaram minha mala no raio X e nunca me pararam. Costumo viajar e levar 3, 4 lentes, nunca tive problema.
É importante se desfazer de caixas, esconder manuais e notas.
Abraços
Valeu pela resposta, talvez acabe declarando tudo, mas ai vão descontar os “500” ao cobrar? Agora se você simplesmente ter que “abaixar a cabeça” caso contrario o cara pode taxar tudo, mesmo que você esteja dentro da lei é o fim da picada >:( .
Você pode trazer até uma médio-formato de 50 mil dólares que não estará “fora da lei”, apenas é uma questão de tributação.
Se pretende viajar bastante para fota do país, talvez seja interessante sim declarar todo o equipamento e recolher o imposto. O comprovante de recolhimento (DARF) servirá como espécie de nota fiscal.