[BLOG] Aprenda fine art

Como muitos fotógrafos estão querendo entrar nessa área e oferecer esses serviços, estou deixando aqui um blog que tem uma categoria somente para fine art, além de tema relacionados.

Lá tem um guia sobre fine art para iniciantes: http://helioprint.com.br/blog/fine-art/

:clap:
Aprendi bastante coisa! Obrigado por compartilhar!

Bem bacana, cara! Obrigado pelo conteúdo!

Ótimo trabalho! :clap: :clap: :clap:

Ando mergulhado na parte de impressão. Será de grande ajuda. valeu!

Achei algumas controversas aos meus conceitos e um ou outro esta errado… alguém mais teve esta impressão? :hysterical:

O que você encontrou de diferente dos seus conceitos?

Obrigado por compartilhar! Vou ler o material todo :ok:

Colega, pelo seu nick acredito ser você o proprietário do blog

Ficou muito boa a diagramação e explanação do conteúdo, parabéns!!!

O que sei também foi lendo e estudando e existe uma grande possibilidade de EU ter entendido errado, mas em todo caso existem alguns pontos que penso um pouco diferente

Quando fala sobre o manuseio das obras com luvas de algodão (está certo), vc justifica ser por deixar marca de digital no papel (sim protege), mas o verdadeiro intuito é não passar gordura das mãos para o papel pois isto irá gerar acides.

O que pode acontecer é que se o aspirante a impressor pode estar sem as luvas e pegar pela borda branca do papel e esta borda ser emoldura criando assim um ponto de acidificação. A reserva alcalina do material de emolduramento é destinada a fins mais nobres do que a gordura de manipulação

A grande vantagem do papel fine art é de não usar o branqueador ótico e as trocentas texturas e substratos existentes, razão pela qual temos um gamut “pequeno” em alguns papeis quando comparado a um papel fotográfico everyday. No seu texto vc cita que eles aceitam gamut de cor Adobe RGB, sRGB, claro que é verdade, mas o importante deste papel como impressor não é exatamente isto e sim a característica e raridade do papel.

Você chama de drives os perfis icc (impressora x papel), isso pode confundir um pouco

No item “preparando a imagem para impressão” vc jogou pedra na cruz :no:

O ideal é deixar o gamut de cor em ProPhoto (isto vc não escreveu), sempre em 16bits e tem que ter nascido assim, não adianta transformar.
Fazendo em 8 bits uma impressão de tamanho razoável, um 40x60 por exemplo, já se vê banding numa maquiagem mais trabalhada ou uma paisagem.

Parabéns pela iniciativa :ok:

Abs

Marcio

Obrigado!

Legal, cara. Já modifiquei algumas partes do texto com suas sugestões.

Toda contribuição é bem vinda! :ok: :ok: