Calibragem de Monitor

Bom dia pessoal…

Estou com um problema de calibragem no meu monitor LCD (LG Flatron W1941S).
Sempre usei a calibragem padrão dele mesmo. E as minhas fotos tratadas sempre apareciam boas na maior parte dos outros monitores que eu via.
Só que eu estou querendo imprimir minhas fotos, e ai que começou o problema. Mandei as fotos que ja tinha e elas ficaram muito escuras e sem vida depois da impressão.
Então utilizei o Calibrize para calibrar o monitor, e tudo agora parece muito claro na tela dele. Não testei a impressão ainda, mas minha dúvida é: eu terei que ter dois arquivos? Um para monitores e outro para impressão?

Coloquei duas imagens para vocês verem a diferença e me dizer qual é a melhor no monitor de vocês. A 1.a é sem calibração.

Abraços.

http://farm3.static.flickr.com/2435/4560998983_f3594e165b.jpg

tenho um iMac 24", calibrado com o calibrador Huey Pro da pantone. Porém tenho problema em todas impressões, pois meu monitor, mesmo calibrado, é muito brilhante, e minhas fotos tendem a ficarem escuras em outros monitores/impressão.

A foto 1 está melhor aqui, mas ambas estão boas. A primeira está melhor por que vejo mais detalhes na plumagem, tem mais contraste.

Obrigado pela resposta!!!

Deve ser o mesmo problema que eu então… pois acho a 1.a foto melhor aqui tb… A 2.a eu mandei imprimir para teste.

Abraços.

Procure fazer suas fotos em mudar frequentemente o laboratório.

Baixe um target em sRGB (o Pictus já postou vários aqui) e mande imprimir no lab onde fará as fotos, em seguida ajuste seu monitor baseado no target impresso.

Isso vai ajudar muito.

Gostei bastante desta solução… vou tentar.
Porém, estava lendo sobre o Adobe Gamma do CS2. Existe alguma maneira de fazer alguma configuração como ele fazia? Ou só nos ajustes básicos do monitor mesmo?

Um amigo tinha o mesmo problema, falei para usar um Spyder3 + ColorEyes Display Pro e problema resolvido…

Existe o QuickGamma QuickGamma, mas a única calibração que presta é via calibrador…

Tadeu, trabalho com colorimetria há 20 anos e para nós que queremos fidelidade e para que possamos cobrar dos LABs aquilo que queremos é essencial a utilização de um hardware para calibrar.

É um equipamento barato se compararmos ao que gastamos com nossas câmeras e lentes.
Utilizo e recomendo o Spyder 3 Elite. Na BH ele custa US$ 224,00.

Considero melhor comprar o Spyder3 Express que custa US$90,00
caso o software default não der conta do resultado, pode usar com o ColorEyes Dislpay Pro ou
basICColor e ambos dão de 10 a zero no soft da Datacolor.

A poucos dias a Datacolor deu update no software do Elite(só do Elite), segundo a Datacolor
ficou muito melhor… Melhor que o ColorEyes eu duvido…

Funciona bem? Usou já com o leitor Spyder?
Sempre tive vontade de fazer testes mas como o Elite sempre deu certo não arrisquei…

Sim **ARGYLL!** - basICColor Display e ColorEyes Display PRO :smiley:

O resultado é muito superior ao do soft da Datacolor…
Cada caso é um caso, melhor experimentar os 2, sendo que para o Spyder3 o ColorEyes tende a ser melhor do que o basICColor, apesar de que o basICColor pode criar profile sRGB.

Blz Pictus, valeu mesmo! Como gosto disso (muito) vou baixar o demo e gostando compro rapidinho.
Grande abraço!

Estou com esse problemao e correndo do eyeone display, estou decidido a comprar esse spyder, agora qual dos 3 comprar:
Datacolor Spyder3Pro Display Calibration System from Datacolor
Datacolor Spyder3Elite Display Calibration System from Datacolor
Datacolor Spyder3Express Color Calibration System
A diferenca não é tão grande, gostaria de saber se tem diferença de produto ou somente o software da datacolor? alguempode me ajudar?

O Elite é igual ao Pro, só muda o Soft e o Express é o mesmo hard, mas sem o inútil sensor de luminosidade ambiente…

Compra o Spyder3 Express e calibre com o Argyll **ARGYLL!** - basICColor Display e ColorEyes Display PRO

Se quiser algo melhor pega o ColorMunki Photo e use o com Argyll…

Vlw Pictus… vou pedir o express… gostei do seu Post… esse Argyll é fera mesmo!!!
Gostaria de saber se esse Monaco OPTIX XR é tão bom quanto o spyder?
abs

Onde vai comprar?
Se ele for o DTP94b, é o melhor puck que existe, só não calibra monitor wide gamut, tinha parado de ser fabricado, mas parece que voltaram…

BTW, para o DTP94 calibrar wide gamut só via matriz de correção como no Quato iColor Display
e agora também no Argyll(se alguém com o hardware adequado fizer a matriz)

Para monitor wide gamut o ideal é um ColorMunki Photo, só que $$$$

Vou comprar na Bh…
No meu caso preciso de um custo/beneficio… pq estou sem muito $$$ e colormunki é carissimo!!!
Sabe de algum lugar no Brasil para comprar o spyder3?

A BH não vende OPTIX XR a séculos…
Só alguns poucos vendem o DTP-94 Welcome to integrated-color.com

No Brasil não conheço onde tem, se tiver vai custar muito caro também.

Tenho um Spyder 3 sobrando. Se alguém quiser posso ceder. abs

Eu quero!