Ajuda - como adicionar vinheta?

Peço ajuda: um passo-a-passo para adicionar uma vinheta preta circular ou elíptica em uma fotografia, com degradê desde as margens, clareando até o centro. Uso o GIMP 2.6, mas as ferramentas têm nomes parecidos com as do PS, portanto quem usa PS pode me ajudar. Sou analfabeto em tratamento, então devagar comigo…

Apostila para GIMP:
Nível básico Apostilando.com - Apostila completa de GIMP
Nível Intermediário Apostilando.com - Apostila completa de Gimp (81 Páginas)

Vinheta How to Add a Vignette to a Photograph with GIMP: 10 Steps

Extremamente agradecido!

tem muitas formas, eu uso uma foto de parede branca que eu fiz com uma objetiva “vinheteira”, aplico por cima em modo de transparencia, exagerando de acordo com o drama que eu quero, assim vc adiciona a vinheta com o ruído e naturalidade, fica ótimo.

Essa de usar foto como vinheta foi muito boa, realmente. Usei o método que o pictus sugeriu, atendeu bem, mas vou pensar sobre a parede para as próximas. Não tenho objetiva “vinheteira” (ainda - tô descobrindo o que gosto e montando o kit de equipo - e tô de olho numas lentes antigas) mas uma foto de parede COM a vinheta sugerida acima… olha que pode funcionar também!
Obrigado pela idéia, CJR.

besouro, agora to no netbook, mas quando puder eu te mando uma imagem de vinheta, se vc tentar com a APS não vai dar tão certo.

Falou, no aguardo então! (sem pressa…)