[ARTIGO] Uso do Flash na Fotografia

nossa, que fotos maravilhosas.

Exelente dicas!Estou ainda apanhando um pouco do SB-80,masvamos em frente,posso confiar memo no TTL, e o que significa TTL-BL? Abraço!

Adorei o artigo. Acho que poderia ter mais exemplos de como usar com a segunda cortina… explicando como foi feito a foto com a carta. Não temos dados EXIF?

Acabo de comprar meu flash e passei a noite lendo o manual (rssrsrs) e este artigo com certeza me esclareceu mta coisa… obrigada!

ótimo artigo!

Vale a pena ver - tem varios videos sobre Flash/Strobe/Flash Meter

http://zedomax.com/blog/2010/05/27/photography-101-how-to-use-a-light-meter/

SB 900

Obrigado… deu uma flash nas idéias!!!

Ontem fiz um casamento, e no fim da recepção (ainda bem, rsrsr), o flash não soltava a potência necessária, ficava a foto escura, a luz saia, parecia normal, mas a foto ficava escura, a configuração era a mesma usada desde o começo da recepção, achei estranho, depois parou de ficar escura, voltou ao normal.

O que será que é, o flash tá bixando? Já aconteceu isso com alguém ?

Belíssimo artigo. Vai ajudar muita gente que tinha dificuldade em trabalhar com flash. Com certeza este artigo vai tirar muitas dúvidas de outras “publicações” que não tem a mesma “força” esclarecedora deste. Parabens!

Eu não gostava de usar flash.
Mas, depois que aprendi algumas técnicas de strobist, estou apaixonado pelo tema.
O problema é não estourar as finanças de casa comprando vários flash.
kkkkkkk

Cara que Dica essas ein!!

Fiz até uma apostila para mim ler com calma.!!!

Valeu

Ótimo artigo, parabéns!!!

Olha, meu SB900 chega segunda e eu não faço idéia de como mexer nele… muito bom o artigo, vou até favoritar p/ eu poder ler mais com calma também, valeeu!

Tem um best seller fantástico para isto… qual é mesmo o nome dele??? hum??? ahh… lembrei… M.A.N.U.A.L.

É o best seller menos lido em todos os tempos…

:hysterical:

Uma duvida:
Estava numa festa, no escuro de boate, fui fotografar duas garotas e não consegui foco, fiquei sem graça, pedi desulpas e saí…
Como evitar que isso ocorra novamente?
Nikon d7000, Flash Sb600
Por favor e Obrigado

Pulso de luz para ajudar no foco. Tb chamado de pré-flash. No Manual tem como fazer.

No caso da Nikon, o flash lança uma grade vermelha que funciona muito bem mesmo… normalmente já está ativa por padrão no flash, mas como falhou para você, tem que entrar no menu e ativa-la… tem que olhar no manual para ver onde ativa… não lembro-me de cabeça.

Os flashes da Canon (não sei as outras marcas) soltam o pré-flash (informação do Mr. Hyde) informou… é um strobo que funciona também de maneira muito eficiente.

:ok:

desta vez voce errou feio
o be sele
se chama Manuel!!! :hysterical: :eek:
abs.

SENSACIONAL!! Diverti-me horrores com o flash ontem e postei até uma foto no facebook… haha