Bom dia,
scaneei meu primeiro rolo, um kodak colorplus 200 utilizando o método de caixa de sapato + camera digital.
Gostaria de saber qual seria o W/B a ser utilizado no momento da foto, pois na hora da inversão da foto no LR, é praticamente impossível conseguir um ajuste bom de cores.
Nunca fiz esse procedimento, então corro o risco de estar falando bobagem, mas você tentou acertar o wb da câmera para a fonte de luz que você está usando? Ela é a referência de branco que a câmera precisa usar (eu acho).
Então Kokimoto, li em alguns sites dizendo que seria interessante um WB mais quente, tipo wb incandescente devido a cor do filme.
Vou tentar fazer mais alguns testes.
Para melhor qualidade da digitalização, fotografe em RAW, edite em ProPhoto RGB e só converta para sRGB no final do processo. Eu uso uma fonte de luz de tungstênio 3050K (por causa do IRC alto) com 2 filtros ROSCO CTB 3202. Esse filtro transforma uma fonte de luz 3200K em 5500K. Usando 2 filtros conjugados, transforma a minha fonte de luz 3050K em 13500K (azulada), ideal para fotografar o negativo. Quanto ao WB, o faça na zona não exposta do filme, aquela quando a imagem for positivada aparecerá como preta. Feito isso, a imagem nas altas luzes, depois de inverter as cores do negativo, ficará meio azulada e é só corrigir com as curvas do programa de edição.
bom, com a ajuda dos colegas aqui, eu resolvi algumas coisas.
a primeira ainda vou testar, é setar o WB direto na camera, a noite faço isso.
a segunda foi o seguinte, fiz como o Paulo disse e usei o canto do filme não revelado como referência para o W/B automático do LR ainda com o filme em negativo, depois que inverti canal por canal, melhorou muito as cores, pelo menos eu acho, parece bem com o real.
Aproveitando o tópico, a minha tamron não é macro, no manual diz que o foco é feito a 27cm. Acaba que tenho que fazer um crop grande na foto pois o negativo mesmo deve ficar em uns 60% do frame, daí acaba perdendo qualidade.
A dúvida é, será que vale a pena comprar tubo extensor pra usar em uma takumar 50mm já que a Sony a77 tem focus peaking o foco manual não seria o problema.