Estou com um problema de calibragem no meu monitor LCD (LG Flatron W1941S).
Sempre usei a calibragem padrão dele mesmo. E as minhas fotos tratadas sempre apareciam boas na maior parte dos outros monitores que eu via.
Só que eu estou querendo imprimir minhas fotos, e ai que começou o problema. Mandei as fotos que ja tinha e elas ficaram muito escuras e sem vida depois da impressão.
Então utilizei o Calibrize para calibrar o monitor, e tudo agora parece muito claro na tela dele. Não testei a impressão ainda, mas minha dúvida é: eu terei que ter dois arquivos? Um para monitores e outro para impressão?
Coloquei duas imagens para vocês verem a diferença e me dizer qual é a melhor no monitor de vocês. A 1.a é sem calibração.
tenho um iMac 24", calibrado com o calibrador Huey Pro da pantone. Porém tenho problema em todas impressões, pois meu monitor, mesmo calibrado, é muito brilhante, e minhas fotos tendem a ficarem escuras em outros monitores/impressão.
A foto 1 está melhor aqui, mas ambas estão boas. A primeira está melhor por que vejo mais detalhes na plumagem, tem mais contraste.
Procure fazer suas fotos em mudar frequentemente o laboratório.
Baixe um target em sRGB (o Pictus já postou vários aqui) e mande imprimir no lab onde fará as fotos, em seguida ajuste seu monitor baseado no target impresso.
Gostei bastante desta solução… vou tentar.
Porém, estava lendo sobre o Adobe Gamma do CS2. Existe alguma maneira de fazer alguma configuração como ele fazia? Ou só nos ajustes básicos do monitor mesmo?
Tadeu, trabalho com colorimetria há 20 anos e para nós que queremos fidelidade e para que possamos cobrar dos LABs aquilo que queremos é essencial a utilização de um hardware para calibrar.
É um equipamento barato se compararmos ao que gastamos com nossas câmeras e lentes.
Utilizo e recomendo o Spyder 3 Elite. Na BH ele custa US$ 224,00.
Considero melhor comprar o Spyder3 Express que custa US$90,00
caso o software default não der conta do resultado, pode usar com o ColorEyes Dislpay Pro ou
basICColor e ambos dão de 10 a zero no soft da Datacolor.
A poucos dias a Datacolor deu update no software do Elite(só do Elite), segundo a Datacolor
ficou muito melhor… Melhor que o ColorEyes eu duvido…
O resultado é muito superior ao do soft da Datacolor…
Cada caso é um caso, melhor experimentar os 2, sendo que para o Spyder3 o ColorEyes tende a ser melhor do que o basICColor, apesar de que o basICColor pode criar profile sRGB.
Estou com esse problemao e correndo do eyeone display, estou decidido a comprar esse spyder, agora qual dos 3 comprar:
Datacolor Spyder3Pro Display Calibration System from Datacolor
Datacolor Spyder3Elite Display Calibration System from Datacolor
Datacolor Spyder3Express Color Calibration System
A diferenca não é tão grande, gostaria de saber se tem diferença de produto ou somente o software da datacolor? alguempode me ajudar?
Vlw Pictus… vou pedir o express… gostei do seu Post… esse Argyll é fera mesmo!!!
Gostaria de saber se esse Monaco OPTIX XR é tão bom quanto o spyder?
abs
Onde vai comprar?
Se ele for o DTP94b, é o melhor puck que existe, só não calibra monitor wide gamut, tinha parado de ser fabricado, mas parece que voltaram…
BTW, para o DTP94 calibrar wide gamut só via matriz de correção como no Quato iColor Display
e agora também no Argyll(se alguém com o hardware adequado fizer a matriz)
Para monitor wide gamut o ideal é um ColorMunki Photo, só que $$$$
Vou comprar na Bh…
No meu caso preciso de um custo/beneficio… pq estou sem muito $$$ e colormunki é carissimo!!!
Sabe de algum lugar no Brasil para comprar o spyder3?