Armazenamento de Fotos

Há algum tempo (que susto ver que estou no fórum desde 2013, o tempo passa rápido pakas :dizzy_face:) eu fiz um tópico sobre backup que rendeu boas coisas, pode ser que ajude o autor e o resto do pessoal:

Estávamos (inclusive eu) tentando achar esse tópico que você havia criado… legal que ajuda a agregar mais informações.

Não recomendo de jeito nenhum os WD Caviar Green. Todos os que tive quebraram em menos de 1 ano.

Tenho tido boa experiência com os Seagate.

Eu excluiria HDs da Seagate - acho muito ruim e todos os hds que queimaram na minha mao foram Seagate.

Tenho varios HDs Wester Digital ( 5 ao total ) que ficam ligados 24 horas por dia. Ja estao funcionando assim a 3 anos e meio a nunca deu problema.

Tenho desde a linha green ate a black ( melhor de todos ) e nao tenho o que reclamar.

Que engracado Felipe, comigo a experiencia foi inversa.
So deu problema com Seagate.

A principal foco do Caviar Green eh economia de energia. Eles nao foram feitos para usar no pau. P/ isso tenho a linha black, mas mesmo a red tambem aguenta.

Obrigado pelas respostas. Eu estava pendendo por lado da WD, porem acho que vou continuar dando uma aprofundada melhor sobre o assunto.
Semana passada conversei com um amigo meu tecnico em informatica e especializado em restauracao de HD’s, e ele me falou que o maior problema aqui no Brasil sao os HD’s falsificados. Segundo ele, a maioria dos HD’s em circulacao tanto internos como externos sao falsos. Principalmente em locais como Santa Efigenia… etc…
Fica a dica ai, comprar sempre de lojas grandes e confiaveis. As vezes pagar mais barato pode acabar deixando a gente no prejuizo.

Se tratando de backup, quando mais melhor, porém é necessário possuir uma metodologia para se achar pois senão não é backup e sim bagunça, de nada um monte de cópias se você não se acha.

Apesar de RAID não ser backup eu acho válido, RAID 5 seria o ideal.

Sistemas NAS eu acho legal, eu utilizo um da Buffalo, porém é como o colega citou, de der pau você fica na mão, um sistema customizado seria bem mais interessante e barato.

Acho o ideal é um backup NAS com RAID 5 ( 3 HD de 1 Tbytes, total 2 Tbytes útil) + um backup do backup, um HD externo de 2 Tbytes já está ótimo.

Depende de quanto $ você tem.

Obrigado a todos pela ajuda no topic.

Analisando um pouco e pensado sobre o assunto chequei a seguinte conclusao.

1 ) Backup do cartao dentro da maquina.
2) Passar o conteudo do Cartao para um HD externo ( 2tb cabe pelo menos 40.000 - 50mb por foto )
3) Passar o conteudo do cartao para um DVD e deixar 1 com cada fotografo ( ainda no evento mesmo )
3) Passar o conteudo do HD externo para o micro onde vai trabalhar
4) Copiar o conteudo do HD de Backup para outro HD e deixa-lo em casa ou outro lugar longe do estudio.
5) Enviar as fotos p/ um Servidor Cloud ( CrashPlan ou Google )

Eh legal ter um NAS, mas nao vi tante necessidade, ja que vai ter backups no Cartao de Memoria, 2HD, estacao de trabalho e cloud.

Essa pelo menos esta sendo a minha ideia

Cada caso é um caso… Se este modo servir para você, vá em frente. Só recomendo que tenha pelo menos 3 cópias do material.

Nao sei se essa eh a maneira ideal. Por isso acho que toda discusao eh valida.

Mas de qualquer forma estou com 6 backups

1 no cartao
1 em dvd
2 em hd
1 desktop
1 cloud

Se mesmo assim der mer… eh porque nao era p/ ser.

Existe o ideal teórico e o ideal prático, tem que ver se você vai conseguir aplicar todos estes passos que você citou, e de uma forma catalogada e organizada.

Antes 2 passos organizados do que 5 sem controle e que afete o evento em que estiver.

Como disse o amigo, cada caso é um caso.

A boa prática de backup está justamente na metodologia.

Olá pessoal, boa noite. Vim atrás desse tópico no fórum porque estou enfrentando problemas de armazenamento no meu PC, meu HD e meu SSD estão quase cheios, e eu sinto que posso melhorar a forma de armazenar as minhas fotos sem ficar sufocando meu PC e nem a nuvem, que já faço uso dela. Eu tenho algumas dúvidas em relação ao armazenamento:

  • Tem alguma utilidade em guardar fotos em RAW ou eu posso guardar apenas as fotos em JPG?

  • Devo guardar todas as fotos editadas de um trabalho (as melhores) ou devo guardar todas as fotos desse trabalho? Tirando fotos subexpostas e superexpostas, é claro.

Perdão se não captei a mensagem do tópico, como sou iniciante na fotografia, confesso que boiei um pouco kkk agradeço desde já a sua atenção :grin:

Você faz como quiser, desde que se cubra no contrato ou com uma comunicação clara com cliente.

Meus arquivos pessoais eu não apago RAW.

Arquivos de trabalho eu apago RAW anualmente e arquivo os jpg pra sempre.
Mas não tenho obrigação legal nenhuma de fazer isso.
Pois informo que as fotos são apagadas X meses após a entrega.

Caso resolva apagar tudo, é bom ter uma forma de provar que entregou o trabalho.