Casamentos - Pequenas (mesmo) dicas para iniciantes

Olá pessoal.
A algum tempo atrás, fiz um post num grupo de fotógrafos iniciantes do Facebook, com algumas dicas, situações para quem tá iniciando na cobertura de casamentos.
Deixando claro, não é a verdade absoluta sobre tudo. Posso estar errado e peço que me corrijam onde estiver.
Deixo aqui um pedido, a quem também faz casamentos, que complemente o tópico com suas ideias.

Vou replicar o post aqui:


CASAMENTOS – DICAS E SUGESTÕES PARA INICIANTES.
Fala galera, belezinha? Como já disse aqui algumas vezes, não me acho melhor que absolutamente ninguém. Tenho muito a aprender, e aqui no grupo mesmo, tem muita gente melhor que eu, mas que talvez não tenha tempo/paciência/disposição para escrever…
Dito isto, essas são algumas dicas que humildemente ofereço, baseado nesses anos de fotografia que tenho, focado especialmente em casamentos, além de formaturas e debutantes. Ficou loooooongo, mas se você quer realmente fotografar casamento, acredito valer a pena a leitura. Nesse artigo, tomei como base/princípio um casamento tradicional, cerimônia em igreja/civil e festa após a cerimônia.
Fiz também algumas montagens, com fotos retratando os momentos. Espero que gostem.
Bora lá: “Como é a cobertura de um casamento?” Resposta: é puxada!
Então… A cobertura de um casamento começa um dia antes: Cheque as baterias, pilhas, cartões de memória, deixe tudo carregado, cartão devidamente formatado, veja como estão as lentes, se estiverem sujas, deixe tudo limpinho, etc. Balada e farra no dia anterior, nem pensar. Comidas diferentes, também. Passe longe daquela gororoba que parece deliciosa mas que nunca provou. Não é zuera. Um fotógrafo sumindo da igreja por piriri é tão grave quanto um obturador travado.
No dia, se alimente bem, beba bastante água, use roupas confortáveis, mas de acordo com a ocasião.
O que não pode faltar na cobertura de um casamento, de jeito nenhum:
** MAKING OF DA NOIVA - caso seja contratado: tenho vários pacotes, com serviços e preços diferenciados. O mais simples, não prevê ensaio pré-wedding, civil em cartório, nem produção da noiva. É uma boa para atender mais segmentos.
Como fazer o making of da noiva? Fotos espontâneas, algumas posadas, momentos de descontração entre as madrinhas e a noiva… Quando tiver brinde, é legal fazer. Aqui entra um ponto importante, quando estiver fazendo orçamento com a noiva: Dois fotógrafos, vc consegue deixar um lá no salão até ela ficar pronta, enquanto o outro vai pra igreja, etc, fazer decoração e ficar a postos. Se estiver sozinho, TEM QUE DEIXAR EM CONTRATO, que vai ficar no salão de beleza por X minutos, e depois vai à igreja. Exemplo: “Cobertura do making of da noiva das 15h até 16h30, partindo para cerimônia às 18h em seguida”. E por que tanto tempo? Se fura um pneu do carro, uma batida travando o trânsito, qualquer coisa pode acontecer. E é preciso chegar a tempo de fotografar a decoração da igreja/salão de festas, antes do início.

** DECORAÇÃO DA IGREJA – Importante, fotografar o corredor aberto, close de alguns arranjos, foto externa da igreja, se possível. As noivas gostam, e as empresas de decoração te agradecem as fotos, na forma de indicação, rsrsrs.

** ENTRADA DOS PADRINHOS, CRIANÇADA, PAIS, NOIVO: Importante, pois é onde os padrinhos justificam os presentes caros, e vestidos, rsrsrs. Algo como “nossa, dei uma geladeira e nem apareci nas fotos”. Cuidado. Maioria dos casamentos é fim de tarde, entre 17h e 18h. Se tiver muita luz entrando de lado, acerte a fotometria em um ponto do corredor, e não saia dali. Espere os casais chegarem até o ponto que vc “acertou” a luz, e fotografe ali.
Eu particularmente, fotografo entrada com o foco em AI SERVO. Mas é costume, se não se sente seguro, melhor deixar quieto.

