[ARTIGO] Uso do Flash na Fotografia

Excelente artigo… principalmente para iniciante.

Vou ler e reler…

Obrigada!!!

Isabella

O uso do flash externo é bastante complicado, mas ainda bem que estou tendo acesso a muito material. Ainda que eu não use com tanta freqüência é sempre bom saber como funciona. O meu ainda é um modelo antigo, um Vivitar, mas para o aprendizado dá pro gasto.
Obrigada pela difusão do artigo.

Olá rapaz! Que artigo maravilhoso! O flash hoje em dia é uma arma extremamente interessante, já passou o tempo que flash estourava e deixava as cores mortas, chapadas… Hoje em dia com os controles de distância-intensidade do flash (ETTL), o flash apenas destaca as cores, diminui o ruido na imagem (facilita a vida do sensor)! Fazendo a fotometria correta, sem problemas! O que não pode é forçar o flash, usando uma velocidade de disparo muito rápida fazendo com que o sensor capte apenas a luz emitida pelo flash e não do ambiente (natural), assim a imagem fica ruim… Claro, fotos sem flash para causar sombras intencionais e efeitos de contraste são muitas vezes desejáveis e tornam a foto criativa.
Resumindo, vamos acabar com essa história de que flash estraga a foto! Isso é coisa do passado!
Parabéns novamente, muito bom artigo, Volcano!
Abraços, Blasius.

Excelente artigo! Uma pena que as imagens nao estao aparecendo…

Parabéns, excelente conteúdo!
Mas, não consigo ver os exemplos…

[]s,

Otimo artigo

Simplesmente completaço!!!
Material muito bem explorado.
Excelente. :wink:

Ótimo artigo!!

Abraços

Olha show de bola esse artigo. Me esclareu muitas dúvidas. Pena que muitas fotos não estão vísiveis.

Obrigado pelo artigo.
Muito importante para mim que estou começando agora.

Muita coisa q eu não vi ainda

Parabéns pelo artigo! Obrigada por compartilhar!

Gostei muito desse tutorial, valeu pela dica

Estou usando uma Panasonic LUMIX - DMC-FZ 50 e comprei um flash automático SUNPAK 383.
Na realidade não sei usar direito com câmera digital, se uso a câmera no automático ou o que fazer para tirar um bom efeito, visto que a luz dele é bem superior ao do flash da maquina. Porem para perto o da maquina dá um bom resultado no automático ou programa.
O manual da maquina é em inglês e complica um pouco, não consegui em português.
Grato, Alex

Maravilhoso o Artigo…aqui tudo é muito bacana!

Muito bom esse site

Bom estudo!
Ótimo para ler e consultar sempre.

por que quando eu coloco o flash na maquina
não consigo aumentar a velocidade ?
ela não passa de 200

tenho uma Nikon D80
minha principal dificuldade é fotos a noite

Por conta da velocidade de sincronismo. Procure utilizar a opção “High Speed Sync”. Qual o mdelo do seu flash?

Li uma das respostas q foi postada em 10/08/2007 onde diz q o flash 580EX da cannon pode ser usado em outra máquina, tinha uma 30D da Cannon e agora to com uma D200 da Nikon, mas ainda tenho o flash 580ex, gostaria de saber se alguem ja teria feito esse teste…

Obrigada