50mm ou 35mm para câmera cropada?

Felipe, deixa ver se eu entendi. Se eu pegar por exemplo, uma Helios 58MM F2.0 em abertura máxima, tirar um retrato que vai fazer aquele “desfoque redemoinho”, num sensor APSC essa imagem teria um corte, equivalendo a 85MM aproximadamente. Mas usano esse “speedbooster” , usando numa APSC , ela me daria os 58MM do Fullframe com a mesma profundidade de campo , ou seja, tanto a profundidade de campo, o ângulo de visão e o suposto "ganho de 1 stop’ equivaleriam a usar 58MM do Fullframe num corpo APSC é isso? Desde já agradeço!

Correto. A luz sobre um círculo que inicialmente seria de diâmetro 43.23mm (a diagonal do quadro FF) é convergida a um círculo de 28.29mm (diagonal do APS-C Nikon), ou seja, é um círculo de tamanho 1/1.53 vezes o tamanho original. Ora, 1 ponto é 1.4, logo o círculo APS-C é praticamente 1 ponto em ganho de luz.

Veja que o teleconverter funciona da maneira oposta: ele aumenta o tamanho do círculo, e a câmera pega só a parte central deste círculo. Como ele é maior, a mesma luz é distribuída em uma área maior, fazendo com que todo o círculo fique mais escuro.

Veja:

Muito interessante usar em mirrorless esse acessório pois há muitas lentes vintage 50MM boas e baratas a venda. Pra gravar vídeos é bem interessante . Obrigado pela explicação, vou ler o link.

Felipe este assunto do Speedbooster me levantou outra discussão interessante: se este acessório faz a lente ganhar 1 stop de luz , ter a mesma visão e profundidade de campo de uma lente Fullframe (por exemplo, 50MM com Speedboster viraria uma 50MM ) , quando usamos uma lente SEM O SPEEDBOOSTER numa camera APSC, há teoricamente a perda de 1 Stop de luz, além da perda do ângulo de visão causado pelo corte do sensor. Será que estou enganado? Assim sendo, por exemplo, uma Sigma 17-50 2.8 na APSC, seria o equivalente a uma 26-75 F4.0 numa Fullframe . Será que deu pra entender a pergunta? rsrsrsrsrs

Facilimo de testar…

Pegue duas cameras uma APS e uma FF. Pegue uma 50mm fixa ou outra qualquer.
Fixe a abertura e o ISO e leia a velocidade.
Fotometre uma parede branca ou o céu sem nuvens.

Vou te deixar descobrir. :smiley:

É uma maneira! :wink:

No círculo projetado pro tamanho FF, a luminosidade deveria ser constante, exceto pela vinheta nas bordas. Logo a luz em cada pixel seria a mesma, se os pixels forem do mesmo tamanho. Pra pixels de tamanhos diferentes, cada câmera compensa a luminosidade internamente.

Mas há uma pequena diferença, como eu disse, caso haja vinheta. Neste caso, APS-C vai ser um pouquinho mais claro.

Deixe ele fazer… :smiley:
Nada como o método científico.

Vou fazer nobres colegas kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Só lembrando, é um vidro colocado atrás de sua lente e que existem vidros e vidros.

Vidros e vidros… Coatings e coatings… e por aí vai.
Não existe almoço grátis.

Então o nome do Speedbooster é Redutor focal.
Ele não aumenta o desfoque pois se por um lado ganha no F Stop, por outro ele reduz a distância focal.

Existem alguns modelos de Speedbooster. Para Micro 4/3 tem o 0,71x e o 0,63 (salvo engano). Para a Canon APSC até onde sei só existe o 0,71x. Colocado na lente 50mm, ela se comporta como uma 50x0,71= 35mm na questão desfoque e profundidade de campo.
Bom é sabido que a 35mm tem menos desfoque e mais profundidade de campo do que a 50mm a uma mesma distância. E assim ela se comporta.
Vale lembrar que ainda existe a questão do fator de Crop da câmera, no caso da Canon 1,6x… Logo a lente em termos de enquadramento será o seguinte: 501.6=80mm, mas aí vem o redutor focal e diminui isso: 800.71=57mm. Então prepare-se para o novo suco de Tamarindo: A lente 50mm f1.4 na APSC com Speedbooster vai ter características de profundidade de campo e desfoque de 35mm, abertura F1.0 e recorte (emquadramento) de uma lente 57mm.

Quanto à perda de nitidez, existe sim, mas pelo menos no Viltrox, não achei assim absurda. Como geralmente é para usar em retrato que não é uma coisa que demanda tanta nitidez, não vi problemas. No meu caso, perdeu bem menos nitidez do que o teleconversor Kenko que uso.

Ahh outra coisa, lente precisa ser uma especificada para Full Frame, não funciona se colocar lente APS-C nele, fica com vinheta.

Existe também teleconversor para Full Frame, inclusive para mount RF da Canon, a Metabones quem fabrica. O pessoal lançou esse produto pois as RP e R tem um Crop quando estão no modo 4K, assim ele meio que melhora um pouco esse crop.