** ENTRADA DA NOIVA – Amigo(a), se você perdeu a entrada da noiva, você perdeu metade do casamento. É o momento mais impactante do evento, todo mundo espera essa hora.
Eu fotografo a quase vinte anos, e até hoje, meu coração acelera na hora da entrada da noiva.
Faça várias fotos, abertas, fechadas, vá até o meio do corredor, (se não tiver vídeo, porque ninguém quer treta com videomaker, rsrs) vire de costas, faça uma foto do noivo, a expressão dele geralmente é incrível! CUIDADO aqui, a noiva tá chegando perto do noivo. É a hora que o pai dela o cumprimenta, e “entrega” a noiva. Se você ficar no meio do corredor, vai pegar só as costas do noivo. Tente ir para a beiradinha, meio que diagonal, pra pegar os três na foto. Costuma render muita foto bonita ali.

** NOIVOS NA CERIMÔNIA – Quando o casal para em frente ao celebrante, é a hora de você garantir o “arroz-com-feijão”. Nesse momento, os dois estão sorrindo, olhando um para o outro, felizes e admirados! É quando você vai pegar os melhores sorrisos e expressões. Garanta ali várias poses. Aberta dos dois, fechada, closes individuais, enquanto o celebrante fala, você pode ir até o fim do corredor e fazer foto de costas, enfim. Use sua criatividade e tempo livre. Não esqueça de fazer foto do pessoal das leituras. Muitas vezes, são parentes/amigos, é importante para eles.
Se estiver sozinho, CUIDADO com as fotos de costas, no corredor. Evite subir em mezanino/andar superior, caso haja na igreja. Demora pra caramba e você pode perder lances importantes lá no altar.

** RITOS DO CASAMENTO – Aqui, é fogo, porque varia de acordo com religião, celebrante, etc.
Mas o normal é ficar ali, de prontidão, clicando cada movimento, cada passo que o celebrante der.

** ENTRADA, ENTREGA E TROCA DE ALIANÇAS – Outra parte CRUCIAL do casamento. Geralmente, as alianças vêm no meio da cerimônia, com um casalzinho de crianças. Fotografe as crianças entrando, fotografe a entrega, e suba para o altar. Nessa hora o celebrante vai fazer a oração/benção das alianças, e você precisa pegar essa foto. A foto do padre jogando agua benta fica especialmente bonita, as noivas adoram.
A troca das alianças é tensa, porque a gente nunca sabe como o celebrante vai fazer. Ele pode ficar no cantinho dele de boas, ou pode entrar na sua frente e cobrir tudo. Aí lascou.
Eu particularmente, faço as fotos de aliança nessa posição: Quando o noivo coloca, eu fico em cima do altar, do lado do noivo, pegando a noiva mais de frente. Aí vou rapidinho para o corredor pegar a noiva colocando aliança, de frente para os dois. (Lembrando, eles estarão de frente um para o outro) Eu costumo usar tele nesse momento, minha freela fica com a foto aberta. Se não tiver tele, não fique “em cima” do casal, se não os convidados não conseguem ver a cerimônia.

**ORAÇÃO, BENÇÃO E BEIJO – Depois das alianças, eles geralmente ajoelham, para oração, etc. Nessa hora, você terá uns dois ou três minutos para ir até o corredor fazer uma foto.
Depois volte para o altar, e fique esperto porque logo vai ser o beijo. Na hora do beijo, você já vai ter uma noção de como é o celebrante. Se é na dele, se quer aparecer, se fica quietinho, se anda muito. Se posicione de acordo com a situação, e não perca por nada, hehe.
Lembre: “ENTRADA DA NOIVA, ALIANÇAS E BEIJO” O tripé da fotografia de casamento, rsrsrs.

**FOTO COM PAIS/PADRINHOS/CRIANÇADA E SAÍDA – Geralmente é de boa, não tem mistério. Várias igrejas deixam fazer foto ali na saída, com o altar da igreja de fundo. É uma garantia de que vai ter foto de todos os padrinhos, recomendo fazer.
Eu particularmente, não fotografo saída dos padrinhos, acho mó perda de tempo. Faço apenas a saída dos noivos. Aí é clicar, clicar, enfim. Vale pedir pra o casal parar no meio do corredor e dar um beijinho. Fica bonito. Alguns pastores evangélicos gostam de fazer uma benção no meio da saída, cuidado pra não perder.

