Celular DSLR

A pergunta da primeira postagem é se o celular poderia ter uma câmera com o nivel-DSLR. Nível eu entendo como qualidade de imagem, recursos da câmera e ajustes manuais. Ou seja, o que a câmera entrega.

Obturador mecânico e espelhos é a tecnologia atual. É como ela faz.

Poderia um sensor menor e um obturador eletrônico, por exemplo, entregar a mesma qualidade?

Se você afirma categoricamente que nunca será, pode cair na mesma armadilha de vários visionários de tecnologia já caíram antes.

Prefiro dizer que, por enquanto, não. Mas está claro pra mim que é a direção e o desejo da indústria e dos usuários. Isso explica o marketing da Sony.

Ok, me desculpe, Eduardo. Eu entendi completamente errado todo o post.

Mas sob o novo entendimento, a qualidade dos smartphones já é altíssima, suficiente pra fazer 99% das fotos que a população precisa fazer.

A maior vantagem das câmeras “tipo DSLR” é mais a ergonomia. Visor, controles, acessórios compatíveis, etc. É aí que os dois produtos passam a não ter absolutamente nada a ver um com o outro.

Interessante o ponto que você tocou sobre ergonomia.

Será que em alguns anos teremos essa ergonomia oferecida na forma de um acessório para o nosso super computador/câmera de bolso?

Algo na linha de uma dock station que transforma um celular em uma estação de trabalho desktop… É o mesmo problema da ergonomia, só que em outra área.

Olha. A Samsung tem um aparato que transforma o Galaxy em um PC. Saída pra mouse, teclado e monitor 4K. Mas eu não confiaria todo meu trabalho ali. Embora seja muito interessante pra quem usa basicamente planilha, processador de texto e email pra trabalhar.

Ou seja, o smartphone já faz o papel de PC que boa parte das pessoas precisa, mas ainda não tem a mesma usabilidade.

Seguindo a mesma tendência, a Dell tem na linha Optiplex, a empresarial, desktops poderosos e minúsculos que encaixam atrás dos monitores. O downsize é uma forma de correr atrás da tendência.

Eu uso uma DSLR pesada, uma 5DSr. Não saio com ela fora do estúdio, a não ser pra shoots em locação. Quando viajo, passeio, vou fotografar família, festa na escola, levo minha outra câmera, uma Fuji XT2, que, apesar de, na minha opinião pessoal, não me oferecer a mesma qualidade da minha DSLR (e aqui incluo dezenas de critérios aplicáveis apenas ao meu uso), tem uma excelente qualidade para a finalidade que eu destino a ela.

Acho que o problema foi a comparação no assunto do tópico. Que seria mais plausível: celular mirrorless

Na verdade nem precisa disso, o grande apelo da mirrorless é o sensor grande sem espelho. Se os celulares melhorarem o sensor, vai ficar muito próximo. Em compensação as deles vão estar absurdamente com mais recursos… Vai saber…

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando Tapatalk

Lembra do Nokia N-Gage??? :dizzy_face:

http://www.gamecrate.com/wp-content/uploads/2014/10/drewpissedngage.jpg