Bom Dia

Markowic, a Nikon ao contrário da Canon tem linhas de lentes com e sem motor na lente. Aliás, não tenho certeza, mas acho que a Canon inventou essa de lente com motor próprio (se eu estiver errado, alguém me corrija) quando saiu do mount FD para o EOS. Com isso atraiu a ira de um monte de fotógrafos que de um dia para outro viram suas lentes se tornarem incompatíveis com o novo sistema, mas em compensação conseguiu criar lentes com foco muito mais rápido e preciso em função do motor ser desenhado especificamente para a lente. Com isso, aliado à sua óptica que já era boa, acabou por dominar completamente o mercado de fotografia esportiva e fotojornalismo, áreas onde um autofoco rápido é necessário. E esse domínio continua até hoje, basta ver a quantidade de lentes L nos campos de futebol ou autódromos.

Então no mount Canon EOS, todas as lentes tem motor de foco, e nenhuma camera tem motor de foco.

No mount Nikon, que não mudou a sua baioneta, as lentes podem ter motor de foco (as mais caras) ou não. E os corpos podem ter motor de foco (ou não). Então para vc ter autofoco, vc necessita uma lente com motor de foco ou um corpo com motor de foco.

Por exemplo, a equivalente mais barata Nikon da EF 50mm f/1.8 não tem motor de foco. A D5000 não tem motor de foco. Então vc não terá autofoco. Já a D90 tem motor de foco no corpo, então vc terá autofoco com lentes sem motor sem problemas, embora normalmente o foco quando feito pelo motor do corpo seja mais lento que o foco feito pelo motor da lente.

Ufa, acho que era isso. Qualquer imprecisão na mensagem, por favor me corrijam.

Abçs

Interessante. Não tinha conhecimento deste detalhe. Obrigado pelos esclarecimentos.
:slight_smile:

isso tbm estou vendo,mais vi algumas lentes da nikon mais baratas q a da canon,fui para brasilia,achei a xsi por 1.500…barata so que na feria!!!

Eu comprei uma T1i em dezembro. Paguei 800 dolares no paraguai. Nao tenho do que reclamar, apesar das limitacoes de uma semi-profissional. Um dos diferenciais e a gravacao de video em full hd