Canon EOS R5 - atualização de firmware

Esse aqui?

Sim, tinha outro que criaram antes da noticia sair no site, não sei se unificaram.

:ponder:
Lembro de uma discussão grande nesse aspecto em relação ao FW 1.5.0 em relação ao 1.4.0.
O Douglas Fernando até comentou isso em algum tópico por aqui. Na R6 ele achou o desempenho do AF melhor no FW 1.4.0 em relação ao 1.5.0.

Daqui a pouco ele aparece e diz se atualizou para a última versão e o que achou.

Esse tópico tá meio doido pq tem gente, inclusive, discutindo se é melhor copiar o arquivo do firmware conectando a câmera no computador ou transferindo usando um leitor de cartões.

Parece que tem alguns relatos de problema de foco na distância minima com a 100-500.

Não é um teste extremamente científico mas testei em vários objetos aqui em casa tanto em 100mm quanto em 500mm e não notei diferença do AF na distância minima.

Coloquei algumas fotos de aves na tela do computador :assobi: (nada científico mesmo :doh: :hysterical:) e não notei nenhum comportamento diferente do que já estava acostumado.

Inclusive é um atributo bem elogiado, a distância mínima dessa lente.

Grande André, beleza meu amigo !

Sim, atualizei a minha para o 1.5.2, porém ainda não testei a fundo em pessoas e nem em aves.
Há boatos, que dizem que agora o foco ficou igual da versão 1.4.0, ou seja, muito bom. Mas estou curioso requisito bateria, pois até agora a versão 1.4.0 é a mais economica, onde era comum chegar a 2.500 a 3.200 cliques com uma única bateria… e a versão 1.5.0 não chegava a 1.700 cliques.

Duro que estou com um vazio na agenda de social, sem eventos por estes dias.
Mas qualquer novidade, venho aqui comentar :ok:

Diz a Canon, que a grande atualização será no final de março 2022.
O que será estão tramando ???

Boa pergunta, 2 atualizações de firmware no mês… :ponder:

A Canon R3 permite escolher algumas opções de “frames por segundo” no modo de obturador eletrônico. Na R5 é fixo em apenas 20 fps. Poderiam alterar isso e passar a ter a opção de 15 fps.

Na R5 não tem deteção de objetos quando os modos Zone AF e Large Zone AF são usados, na R3 tem. Pode ser que isso mude.

Não creio que a R5 receba a opção de deteção de veículos similar a R3.

Podia ser qualquer valor entre 1 e 20, não custa quase nada implementar isso.

Não acredito que venham mudar isso, pelo simples fato, da camera fazer 12 fps mecanico.
Na R3 faz sentido elaborarem melhor o modo eletronico, devido o rooler shuter dela ser muito bom, bem eficaz, quase uma Nikon Z9 rs.
Eu tenho utilizado modo eletronico só em aves, devido a minha 500mm f4 IS ser série 1, então a canon limita lentes series 1 há 7 fps no máximo no modo mecanico, porém no eletronico, mantem os 20 fps aproximadamente… mas conforme a ação da ave, movimento de asas, levemente saem em forma não condizente com a realidade.

Minha humilde opinião, é uma área que não desperta interesse deles em mexer, pois não melhoraria o uso.

Efeito do rooler shuter, modo eletronico, asa levemente envergada.

Parecei de usar em câmeras mais antigas faz tempo:

Certo, só não entendi o que tem uma coisa haver com a outra.
Inclusive deveria poder escolher no mecânico qualquer valor entre 1 e 12.

Se existem situações que 5fps ou 9fps me atende, não tem porque eu lotar o cartão atoa com 20fps…

Não tem nada haver com melhorar ou piorar efeito rolling shutter, pelo menos para o que pensei.


Firmware 1.6.0

Firmware Version 1.6.0 incorporates the following enhancements and fixes:

  1. Adds [Auto Power Off Temp.: Standard/High] to the menu for movie recording. When [High] is selected, the camera will not automatically turn off when the temperature of the camera body and card become high, which may allow for longer movie recording than before, depending on the shooting conditions. Note that the temperature of the bottom surface of the camera may increase at this time.
  2. Adds the ability to convert multiple HEIF images into multiple JPEG images.
  3. Enhances the performance of “Movie Digital IS”. It stabilizes the image when taking selfies or walking shots using a wide-angle lens.
  4. Fixes minor issues.

Firmware 1.6.0

Canon USA

Valeu André, já fiz nas duas… :ok:

TESTE

teste de resposta na nova plataforma Discourse. :grinning: