XII Maratona Fotográfica de Florianópolis!

XII Maratona Fotográfica de Florianópolis!

PessoALL, como havia mencionado aqui, nos dias 25 e 26 de março, aconteceu em Florianópolis a 12º Maratona Fotográfica. E claro… participei! Não tenho bem certeza, mas… já ouvi falar de que ela é a maior do gênero ou o maior evento fotográfico do país, algo assim! Sei lah… Além disto esta maratona dá prêmios em dinheiro para os primeiros colocados em cada categoria e também para as melhores fotos individuais de cada tema!

Esta é a terceira vez que participo, mas estas maratonas são extremamente cansativas e corridas! A primeira vez que participei, estava ainda com minha extimada Fuji S602 e foi tão corrido que não consegui terminar toda a maratona, e só consegui entregar pouco mais da metade das fotos.

Na real eu preciso explicar antes como ela funciona…
Esta sempre foi uma maratona com duração de 24 horas, antigamente corrida, mas como Floripa ta virada num chapéu velho, agora existe uma pausa na madrugada (por que a organização do evento achou prudente não expor seus fotógrafos e seus equipamentos nas madrugadas violentas da capital). Ela começa sempre ao meio dia de sábado com a distribuição de 6 temas e a cada 6 horas são distribuídos mais 6 temas até completar 24. As 19h do domingo tem que se entregar o filme ou o cd com todas as fotos.
Quem fotografa com máquinas analógicas, tem a obrigação de entregar as 24 fotos na ordem em que foram dados os temas, já na digital o cidadão pode fotografar na ordem que quiser, e dpois é só entregar o cd com os temas na ordem que foi dada. E tem mais uma vantagem… a manipulação da imagem é livre (conforme regulamente). Porém a premiação dos “filmeros” sempre foi maior!

Na segunda maratona que participei, eu já tive um desempenho melhor e já consegui entregar todos os temas, mas… não levei nada. Este ano também consegui entregar tudo, e acredito que meu desempenho foi um pouquinho melhor, mas… o resultado está previsto só para o dia 27 de abril. Então… vamos esperar pra ver se eu ganho pelo menos uma fotinho individual neh¿

Nesta última edição da maratona aconteceu algumas pequenas mudanças, os temas ficaram mais simples e de fácil interpretação, e vou lista-los para o pessoall ter uma idéia do que rolou.

1º Horário das 12h as 18h
• 1. A cidade vista do morro
• 2. Número 14 na paisagem da Capital (este é um tema de um dos patrocinadores (isto sempre aconteceu))
• 3. Telhados de Florianópolis
• 4. Patrimônio Histórico no Continente
• 5. Hábitos que resistem ao tempo
• 6. A luz do fim da tarde

2º Horário das 18h as 24h
• 7. Ruas da Cidade
• 8. Meu bairro à noite
• 9. Gente pescando
• 10. A vida noturna
• 11. Dentro de casa
• 12. Luzes da Lagoa

3º Horário das 06h as 12h
• 13. Escadarias
• 14. O morro visto da cidade
• 15. A cidade vazia
• 16. A terceira idade caminha
• 17. Vista geral da praia
• 18. Esportes Marítimos

4º Horário das 12h as 18h
• 19. Almoço de domingo
• 20. Córregos, rios ou cachoeiras
• 21. Entre amigos
• 22. Feiras de domingo
• 23. A moda em Floripa
• 24. Parque da Luz

Bem… mais tarde, com tempo, vou colocando algumas fotos paralelas que fiz nesta maratona, e dpois do resultado colocarei as fotos que entreguei para a maratona.

distribuição das camisetas para os participantes:

e uma parte da galera momentos antes da largada:

Como eu estava no continente para fazer uma foto de um patrimônio histórico, aproveite o ensejo para fazer uma foto da nossa abandonada e tadinha ponte Hercílio Luz:

Outra coisa que esqueci de contar… sábado e domingo foram dias péssimos para fotografar, principalmente no sábado que choveu praticamente o dia inteiro. soh por alguns instantes no domingo é que apareceu um solzinho, mas ai já era tarde de mais neh!

