Windows 11 : oficialmente anunciado

https://www.microsoft.com/pt-br/windows/windows-11

Precisa de um computador novo agora? Existem alguns computadores com Windows 10 que podem passar por upgrade gratuitamente quando o Windows 11 for lançado. 4 5

4 Certos recursos requerem hardware específico, consulte https://www.microsoft.com/windows/windows-11-specifications.
5 O plano de implementação de upgrade ainda está sendo finalizado e está programado para começar no final de 2021 e continuar em 2022. O tempo específico varia de acordo com o dispositivo.

E para quem quer saber sobre o suporte p/ Windows 10:

O Windows 10 terá o suporte encerrado pela Microsoft no dia 14 de outubro de 2025.

Microsoft is bringing Android apps to Windows 11 with Amazon’s Appstore

Ficou a cara do MacOS… Aposto que vai vir em dois sabores: ARM e x86. Gostei muito do suporte a Android, mas preferia que fosse com serviços MS somente. Espero que essa parceria com Amazon seja arranjo temporário, pois os apps da Amazon Store são bem antigos, e faltam vários apps. Ou vai precisar melhorar muito.

O Windows Arm me interessa para algumas experiencias, mas o combo Windows + Android é porteira escancarada para malware e coisas do tipo… to fora.

O que achei interessante é que o beta tem uma performance melhor que o Windows 10 em todos os testes. Isso é ótimo e esperado, claro. Vai dar um gás a mais nos micros… Rs

Acho que depende de como vai ser implementado. Eu gostaria de ver em uma máquina virtual, sem muito contato com o SO hospedeiro. Mas, de novo, com a seleção de apps da Amazon, pouca gente vai usar.

Se resolver o problema que eu e muitos tem de o HD que não seja onde está o S.O. ficar caindo e voltando a todo o momento já vai ser ótimo hehe.
Tipo, tenho um SSD com o sistema e um HD pros arquivos, Esse HD, ou qualquer outro que conectar na máquina internamente fica caindo e voltando o tempo todo, coloco eles num dock externo, funciona perfeito o dia todo. Achei que fosse problema meu apenas, mas tem muita gente reclamando disso com o W10 pela internet.

Se é incompatibilidade com alguma BIOS não sei. Funcionava perfeitamente até depois de uma atualização do sistema e começou o baile.

Ele parece muito bonito, mais clean, curti. Mesmo meu PC sendo antiguinho, principalmente VGA espero que possa rodar de boas hehe.

Engraçado, eu tive isso no meu notebook assim que comecei a usá-lo. Em algum momento, resetei o Windows e atualizei tudo (inclusive o BIOS), e o problema parou. Windows 10 também. Mas SO e programas ficam no SSD. Somente dados no HD.

Tem cara de ser configuração de Economia de energia.

O pior é que tbm já fiz isso, atualizei BIOS, reinstalei o sistema e continuou na mesma.

Já fucei em tudo que foi configuração de energia, desativei o modo de descanso dos HDs e não rolou. Tinha acabado de comprar um dock bom da Akasa USB 3.0 pra usar em hds de bkp, ai achei menos estressante deixar ele externo mesmo, até pra preservar a vida útil e não ficar liga e desliga.

Estou curioso para testar! Meus dois notes estão liberados para o upgrade gratuito, então assim que sair vou atualizar o primeiro para ver como é e se tem algum bug que atrapalhe meu uso.
Quanto aos HDs, aqui está normal. Tenho um micro com dois e outro com três e funcionando normalmente

Recebi hoje um comunicado da MS, do programa Windows Insider. Vou dar uma olhada se já liberaram a versão de teste.

Vi em outro grupo que sim, já tem como instalar. Tô com um notebook velho aqui, vou ver se rola.

Tem só um porém: Se o micro não tiver o chip Trusted Platform 2.0 não rola.

Nem sabia o que era isso. Fui pesquisar e olhei esse artigo aqui:

Mudando um pouco de assunto, quando li este trecho:

Microsoft has been warning for months that firmware attacks are on the rise. “Our own Security Signals report found that 83 percent of businesses experienced a firmware attack, and only 29 percent are allocating resources to protect this critical layer,”

Lembrei de uma história esquisitíssima publicada pela Bloomberg (e somente por ela) sobre um caso assombroso de ataque de hardware/firmware aos servidores de uma empresa chamada Supermicro. Hoje eu acho que essa história é lenda urbana, mas vendo a afirmação da MS, será que tem algo de verdade no artigo da Bloomberg?

Felipe essa estória de TP não é unicamente para “beneficiar” os usuários. É muito mais para efeito de DRM e coibir pirataria. De quebra, se algum software ou hardware não tiverem sido notarizados, não será possível usar/instalar/copiar/etc.

Pode ser um problemão dependendo de como for implementado, por exemplo em relação a criptografia de discos. Um hd criptografado em uma máquina pode não ser descriptografável em outra por conta de alguma cagada no TP.

E isso não impede hackers nem virus, só dá uma de seleção natural separando os lamers dos hackers de verdade.

Esse TPM vai tbm acabar com pessoas que como eu fica toda hora trocando peças dos equipamentos. Pq o sistema fica cravando no HW onde ele esta instalado e pra mudar alguma coisa tem que resetar, ai vem MS e os outras empresas quererem cobrar novas licenças, etc…

Exatamente.

Verifiquei aqui e como já suspeitava, o Jurassico não tem chip TPM, então não rola de testar o W11 nele. Sinceramente um alívio, confesso. O notebook tem o TPM 2.0 mas não sei se vale a pena testar o W11 nele por enquanto. Vou esperar mais uns dois meses, essa coisa deve estar cheio de bugs.

Por essas e outras é que ainda mantenho dois HDs com o Windows 8.1, como contingencia mesmo. O Jurassico Xeon aqui tem dois SSDs de 1T e dois HDs de 4T. Um SSD tem o W10, o outro uma partição com Linux e outra com o W8.1

Na verdade a situação é bem mais complexa, tive que manter um Mac Intel com o High Sierra juntamente com o M1 BigSur exatamente por causa dessas palhaçadas de TP, DRM e similares. A hora que ficar de saco cheio com isso entro de sola com Linux e maquinas virtuais, perde-se um pouco de performance mas acaba com essas idiotices de uma vez por todas.

Sim Antonio, e vai começar novamente toda epopeia de drivers de tudo quanto é equipamento antigo. Tenho aqui scanner SCSI, impressoras com uns 10 anos de idade, calibrador de tela, etc… Tenho sftw antigo que ainda uso, por ex a minha suíte Adobe ainda é a 5.5 que mais uso.

Quero só ver a merda que vai dar e onde tudo isso vai parar…