A Nebulosa da Águia

Essa semana fotografei a Nebulosa da Águia de novo. Dessa vez, usei:

  • Telescópio SkyWatcher Quattro 8"
  • Câmera ZWO ASI294MC Pro a -10°C
  • Montagem Equatorial iOptron CEM40
  • Filtro Optolong L-eNHance.

21 x 180 segundos de exposição (1:03 total), processado no Affinity Photo, Starnet++ e Topaz Denoise AI.

Como sempre, vale a pena ver a foto no tamanho original.

[center]

Eagle Nebula

Está bem legal, dá para ver os pilares !
Mas as cores estão diferentes, não ?

Já tentou a M1 ?

Dessa vez, achei as cores fiéis. O filtro duo-narrowband enxerga só uma parte do vermelho e uma parte do azul/verde.

Vou tentar a M1 um dia desses.

:clap: :clap:

Que legal!!

Mais uma nebulosa que eu nunca tinha ouvido falar. :assobi: :doh:
:smiley:

Essa aí é visível também de boa parte do Hemisfério Sul!

Não seria meu objetivo da noite passada. Mas tive uns probleminhas com o equipamento que impediram de fotografar o objetivo primário (exigiria exposições de 20 minutos!), então voltei a este objetivo aqui, pra medir progresso. Estou usando a ferramenta de enquadramento do NINA (a suite de captura de imagem), que está sendo uma mão na roda.

Foram 15 quadros de 6 minutos (1:30 horas), usando um Skywatcher 200 com redutor 0.75 (600mm f/3 equivalente), filtro STC Duo Narrowband e câmera ZWO ASI294MC, resfriada a -10 graus.

Empilhada com 40 flats, 40 dark flats, 30 darks no DSS, editada com Affinity Photo, Starnet 2.0 e Topaz Denoise.

Ficou ótima Felipe ! Mas precisou mesmo de tantos darks ?

Eu já os tenho, então sempre uso. Descobri que pra ficar mais fácil editar sem levantar muito ruído, que ter vários darks, flats e bias ajudam bastante. Como a câmera é refrigerada, posso fazer os darks a qualquer hora.

Faz sentido.