Ainda na parte continental de Florianópolis, aproveite para fazer algumas fotos que não tinham nada haver com a maratona.

Uma delas é esta aqui… pai e filhos pescando numa praia de balneário, ultra poluída.

Porém esta cena acima logo logo vai desaparecer, pois neste mês de março deu-se início as obras do aterro (mais um) para a construção de avenidas e da beira-mar continetal…

… e paisagens como estas vão desaparecer em questão de meses:

Como disse anteriormente, não vou postar agora fotos que coloquei na maratona e sim fotos “paralelas”, que fiz na mesma seção.

Esta é a primeira!
A cidade vista do morro!

Esta é uma vista para a Lagoa da Conceição! Um cartão postal da cidade, um dos bairros mais badalados e caros de Floripa.

E por enquanto é só! Outra hora posto outras fotos!

Pessoal, Broering, Vitor Isaia, Daniel e eu colocamos as fotos da Maratona no tópico do Digifórum.

Caso queiram ver: DigiForum :: Login

[]s

Murilo, adorei as tuas fotos.
A tua da ponte ficou genial, nós chegamos a subir lá, mas não saiu nada realmente decente naquele dia.
Nós conseguimos completar as 24 tarefas (com muita coisa meia boca, mas fizemos). Estou cansada até agora.

Depois vou postar algumas coisas que surgiram naqueles dois dias insanos. E conto histórias também, ah, tem algumas bem bizarras hahaha.

Ah, outra coisa, eu estava olhando as fotos que o povo postou no Digifórum e queria comentar: vocês sabiam que no sábado a noite tava tendo um campeonato de pesca? Por isso o tema ‘gente pescando’?
E sabiam que no domingo de manhã teve uma enorme caminhada da 3a idade em comemoração do aniversário da cidade?

Belas fotos pessoal! Bom, mas acho que o aproveitamento sob tensão é sempre menor, não? Gostei da foto da ponte Murilo! Espero logo poder ver as “oficiais” :thmbup:

Realmente Georges, o aproveitamente sob tensão é sempre menor, mas foi muuuuiiiitoooo legal ver dezenas de pessoas com a camiseta da maratona, andando de um lado pro outro da cidade, rolava um tipo de identificação bizarro.
Eu passei por pessoas (não maratonistas) na rua que diziam 'nossa, como tem gente fotografando esse fim de semana, né?". Adorei.
:slight_smile:

Mas sabe o que é mais legal?
Fotografar num tema e depois ver como tantas outras pessoas viram o tema. Isso é a parte genial. Estou animada pra ver os resultados finais.

ó, esta não é foto paralela, e sim a foto que coloquei no concurso.
como não tinha outra parecida, então vai esta mesmo:

Tema 2: Número 14 na paisagem da capital

Pois é Georges… o aproveitamento cai muito qdo estamos na correria de uma maratona. acho que o que vai me salva nesta vai ser as noturnas, pois as outras… (dpois posto algumas pra vcs verem)

acho que fui muito muito mal em alguns temas, mas… se eu levar uma individual, já fico contente!

mas foi muuuuiiiitoooo legal ver dezenas de pessoas com a camiseta da maratona, andando de um lado pro outro da cidade, rolava um tipo de identificação bizarro.
é em isso que rola Fabee!

tem uma sinergia no ar! agente olha pros lados, em determinados lugares e vemos que tem uma galera fotografando junto! é muito loco isto!

eu adoro a maratona de floripa. esta foi minha terceira, e ano que vem tem mais!

