Cometa McNaught

Oi… alguém aqui vai tentar fotografar o cometa McNaught? Eu adoraria poder fazer isso, mas, mesmo não sendo necessário nenhum apetrecho tecnológico para observá-lo, fotografá-lo com a minha Sony W5 é uma tarefa impossível…rs
Se alguém conseguir poste as fotos e diga qual equipamento/configuração utilizou.
Abaixo segue matéria do UOL News sobre o assunto.
Abraços

16/01/2007 - 20h44
Saiba como observar o cometa McNaught, o mais brilhante em 40 anos

Veja entrevista em vídeo

Da Redação

Cometa mais brilhante em quarenta anos poderá ser visto no Brasil nesta semana. O cometa McNaught é atualmente o objeto celeste mais brilhante depois do Sol e da Lua.

Amaury Augusto de Almeida, professor do departamento de astronomia da USP, explica que o cometa pode ser observado abaixo da linha do Equador, a partir das 20h30.

“As pessoas devem olhar na direção do pôr do Sol. O cometa está ficando mais alto em relação ao horizonte, o que facilita a observação”, conta. O olhar deve se voltar para o sudoeste, à esquerda do planeta Vênus. Ele lembra que a poluição atmosférica e luminosa dificulta a visualização do cometa.

Segundo o astrônomo, o McNaught deve ter um brilho 100 vezes maior do que o Halley. Ele é o cometa mais brilhante desde o Ikeya-Seki que passou pela Terra em 1965.

Link para a matéria

Do jeito que está nublado e chovendo ultimamente tá muito difícil.

No UOL saiu uma hoje:
http://noticias.uol.com.br/ultnot/album/070118_album.jhtm?abrefoto=12

Abraços,

Ricardo

Também saiu na Folha on line…

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u15869.shtml

Foda!!! Tá chovendo aqui agora… :blue: :blue:

Todo dia chove… PQP! :rude:

Em tempos, vi na CNN em espanhol, uma reportagem filmado na Argentina… Lindo!!! O por do sol bem avermelhado e o cometa beeeeem grande no horizonte!!!

(grande, se comparado ao Halley… rsssssss… que foi quase virtual…) :laughing:

Pois eh… chove ou tá nublado.
:mf_tongue: :rude:

Pois é… o Halley, como bem disse o Davisato, foi um cometa virtual… esse que parecia atender as nossas expectativas vai acabar passando em branco devido ao mau tempo :rude: …

C/2006 P1 McNaught

Não consegui ver por causa das nuvens! Agora só passa daqui a uns 700 anos ou nunca mais :blue:

Caramba! Vendo o EFIX dessa foto [ All sizes | Comet McNaught | Flickr - Photo Sharing! ] eu vi que foi tirada por uma Sony Alfa 100 e com ISO 200… Achei muito granulada. Que acham?

Abraços!

Hummm… A menos que a pessoa tenha granulado de propósito, pois acabei de me tocar:

Software: Adobe Photoshop Elements 3.0 Macintosh

Aki no Rio não tinha como Galera…

Nublado, chuva…

Abraços!

Poderia ter aparecido um diazinho depois :\

mas ainda não acabou.
ele vai continuar nesta semana. soh que um pouco mais tarde, e não logo após o por do sol.

vou ver se vejo ele hoje.
aqui em floripa, por enquanto está de sol e céu aberto.
oremos!

Não consegui ver por causa das nuvens! Agora só passa daqui a uns 700 anos ou nunca mais :blue:
Acho que a nossa oportunidade de vê-lo ou fotografá-lo é essa, pois em entrevista de seu descobridor publicada na Folha de São Paulo, a previsão para outra visita deste cometa à Terra é de 100 mil anos... :bye2:


Cometa McNaught é flagrado no céu de Christchurch, Nova Zelândia. (folha de SP).

Editado: Retirei o link para a matéria, pois para visualizar a entrevista é necessário ser assinante da Folha de São Paulo ou do UOL.