Aos usuários da Fuji X-Pro 1: compensa a troca por uma X-E2?

Olá,

Minha X-Pro 1 tem qualidade de imagem excelente, quanto a isso não tenho nenhuma reclamação. Mas, tenho ficado um pouco incomodado com o AF dela e tb uma certa “demora” depois de tirar a foto e processar, até ficar pronto novamente para a próxima foto.

Será que na X-E2 esses “probleminhas” seria minimizados?

Você trocaria a sua X-Pro 1 pela X-E2?? Por quê??

:ok:

Como um sério candidato a uma Fuji, vou acompanhar esse assunto :ok:

Se o problema for com a 60 macro, ela é lenta até na X-T1!

Já comentei aqui que, em minha opinião, o grande fator “gostança” da X Pro e da X100 era o visor híbrido. A qualidade da imagem, rapidez de resposta, autofoco não eram nada que fosse fundamental para comprá-las. Por melhor que seja a imagem em ISO alto, não vai se comparar a full-frame e, exceto se vc curte brincar de DxO Labs, ao final são todas distinguíveis apenas colocando uma ao lado da outra. Eu acho isso.

Eu a trocaria apenas por uma X100s ou uma XT-1, se o visor não for importante para vc. A XE-2 só vai fazer vc perder dinheiro ao trocá-la pela XT-1 daqui a pouco… :ok:

Tbm concordo.

Acho que isso responde sua pergunta, apesar da comparação ser com a XE1:

Eu fiquei encucado com essa demora, e estou fazendo umas fotos bobas aqui com a X Pro 1, mas acho que vc está muito exigente: tome cuidado para não entrar na “síndrome da busca pela câmera perfeita”. Aqui na mesa estou com a X Pro, a X100s e a 70D, e nenhuma substitui totalmente a outra, cada uma no “seu quadrado”, com suas demoras, exatidões e inexatidões, e não estou achando a X Pro com nada que não seja uma diferença característica e aceitável (para mim…) no AF e no esvaziamento do buffer… Isso que vc está dizendo pode ocorrer pelas seguintes razões:

  • Lente com AF relativamente lento: a 35 f/1.4 “demora” mais do que a 18-55 e a 55-200 para focalizar, embora seja infinitamente mais rápido do que eu usando manual… A 60mm é “famosa” pela lentidão, mas ela é uma macro e não uma portrait rápida…

  • Power Save Mode ligado (deixe desligado);

  • Salvando em RAW + FINE e usando cartão antigo e muito lento;

  • comparação com outras: a X Pro perde para a X100s, para a (ex-) NEX 6 e a Canon 70D, mas uns poucos milissegundos a menos não vão compensar um espetacular (para mim…) visor híbrido, lentes intercambiáveis, lentes prime wide específicas para APS-C etc.

Temos que tomar cuidado com a “síndrome” nestes tempos de lançamentos seguidos… :ok:

Hum… aí que está o “x” da questão: de fato esse novo processador é mais rápido!! E o valor de tabela da nova X-E2 está por 999,00 vs. 1.199,00 da X-Pro1 (na B&H). Por mais 100 doletas já é o valor da X-T1… :ponder:

Por que um valor ainda tão alto da X-Pro1?? :aua:

Porque o visor híbrido é mais caro…

Entendo todas essas questões… mas, o que não entendo é como uma câmera que até o ano passado era a TOP de linha da Fuji, ter essa demora do buffer para processar… não é preciosismo não; demora uns 2 segundos!!! Na T4i não demora nem um segundo…

É que esse aspecto para mim é de fundamental importância, pois como gosto de fotografar cenas espontâneas, esses 2 segundos são uma “eternidade”, e já perdi muitos “momentos decisivos”…

Tentei modificar as configurações que sugeriu, e não mudou praticamente nada… estou usando cartão extreme classe 10 (45MB/s)!!

Em relação ao AF, usando a 18-55mm, não vejo problemas na velocidade do foco… o que está pegando mesmo é essa demora para salvar a imagem e liberar novamente…

Bom, vou fazendo novos testes… vamos ver como vou me adaptando… o firmware é o 3.20.

Puxa, mais caro que um processador e sensor novos?? (…e outras perfumarias…, a XT-1 é selada…!)

O processador e sensor entram na economia de escala, eles usam muito mais sensor e processador do que OVF. Mas se o que te encomiada é o Buffer, acho que a troca compensa sim!

Além das coisas q o Pope falou, eu acrescentaria o fato da XPro1 ainda não ter sucessora…

Fernando, essas informações são de conhecimento geral: a câmera ainda é a TOP de linha da Fuji (vamos ver se essa XT-1 vai fazer sucesso mesmo…), mas não pela velocidade de operação de suas funções nem pelas opções de vídeo em comparação com as demais, mas sim pela qualidade da imagem e pelo visor híbrido. Ela veio com o mesmo tamanho da Leica numa tentativa de a Fuji conquistar quem aprecia determinadas características e aceita abrir mão de velocidade no desempenho. A Fuji não deu certo com suas tentativas de penetração nas DSLRs, e viu que a fatia de mercado das mirrorless convencionais já estava bem ocupada, e veio com uma ideia de “câmera antiga com funções modernas”. A X Pro era a 'Leica para as massas", e acertou em cheio com o que o mercado de usuário “não full-frame mas também não MFT” queira: boas primes APS-C e experiência de Leica a preços razoáveis. Conseguiu.

Este review da Luminous Landscapes, como citações do Zack Arias (Cameras and lenses that were supposed to be for CP+ (even though there’s no CP+) - Luminous Landscape) tem várias informações sobre as contradições dessa câmera, esta especificamente sobre o que vc falou:

“Buffer: The buffer on the X-Pro1 is too small. I hung it up effortlessly in continuous shooting. Write speeds on my Class 6 SDHC card were also painfully slow. That may improve with more modern cards and firmware upgrades. In normal RF-style shooting, the buffer is, ultimately, unlikely to be a big issue. For those shooting jpegs, it probably won’t be an issue at all.”

E tem mais coisa nessa seção do “dislikes”… :slight_smile:

Acabei de fazer um teste usando um cartão classe 6, e realmente demora até 5s se vc setar RAW+FINE. Se setar apenas JPEG FINE demora 2s. Como comprei cartões SDHC1 classe 10 de 95mb/s para fazer o hacking da (ex-) Pana GH-2 ano retrasado, eu os uso e esses tempos caem pela metade. Por isso essa demora não me aborreceu… Boa herança da GH-2… :ok:

Isso que vou fazer: comprar um cartão desses de 95mb/s e ser feliz com a X-Pro1… cada vez me surpreendo mais com os resultados!! …olha, está “batendo” a 5DMarkII…!!!