Acabou a cerimônia, respira, e bora pra segunda/terceira etapas.
** ENSAIO DO CASAL APÓS A CERIMÔNIA – Esse momento é importante por dois motivos:

  1. Dá tempo de os convidados saírem da igreja e se acomodarem no local da festa com calma;
  2. o principal, os noivos relaxam, se acalmam, e você tem um tempo para os dois. Esses ensaios vão de 20 minutos a uma hora, dependendo da igreja/recepção/assessora, etc. Assessoras de casamento, seja sempre amigo delas. Se ela não tiver te passado o cronograma do casório antes, pergunte “QUANTO TEMPO TEMOS?”, sempre. A partir daí, você se programa para fotografar o casal com calma, de boas.
    Um ensaio bonito, fotos do casal, abertas, fechadas, só da noiva, só do noivo… Se o motorista do carro deles for amigo/parente/padrinho, faça uma foto com ele, vai ficar bem feliz.

    Feito isso, vamos à recepção:
    **RECEPÇÃO – Suponha que você já tenha fotografado a decoração da recepção antes (ou seu 2º fotógrafo), é hora de fazer a entrada deles, fotos protocolares, corte do bolo e brinde. A ordem varia muito, depende do tempo que têm, da assessora, enfim.

    **ENTRADA - De boa, só clicar, as expressões geralmente ficam lindas. CUIDADO COM A CRIANÇADA CORRENDO PELO SALÃO! Você não quer se estropiar de costas no chão. É foda, os pais não cuidam…

    ** FOTOS PROTOCOLARES - pais, padrinhos, avós, irmãos, etc. “UÉ, MIKE, NÃO TIRAMOS FOTO DOS PADRINHOS NA IGREJA?” Sim, tirou. Mas lá é tipo um “backup”, caso não consiga fazer na recepção. A noiva gastou uma porrada de dinheiro em decoração para o lounge das fotos, é melhor garantir. Além disso, avós, irmãos, etc, geralmente não são padrinhos.
    ** BOLO E BRINDE – O nome já diz tudo. Aquela foto posadinha, cortando o bolo, e vrau. Aquela coisa de um dar o bolo na boca do outro, já morreu faz uns 15 anos. Só faça, se alguma tia chata mandar, ou o maitre insistir. O brinde, mesma coisa. Estoura a champagne, tacinhas do lado, olhando pra câmera, um pro outro, beijinho e boa. Cruzar braço também é coisa do passado, só faça se mandarem, rsrs.


    Agora é o tempo que o casal vai aproveitar a festa. Deixe eles em paz, não fique enchendo o saco com foto o tempo todo. Deixe-os conversar, andar de mesa em mesa, etc. Fique meio de longe, mas a postos, caso eles peçam uma foto com algum convidado na mesa. Não precisa ir laaaaá no lounge fazer essa foto. Se eles quisessem essa foto lá, a assessora saberia e teria levado o convidado lá. Seria “menos importante”, digamos. (Com todo o respeito)
    Fotografe as comidas, os buffets adoram, e retribuem com marcação nas redes e indicação. É sério, rsrs.
    Fotografe o casal se servindo, caso seja à americana, e só. Não precisa fotografar todo mundo na fila, é tosco. Essa foto do casal mesmo, 99% dos casos, vai só para buffet.

    Nada de foto com o casal sentado na mesa e apontando os talheres para o prato, com cara de morto de fome. É feio, hahaha!
    Atenção: Jante no momento em que o casal estiver jantando, se deixar pra depois, você não consegue.
    Depois do jantar, geralmente tem o buquê, valsa e a baladinha. Alguns têm a gravata. Se tiver, não precisa fotografar todas as mesas: as mais importantes são as dos pais. Essas, tente não perder. Faça algumas fotos abertas, tente pegar expressões, bagunças, e boa.

    A noiva jogando o buquê, é tradicional. Faça fotos dela ali de frente, chama ela pra fazer uma olhando pra você, fica bonito. Se tiver uma cadeira pra subir, fica melhor ainda. No instante em que ela jogar, “Senta o dedo”, disparo sequencial no H, um monte de foto mesmo!

    Valsa também, vai da criatividade do fotógrafo, sem deixar as tradicionais de lado. Aberta, de frente com a pista de dança, fechada, closes, enfim.

    Começou a baladinha! Fotografe o casal dançando, brincando, as rodinhas de convidados! Agora é hora de deixar rolar a festa. A assessora geralmente não interfere mais, é só ir clicando os momentos.

    Quando sentir que está bom de foto, que o povo começou a ficar feio (bêbados, descabelados, vestido amarrado na cintura, gravata amarrada na testa, etc), tá na hora de ir embora.

