Calibração, WB, ColorChecker, Espectrofotômetros e Colorímetros

Olá Pessoal!
Tô doidinho aqui…
Comprei um Laptop HP e preciso calibrar o monitor…to lendo sobre um monte de coisas que nunca fiz…na verdade, por incrivel que parece meu Dell velhinho, cansado, de 2009 não me dava esse trabalho, sempre imprimi e fiquei feliz com o resultado das cores. Ocorre que no HP vejo tudo azulado (de leve…mas azulado) e com muito brilho, e por isso resolvi pesquisar sobre calibração e tal. Aqui mesmo no forum tem muita coisa, mas uma duvida surgiu: Uma coisa é eu calibrar o monitor, com colorimetro, como um colormunk, por “exemplo”. Isso feito ainda existe o colorcheker, no qual eu calibrarei minha camera e usarei na realização das fotos…
é isso?
Com o monitor calibrado e registrando em RAW, esse color checker “pode” ser dispensado né…? :assobi:

Abraço,
M Rezende
Ps: Já to lendo todos os tópicos do Pictus…mas sou lerdo mesmo… :doh:

São coisas diferentes…
Munki para calibrar o monitor e ColorChecker para ajustar o balanço de branco da foto e/ou criar um perfil para a digicam.
O Colorchecker seria indicado se vc faz fotos de obras de arte ou produtos, para o resto prefiro usar um cartão
cinza como o Whibal e/ou usar o Balanço de Brancos Personalizado(página 121).

Btw, a tela dos notebooks geralmente são ruins, melhor usar com um monitor externo.