[ARTIGO] Entendendo a Profundidade de Campo (DOF)

Muito bom,
Post extremamente esclarecedor.

Belo artigo… ja salvei aki!

ótimo, salvei e irei ler com calma a noite :slight_smile:

Léo, sua explicação está perfeita, muito esclarecedora para todo o texto e o até aqui discutido.

Por favor, como garantir antes um perfeito ajuste fino de foco, para depois perceber corretamente que afastando o ponto de foco existe uma região aceitável?

Tive que ler duas vezes pra comecar a entender. Muito confuso esse tema, da nó na cabeca.

ralgarve este ponto resume tudo…

[QUOTE]Assim podemos resumir a questão da Profundidade de Campo da seguinte forma:
Aumento da abertura –> Reduz a DOF.
Aumento da DF –> Reduz a DOF.
Redução da distância do objeto em foco –> Reduz a DOF.
Redução do tamanho da mídia –> Reduz a DOF.
Aumento da cópia final –> Reduz a DOF.
Aumento da distância de visualização –> Aumenta a DOF.
[/quote]

Leo, deixa ver se entendi…

Normalmente escolhemos lentes com menor distancia focal (35mm por exemplo) tentando fotos com menor profundidade de campo, mas na verdade essa menor profundidade só é possivel pois estamos mais perto do objeto.

alguém consegue explicar como é possivel realizar uma foto dessa natureza

http://i2.wp.com/www.street-photographers.com/wp-content/uploads/2014/06/street-bw033.jpg?fit=1200%2C2000

Qual o “problema” com essa foto?

Em termos técnicos me parece razoavelmente simples…

abraço!

Excelente Tópico, Parabéns!

É impressão minha ou estamos tendo um surto de desenterradas?

Isso é bom. Quer dizer que o pessoal tem usado a ferramenta de busca.

Olá obrigado pelo tópico, gostei muito.

Sou novato aqui no fórum, e desejo muito aprender sobre fotografia. andei lendo umas informações no site dicas de fotografia. Agora quero me aprofundar mais no assunto.
Valeu

Pois é.
Quando criam topicos duplicados reclamam e mandam usar a pesquisa.
Quando usa a pesquisa, reclama que desenterrou os tópicos.
Paradoxo.

Excelente tópico, retira o mito do DOF… muito bom mesmo!!!
Acredito que os tópicos de “Artigos, Tutoriais e Dicas” devem ser “desenterrados” sempre, afinal a teoria e a física não mudaram e novos fotógrafos vão chegando ao fórum…

Um comentário: Quando selecionamos o modo de foco com múltiplos pontos (nomes variados de acordo com a marca) - apenas estamos deixando a câmera com liberdade para escolher em qual ponto deseja realizar o foco automático, geralmente ela utiliza o ponto que foca no objeto mais próximo da câmera, correto?

Faço o comentário, pois já escutei coisas como “deixo no foco com múltiplos pontos pois a foto sai mais nítida com tudo em foco” - entendo que tal fato não é verdadeiro, uma vez que o plano de foco é unico.

Abraços

Muito bom seu artigo Leo.
Só tem uma coisa que precisamos deixar mais em evidência, está escrito por você mais acho que faltou evidenciar. Se pegarmos a mesma lente e mudarmos a mídia, FF e APS-C e quisermos o mesmo angulo de visão, tipo “head and shoulders” o DOF será mais corto na FF pois voce estará mais perto do objeto, ou seja, iremos alterar a variável “distância do objeto”.

Como exemplo, se eu quiser pegar uma modelo de corpo inteiro e eu tiver uma 50mm F1.8 e usá-la numa T3i (APS-C) eu precisarei estar a uns 10m de distância pra pegar a modelo inteira dos pés a cabeça e já na FF bastaria estar a uns 5-7m. Nesse caso estamos querendo a mesma imagem e estaremos mais próximos do objeto, portanto irá interferir no DOF então FF + 50mm a 6m dá um DOF menor que APS-C + 50mm a 10m, Por isso falamos que FF tem DOF mais curto, pois pra ter a mesma imagem precisamos estar mais pertos e essa variável, “distância do objeto” como você mesmo falou influencia no DOF.
Outra coisa que interfere a favor da FF é que ela capta a imagem periférica criada pela lente e já a APS-C pega o centro, assim o APS-C perde a captura de parte da imagem que geralmente está mais perto e outra que está mais longe da lente, que geralmente está mais desfocada, perdendo parte da imagem desfocada, ficando mais com o “miolo” focalizado.
Tente este efeito usando uma Helios 44-m4 e verás que não irá conseguir tanto “swirl” quando com uma 5d. IMG_1478 | swirl bokeh | Silvano Rocha | Flickr

Eu também acho muito melhor desenterrar do que duplicar topico. outro dia desenterrei um de 2006, pois busquei e achei o assunto, acho muito melhor. Claro que existe um bom senso aí.
Cara, o fato de deixar com multiplos pontos e a foto sair mais nítida deve ser porque o usuário deixa tudo no automatico (modo verdinho), aí a camera vai escolher um F11-16 e aí realmente vai aparentar mais foco.

Sou estudante de fotografia, e a DOF é hoje o assunto que mais me mostra o quanto tenho a aprender em fotografia!
Gostei do texto Leo, exclarecedor!

Nada diferente do que está escrito, porém apenas exemplificando, criei dois vídeos sobre o assunto:
Parte 1

Parte 1: profundidade de campo

Parte 2

Parte 2: a influência da distância

Espero que gostem.