IMPORTANTE: CONVERSE COM O CASAL antes de ir embora! “FULANA, FULANO, JÁ ESTÁ BOM DE FOTO PRA VOCÊS? TEM ALGO, OU ALGUÉM QUE EU NÃO FOTOGRAFEI E VOCÊS QUEIRAM?” Se disserem que tá tudo bem, ótimo! Abraço, felicitações, agradecimentos, e tchau.
**INDO EMBORA – Euzinho aqui, nunca carrego os cartões de memória na mochila de equipamento. Se aparecer um ladrão, entregue a mochila de boas, fique na sua e boa. Equipamento, você compra outro, (ou nem precisa esquentar a cabeça, se tiver seguro)
Explicar pra noiva que os arquivos dela foram roubados na saída do casamento dela, ou no portão da sua garagem, é complicadíssimo.
** EM CASA – Antes de dormir, faça backup de tudo. Se estiver muito cansado(a), descarregue pelo menos no PC, sem formatar o cartão. Se estiver de boa, PC e HD externo.
PRONTO, você fotografou o casamento! Agora, rotinas de edição, entrega, aí vai de cada um. Boa sorte e sucesso a todos nós!


— Dá para fazer um casamento sozinho? Dá. Não é o mais recomendado, e a cobertura fica mais simples, mas sim, dá. Porém, quando se tem um contrato sozinho, tem que pensar em tudo. A maior diferença é na questão do making of da noiva, e na variedade de ângulos, poses, composição… Em dois, você deixa o freela garantindo o arroz-com-feijão, e fica livre pra criar. Sozinho, tem que garantir o básico e depois criar. Com o tempo e experiência, fica mais fácil.
—RAW ou JPG? Eu uso M-RAW nos casamentos, com 80d. As fotos ficam com 14mp.
—Câmera de entrada com lente do kit. Dá pra fazer? Dá sim. No início do digital, eu usava uma 300d, a famosa Rebelzona, e ia bem. Mas um flash é muito importante. Muito mesmo. Não que você vá ser obrigado a usar o flash. Mas, FLASH É IGUAL DINHEIRO, ARMA DE FOGO E PRESERVATIVO: MELHOR TER E NÃO PRECISAR, DO QUE PRECISAR E NÃO TER.
— Câmera reserva, é mesmo obrigatório? Pra mim, sim. No início, eu alugava câmera, ou contratava freelas só pela câmera extra. Coloque o custo no contrato, mas não precisa falar pro casal. Uma sugestão, caso não tenha jeito: chame um amigo, para ir junto, ofereça o portfólio em troca da segunda câmera. Fotografem juntos, e troquem os arquivos. Assim, os dois ficam com arquivo legal, de dois fotógrafos, e com câmera reserva. Melhor duas Rebel T3i do que uma SL3, e assim vai. Duas câmeras, duas lentes, dois flashes… Tudo reserva.
Em 2007 eu tive uma 30d travada na hora da marcha nupcial. Se a 10d velha de guerra não estivesse ali de backup, “tchau”… Por isso é sempre bom ter dois de tudo.
Bom, é isso… Espero ter ajudado, fico à disposição para quaisquer dúvidas, caso algum colega queira complementar com algo que esqueci/deixei passar, seria legal tbm!
Abraço!

Parabéns pelo post :clap:
Sou apenas um hobista e não tenho a menor intenção de ganhar dinheiro com fotografia, mas rendo meu respeito a todos que se propõem a ajudar os colegas com dicas bacanas como essas.

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Excelente artigo!

Meus parabéns!!! :clap: :clap: :clap:

Parabéns pela iniciativa Mike, aqui no fórum tem outro artigo bom, mas não com o cuidado que você teve de colocar as fotos para exemplificar, confesso que não tenho muita paciência para falar sobre casamentos/eventos, até para postar algum eu meio que desanimo, mas fico feliz quando alguém decide gastar um pouco do seu tempo e contribuir dessa forma. :ok:

:clap: :clap:
Excelente artigo!

Parabéns Mike! Excelente artigo :clap:

Opa galera, que bom que gostaram, obrigado! :ok:

É um pequeno começo para quem quer iniciar nesse segmento, algumas dicas básicas, boas para os novatos.

O mostruário tá antigo, monte de casamento de antes da pandemia, rsrsrsrs.

Bom até para o pessoal aqui do fórum, quando alguém pedir dicas de casamento, dá pra mandar esse link, rsrsrsrs