[ARTIGO] Fotometria para Inicantes em Modo Manual

Alexandre

A questão colocada por voce com certeza daria uma artigo interessante , fica aqui a sugestão para voce escrever um artigo .

Em relação as fotos do artigo em questão .

A situação aqui , novamente foi de decisão , e de objetivo primário , que era mostar , para iniciantes , que existe diferença entre :

  1. Usarmos matricial / spot
  2. Levarmos a cor em consideração ou não

Neste momento nao estou considerando , para efeito didatico , outros pontos , e ate por isso , por exemplo dexei o ceu estourar .

Em caso de ser uma foto que requeresse de maior precisão , ou o tema do artigo fosse outro , com certeza deveria se levar em conta outros pontos como :

a. que uma boa parte da placa estava na sombra , e seria necessário possivelmente se tomar mais de uma fotometragem e decidir ( novamente a decisão ) qual iria melhor representar o que se qeuria mostrar

b. que a cena como um todo tem uma gama tonal ampla e deve-se cuidar disso .

c. Ajustar o balanço de branco ( usei o automático nestas fotos )

c. melhor angulo que privilegia–se a placa ( porem minha intessão foi justamente mostar que a cada decisão temos ganhos e perdas ) .

Abraços
Fábio José

Não precisa de artigo, vc já escreveu e inclusive, acho que anteontem teve um que abordava a mesma questão.
Só respondi para não acharem que sempre tal cor terá uma compensação fixa, ou seja, quis adicionar ao tópico.

O que achei estranho no artigo é que na imagem 4 o lápis azul tem uma tonalidade claramente mais clara (perdoem a redundância) que os lápis verde e vermelho. Ta óbvio que ele não precisa ser compensado em -1. Isso é resultado de pensar fotometria apenas levando em consideração a cor. A tonalidade da cor é mais importante do que a cor em si quando se fala em fotometria, e isso foi totalmente omitido do artigo.

Rafa ,

  1. Obrigado pelo toque , realmente não ficou claro no artigo que a tonalidade da cor deve ser levada em conta .
    Coloquei isto de forma indireta 2 pontos do texto , porem esta implicito. , vou melhorar o texto .

… Perceba que coloque 4 lapis de cor , de 4 cores bem diferentes , porem na imagem em P&B os dois centrais se apresentam com tonalidades quase iguais, consequencia do conceito que o fotometro mede a luz refletida , e não a cor .
…Para todos os casos devemos sempre efetura testes e verificar no histograma o resultado …

Inclusive ja tenho a imagem que ira demonstar isto , vou ver se posso alterar o texto para termos um texto unico e mais completo , ou estarei colocando como um tópico complementar .

  1. Em relação a cor do lapis , tromei o cuidado des escolher o azul mais escuro que representasse o -1 . E verifiquei olhando em outros monitores que ele realmente aparece mais claro , vou tambem corrigir

Abraços
Fábio José

Isso, a cor só influencia a fotometria de forma indireta, pois o fotômetro busca o cinza 18%. O verde e o vermelho dos lápis, quando convertidos em preto e branco, tendem a assumir um tom próximo ao cinza médio, por isso se “zera” o fotômetro neles. Mas se fossem verde ou vermelho mais claros, eles produziriam um cinza mais claro quando convertidos, assim como a recíproca também é verdadeira, por isso se faz a compensação.

Este tópico tem tudo para se tornar uma excelente referência para quem busca saber de fotometria.

MUITO interessante!! Deu pra ter uma bela noção inicial!

Legal, parabéns pela iniciativa.

Excepcional conhecimento compartilhado. Obrigado. :worship:

Tenho uma “superzoom”, a Sony CyberShot HX-1 que no modo manual expõe o histograma (pequenino) no VF se desejar. Todavia, a minha Alpha SLT 37 trabalha com a famosa escala de EV. Histograma com ela só acessando os menus…

Muito bom!

Ótimo tópico!
Tirou boa parte das minhas dúvidas.
Obrigado por compartilhar. :ok:

:clap:

Cara, tou começando agora…

queria algumas dicas pra que eu possa melhorar… ja li muita coisa mas ainda tou bem verde… tenho que ler muito.

Essa foi minha primeira experiência… se vocês puderem avaliar agradeço.
Imgur

É do Ceará Gozozu?

Tenho fotos de flores que tirei na Engenhoca na minha página do Flickr.

Qual a sua câmera?

Abraços

Eu tenho um filtro ND Variável, mas confesso que nunca o utilizei :hysterical:

No caso, ao aplicar o ND, precisarei compensar a exposição para atingir a tonalidade amarela do logo, logo, o céu continuará estourado do mesmo jeito, certo? Exceto se o filtro a que fora referido para não estourar o céu fosse aqueles degradê…fazendo com que a parte de cima fique escura e a de baixo da foto fique normal.

Estou correto? :ponder:

Se você tem um filtro ND variável, a parte mais “escura” do filtro deverá estar alinhada à região mais clara da foto e o inverso, obviamente, também é verdadeiro…

Estou correto??

Abraços

Acho que você está confundindo o ND variável com o graduado.

Pois é…

Nelio,

sou do Ceará sim… minha camera é uma Cybershot Hx1… é bem simples… meus pais tinham comprado ela e eu comecei a mexer e me enteressei… passei uma semana lendo assuntos sobre fotografia e dps fui pra la pra praticar… muito boas suas fotos… qual sua camera? o que achou das minhas?

Eu tenho uma Sony HX-1 também, além de uma Alpha SLT 37. Eu comecei a fotografar com a HX-1, usando a possibilidade dos controles manuais. Tenho duas lentes e uns apetrechos para turbinar a HX-1…

Suas fotos são simples ainda e espero que tenha bastante curiosidade em explorar seu equipamento, pois a HX-1 é uma compacta “superzoom” que surpreende. Dá para fazer muita coisa com ela.

A gente vai conversando…

Abraços sinceros

Nélio,

como você trabalha as temperaturas de cor e balanço do branco das suas fotos com a Hx-1 já que ela não salva em formato RAW?

Abs,