Vídeo do Chris Frost mostrando:

uma coisa que eu percebi no meu foi que aumentou bastante os Flares. Levei a câmera pra uma viagem e não queria ficar carregando várias lentes, então peguei somente a 24-105 f4L. Fui pra Atibaia e resolvi fazer umas fotos de por do sol nas pedrinhas de lá. O sol ficou bem no centro do quadro, gerou bastante artefatos. Tive um trabalho danado para corrigir. Não me lembro de ter tido tanto flare nessa lente sem o speedbooster.
Então os pontos contras são que pioram as aberrações óticas [nitidez , flare (sendo o pior) e franja], mas deixa o conjunto mais grande angular e ganha um ponto de luz extra… Pensa que top é usar uima 24-105 f2.8L :sunglasses:

O pessoal de filmagem que gosta bastante… ganhar um ponto de luz assim de lambuja! e na imagem de filmagem não se percebe a perda de nitidez (na real eu não percebo na foto, mas beleza), afinal um fotograma de 1080p tem 2 Mega Pixels, 10x menos do que a resolução comum de 20MP dos sensores APSC.

Fez ? :smiley:

No caso uma 35 mm em uma camera APS-C se comportaria como uma 35 mm mesmo não?
Tenho uma Nikon D7200, usava (muito pouco) uma Nikkor 50 mm FX, quando começei a fazer alguns retratos, senti que essa lente ficava estranha, não ficava confortável usando ela
Acabei adquirindo uma Nikkor 35 mm DX, e senti uma diferença tremenda na hora, foi uma sensação bem de “agora isso faz sentido”
No caso da Nikon as lentes FX são para FF, as DX são para APS-C.

Especificamente sobre a sua pergunta, minha opinião, use as lentes especificas para sensor APS-C, pois você vai ter um aproveitamento 100% da lente, pois ela foi desenvolvida para aquele sensor, usar uma lente de FF em APS-C perde um tanto consideravel de luz, e a indicação de f1.8 vai por água abaixo.

Teste feito, a quantidade de luz é a mesma entre sensor APSC e Fullframe kkkkk . Reconheço meu vacilo e agradeço imensamente aos colegas por mais esse aprendizado!

A distância focal de uma lente continua sempre a mesma inclusive suas características. O que muda na verdade é o tamanho do sensor e, portanto, a área captada da imagem. E dai é que se aplica o fator de corte do sensor. Por exemplo, uma lente 50 MM num sensor Fullframe te dará um ângulo de visão X. Num sensor APSC é como se na pós-produção fizemos um crop (corte) na imagem tanto na horizontal , quanto na vertical. Assim, uma lente 50MM numa câmera continuará sendo uma lente 50MM , mas com um ângulo de visão mais restrito porque houve um corte na imagem feito pelo sensor. Esse ângulo equivale, a 75MM de uma câmera Fullframe (dependendo do fabricante do sensor Canon ou Sony, pois precisa multiplicar a distância focal da lente pelo fator de corte do sensor 1.5 - Sony e 1.6 Canon) .

Mas há algumas diferenças sim entre por exemplo tirar uma foto em 75MM numa Fullframe e usar o ângulo equivalente num sensor APSC (que seria uma lente 50MM ), já que a lente 50MM continua sendo 50MM , mas com um ângulo de visão no sensor que equivale a 75MM. Isso ocorre porque as características da lente 50MM como distorções por exemplo, continuam sendo da lente 50MM . Embora aja diferenças na prática marginais, existe sim alguma diferença entre fotografar retratos com uma 50MM num sensor APSC e usar uma 75MM num sensor Fullframe. Tais característica ocorrem não pela distância focal das lentes apenas, mas por causa do tamanho do sensor que criam uma relação diferente entre a área em foco e desfocada, a distância da câmera para a pessoa que está sendo fotografada, etc.

Sobre usar lente 35MM no sensor APSC, realmente é um ângulo bem interessante pra se trabalhar. A própria Viltrox, fabricante chinesa, tem uma linha de lentes fixas equivalentes apenas pra sensor APSC em ângulo de visão que são as 23MM 1.4, 33MM 1.4 e 56MM 1.4 que são equivalentes em campo de visão respectivamente a 35MM , 50MM e 85MM do sensor Fullframe. Então são lentes bem interessantes nessa linha.

O que eu não entendi é, 35 mm não é usualmente feita para sensor APS-C e a 50 mm feita para FF? Pq pelo que eu entendi do que li, está sendo considerando que se colocar uma 35 mm no APS-C tem que considerar o crop, enquanto que eu acredito (ou acreditava dependendo da resposta) é que as 35 mm sempre seriam 35 mm por serem feitas especificamente para esse sensor, não sendo aplicável o fator de crop

A teoria por traz do fator de crop eu conheço, inclusive vi um video muito interessante dos Northup falando que até o f deveria ser recalculado ao usar uma lente FF no sensor APS-C por causa da perca de luz

Não sei de onde você conclui que 35mm é uma DF de APS-C, afinal é muito usada em FF.

Tem que multiplicar o crop sempre.

Lente 35mm DX significa apenas que o círculo de projeção dela cobre apenas um sensor de tamanho APS-C.

Por isso que perguntei, eu não conheço tantas lentes alem das que eu tenho e das poucas que gostaria de comprar
Esse era um achismo meu
Enfase no ERA

:smiley: