Adobe Lightroom Classic: atualizações junho/2021

Adobe Lightroom Classic: atualizações junho/2021

  • suportado nativamente em processadores Apple Silicon
  • recurso de super-resolução
  • melhoria do tethered live view para câmera Nikon

Atualizei aqui, nos M1 tem um bug que muda alguma questão do perfil de cor no LR e depois volta… questão de milésimo de segundo e é chato kkkkk. Da uma piscada de um perfil diferente do que se está trabalhando.

Sobre os problemas com VRAM continuam (no meu de 8gb) , então é importante manter desativado aceleração por vga pra não destruir o SSD.
O consumo de VRAM normal sem aceleração parece ter diminuido.

Atualizei ontem. Na verdade pintou aqui para atualizar o LR Classic, o PS e o Adobe Camera Raw.

E eu estou com um problema.
O LR atual (junho 2021) está aplicando automaticamente correção de lentes, nos raws CR3 da R6, e não sei como de como tirar esta correção automática.
Na camera está tudo desativada, formatei o pc, e mesmo assim, é jogar o RAW no programa e pronto, lá vem correção aplicada.

Alguém tem alguma ideia do que pode ser ?

Obrigado

Douglas, se não me engano, a correção automática começou a ser aplicada a muito tempo atrás. E gradualmente está espalhando para outras câmeras mirrorless.

Exemplo:

Exemplo de post em forum de discussão sobre o assunto em relação ao .CR3 (2019):

Fabricante de câmeras mirrorless passaram a incluir no arquivo RAW informações para correção de distorção, aberração cromática, etc. Que é o perfil de lente incorporado (built-in lens profile) e ele não pode ser desativado.

O perfil de lente incorporado é fornecido pelo fabricante e a Adobe simplesmente o aplica nos arquivos RAW.

Exemplos:


Sony A6300 + Sony E 10-18mm F4


Nesse caso o perfil incorporado corrige apenas aberração cromática. A lente possui perfil de correção da Adobe que pode ser aplicado.



Nikon Z6 + Nikkor Z 24-70mm F4


Nesse caso o perfil incorporado corrige aberração cromática, distorção e vinheta. E não tem perfil de correção da Adobe para aplicar.



Nikon Z6 + Nikkor AF-S 300mm F2.8 VR

Nesse caso como é uma lente mount F e tem o perfil da Adobe temos mais opções.




Fuji X-T4 + Fujinon 55-200mm


O que vale é o perfil incorporado

Ainda sobre o perfil de lente incorporado:

Parece que a documentação da Adobe está desatualizada com relação a esse ponto. Ressaltei abaixo a parte referente a isso. Observe que não cita nada com relação as ML da Canon, Nikon e Sony.

Cameras with built-in lens profile support

Lens correction for all Micro 4/3 (MFT) lenses and cameras, including Panasonic, Olympus, and other cameras (Fuji X, Leica Q, plus many point-and-shoot models from Canon) happens automatically without your interaction.

To find out if your lens is supported automatically, check the Lens Corrections tab.

Mais um link sobre o perfil incorporado de lentes, especificamente para Nikon Z:

Obrigado Andre, valeu ! Resolveu minhas dúvidas.

:ok: :ok: