Vocês ainda usam analógicas?

Pessoal, quero saber se vocês ainda usam câmeras analógicas. Caso vocês usem, por que e para quais trabalhos? Um abraço.

Uso analogica… para aprender e para poder tirar fotos bacanas em viagens “perigosas”, que podem molhar ou minha camera corre o risco de ser roubada.

Abraços

Sim, para longa exposição e fotos que exijam muito amarelo, tipo por do sol.

Longa exposição com analógica? Qual você usa?

Uso para PB e Velvia… :mf_w00t2:

Se um dia o digital chegar lá, eu vendo, mas tá difícil. :nono:

Com certeza, adoro minha spotmatic… tambem uso PB e Velvia, nao tem comparação!

Agradeço todas as respostas e aproveito para fazer mais uma. Qual a câmera analógica que vocês usam?

Luciano, eu queria saber a câmera que você usa para longa exposição. Um abraço.

Vendi minha última no mês passado…Nikon EM.

Eu tenho um DSLR e uma compacta, infelizmente eu não tinha mais espaço para ela, mas com certeza tenho saudades das vantagens do filme, principalmente da latitude.

Valeu

Eu uso basicamente analógicas - Rolleiflex, Nikon F2 mecânicas, F3, uma Pentax 280P (excelente point-and-shoot). Minha digital é uma Canon S100 de 2 MP. Mas eu ando considerando uma D200…

Eu prefiro filme, me entendo perfeitamente com o Fuji Provia e alguns PB. Gosto das cores, textura, grãos ou falta deles. Escaneio tudo num scanner de filme e acerto o que preciso no Photoshop.
Mas o digital tem duas vantagens que são consideráveis e pesam muito quando se começa a pensar em fazer trabalhos profissionais:

• Custo - o inicial é alto, mas não há custos de filme e revelação, a quantidade de fotos depende apenas do tamanho do cartão ou se você tem um computador junto.
  • Prazo - é instantâneo.
    A grande desvantagem que acho no digital é o tamanho máximo fixo. No filme, se você quiser fazer um crop fechado, basta escanear na resolução necessária. No digital você tem o limite do tamanho máximo.

No que depender da minha vontade, fico com filme por suas qualidades, já estou acostumado e gosto muito. Mas mercado é mercado e o custo adicional do filme, embora não seja nenhum absurdo, muitas vezes pode fazer a diferença entre pegar um trabalho ou não.

Abraços,

José Azevedo

Uso câmera analógica para p&b e cromo…mas principal motivo é para relaxar e curtir a fotografia :laughing: …pois a digital é só para trabalho ou qdo. estou com muita preguiça :giveup:

Eu uso basicamente analógicas - Rolleiflex, Nikon F2 mecânicas, F3, uma Pentax 280P (excelente point-and-shoot). Minha digital é uma Canon S100 de 2 MP. Mas eu ando considerando uma D200... (etc., etc. etc.)
Também prefiro filme. Também penso como o J.Azevedo.

Gostaria apenas de acrescentar o custo de manutenção de uma DSLR quando comparado com a SLR. A primeira certamente é muito mais cara (e mais frequente, eu acho).

Outra coisa é a vida útil. Conheço fotógrafos que ainda encaram trabalhos de excelente qualidade com um Pentax K1000. É sério! Gente a faz trabalhos magníficos com uma Nikon FM2. Sim, estou falando de casamentos, aniversários, e outros.

Uma analógica + filme de boa qualidade + competência + um scanner de filme. Vixi!!! O cara vai longe.

A fotografia digital tem vantagens? Claro que tem, e isso já foi exaustivamente falado/discutido aqui. Só queria registrar o meu carinho por filme e, ainda, dizer que isso é uma opinião muito pessoal.

P.S.: Comprei um K1000 em 1989. A primeira vez que a câmera foi aberta foi agora no final de 2006. Sabe pra fazer o quê? Troca do diodo do fotômetro e uma faxininha geral. A danada tá firme e forte.

Eu só uso analógica, mas não dispenso o meu scanner de negativos :stuck_out_tongue:

Uso uma valente Nikon N80 e gosto muito de fotografar com Tri-x, provia e velvia. :clap:

Hoje estou com uma N80 e uma FM2.
Comecei com digital, mas tenho me interessado bastante pelo filme.
Tô fazendo o caminho inverso… rs

tenho uma nikon F100 e sou louco por ela, mas infelizmente uso mto pouco.
eu nao troco ela por nada!

Valeu por todas as respostas pessoal. A conversa está ótima. Estou aprendendo bastante e revendo alguns conceitos. Um forte abraço a todos.