Você usa lentes analógicas em DSLR para videos? Fala aqui!

Claro… Existem níveis toleráveis de radiação. Senão ninguém faria RX. Na verdade estamos constantemente expostos a níveis ínfimos de radiação.
A questão é medida pelo nível (mSv) x tempo de exposição. O tolerável é 2,4 mSv por ano.
Mas como ninguém tem um contador Geiger em casa, melhor não arriscar né?

Claro né, mas como se trata de uma lente antiga, não da pra confiar que seria tão segura, se pensar que quando estavam descobrindo os materiais radioativos e suas aplicações eles resolveram colocar parte do material em tudo, até nos bebedouros, pois achavam que se tratava de um tipo de material mistico que poderia trazer força e vitalidade para seus soldados e tals, mas acabou matando uma galera de câncer.
Pra quem ta afim de comprar e tem medo, é só jogar no youtube, algo como “Helios 44m-4 rioactive” tem um canal que o cara faz testes de radiação com lentes antigas, não tem todas né, mas tem uma boa quantidade.

Sobre lentes “radioativas”…
Alguém já testou a radioatividade da Super-Takumar 50mm f/1.4 e postou os resultados em http://i.imgur.com/eazhbXJ.jpg

Eu hein! E essa é uma das mais queridinhas!

Vai ver que é por isso que a foto fica boa, o elemento traseiro dela envia uma radiação bem perigosa juntamente com a luz… só fiquei em duvida se é partícula alfa ou beta…

Pessoal: a radioatividade destas lentes Takumar 50mm f/1.4 pode causar sérios danos aos equipamentos e à saúde. Dizem até que nas bombas atômicas fabricadas na década de 1960 adicionavam umas três ou quatro destas lentes, para incrementar o poder destrutivo destas bombas.
Por isso eu sugiro: quem tiver uma dessas lentes, se livre já dessa bomba (literalmente): envie imediatamente para mim…
:hysterical:

Agora falando sério…

Pelo que li, o thorio presente nas lentes emite principalmente partículas alfa que tem baixo poder de penetração.
Ver em:

Sim… é uma das minhas queridinhas também (ela faz para merecer). Por isso antes de completar a série dessas lentes pesquisei para ver qual dos modelos era “radioativo”: aparentemente são radioativos todos os modelos com 7 elementos óticos (modelos 2, 3 e 4). O modelo 1, que tem 8 elementos não é radioativo.