Po, deve ser realmente interessante participar de uma maratona destas… Quem sabe um dia.
Murilo, Muito legal a idéia do 14 na cidade, andei sapeando nos links e o jeito diferente de olhar a ponte, fazendo uma “colagem” pra montar um 14, ficou demais.
:clap:
E quanto as noturnas, com certeza tem chance de levar algo pra casa, pois as suas sempre saem fora de série. :mf_w00t2:
Abs

Po, deve ser realmente interessante participar de uma maratona destas... Quem sabe um dia. Murilo, Muito legal a idéia do 14 na cidade, andei sapeando nos links e o jeito diferente de olhar a ponte, fazendo uma "colagem" pra montar um 14, ficou demais. :clap: E quanto as noturnas, com certeza tem chance de levar algo pra casa, pois as suas sempre saem fora de série. :mf_w00t2: Abs
Valeu André! Muito obrigado! Este é um dos lados bacanas da Maratona, pois dpois que sai o resultado vc vê as várias idéias diferentes que o pessoal teve para fazer um mesmo tema e isto é ótimo! O cara sabendo aproveitar esta oportunidade, aprende um monte!

Bem… já que recebi um elogio seu (e agradeço muito por isto) vou quebrar a ordem das fotos que estava postando, e vou colocar uma noturna (paralela) pra vc.

Tema 8: Meu bairro a noite

Discussão que tive com meus parceiros (Matheus, o marido, e André, amigo) durante a maratona:

“Gente, não adianta a gente ficar que nem três doidos, tentando tirar as melhores fotos possíveis. Quando tem gente como o Murilo no concurso, a gente nunca, NUNCA vai ganhar”.

Eu tinha razão, hahahaha.

Otimas fotos =)
agora uma pergunta pra vocês que participaram:
seria viavel fazer uma maratona pela internet (abrangendo todo o brasil)? (talvez com tempo maior)

Discussão que tive com meus parceiros (Matheus, o marido, e André, amigo) durante a maratona:

“Gente, não adianta a gente ficar que nem três doidos, tentando tirar as melhores fotos possíveis. Quando tem gente como o Murilo no concurso, a gente nunca, NUNCA vai ganhar”.

Eu tinha razão, hahahaha.

aiiii Fabee! que bobagem!

só para sua informação, eu nunca ganhei nada em nenhuma maratona que participei (nem na de Floripa e nem da de Itajaí (que tb tem maratona fotográfica))!

vc está esquecendo de um detalhezinho importante, mas que faz toda a diferença!
“a escolha das fotos são feitas pela comissão julgadora” !!!

de nada adianta eu fazer uma foto bonita, se na hora do vamos ver, os jurados escolhem outras (não necessariamente a mais bonita ou a que mais se encaixa no tema)

Quer um exemplo¿
Nos concursos aqui mesmo do Mundo Fotográfico, raramente a foto campeã é uma foto que eu escolheria, por exemplo!

:wink:

Otimas fotos =) agora uma pergunta pra vocês que participaram: seria viavel fazer uma maratona pela internet (abrangendo todo o brasil)? (talvez com tempo maior)
hummm, sei não Helder!

A dinâmica seria totalmente outra! Dai não seria maratona e sim um concurso.
É muito diferente de vc estar numa cidade onde existem uns 300 fotógrafos correndo atrás dos temas (como se fosse uma gincana). E vira e mexe vc esbarra com um deles que teve a mesma idéia que a sua, num mesmo lugar, etc e tal…

Além disto, uma maratona a nível Brasil poderia desprivilegiar alguns participantes por falta de cenário, como por exemplo… fotos de praias, lagoas, centro urbanos, etc…

Talvez um outro formato, seria uma idéia a se discutir…

Ah ta. entendi.
É que eu li rápido (porque tava atrasado p/ almoçar). Esse clima de gincana, como falaste, deve ser muito legal mesmo.

Também porque no caso de vocês estarem na mesma cidade vocês tem o mesmo cenário a disposição, como falaste.

=)

Olha, tuas fotos podem até não ser escolhidas, Murilo, mas não quer dizer que não estejam entre as tops.
Eu adoro tuas noturnas, elas me deprimem, hahaha. Eu precisaria de muita paciência, uma dose considerável de talento pra coisa e um equipamento mais legal pra conseguir algo parecido, e, hrm, bom, eu não tenho hahaha.

:smiley:

Mas estou ansiosa pra ver as tuas fotos finais.

Façamos um negócio: na hora que tu postar as tuas eu posto as minhas (ao menos as que ficaram menos ruins hahahaha).