Compacta para fotografar jóias

Olá pessoal,alguma dica de uma boa câmera compacta para fotografar jóias?

O investimento maior aí, deve ser em iluminação. Se tiver uma boa iluminação, até um bom celular com controles manuais serve pra essas fotos.

Obrigado pela dica e atenção Helena

O ideal é uma câmera que tenha opção de macro, muitas compactas tem. E como a Helena disse, procure investir em iluminação :ok:

Uma Nikon Coolpix S3500 serve bem, tem função de macro a 5cm, 20.1 megapixels com uma
boa qualidade de imagem, preço na média de 300,00

Tem que ver a questão de profundidade de campo. Se o cara quiser que a joia toda fique em foco, a função macro não vai ajudar muito, a não ser que ele faça o “bracketing” e empilhamento de foco.

Em compacta o dof é bem grande, acho que não terá problemas

Mas se usar a função macro, a profundidade de campo diminui bem.

Acabei de comprar a lente 24mm stm 2.8 da canon. E olha que casou perfeito com minha sony nex. Imagem muito nitida, foco rápido, macro, e tamanho muito pequeno. Igual essa:

macro? :ponder:

É o que diz na lente, macro a 0,16m. Segue uma amostra sem edição e usando o flash da nex (que não é lá essas coisas):

https://live.staticflickr.com/65535/33805359608_33ca29b1d5_c.jpg

Veja maior no flickr: https://www.flickr.com/photos/131593054@N05/33805359608/in/dateposted/

Quer dizer que a distância mínima de foco dela é 16cm, ela não é macro!

Mas você pode colocar tubos de extensão para virar

Bom na lente tem a inscricao macro. Quero ver como se sai com luz natural. Recebi ela agora a noite e quiz compartilhar. Pelo que testei em materia de foco e nitidez minha opiniao é que supera a 50mm 1.8 stm na mesma abertura, velocidade e iso

vou aproveitar o topico do Lucas para sanar a minha duvida que e exatamente a mesma…

Helena voce e mestra nesse tipo de assunto e sempre ajuda o pessoal…

uma Sony RX100 da conta de fotografar joias? com um mini studio box? daqueles medio nivel da bh?

muito obrigado quem puder sanar esta duvida… pois tenho uma aqui.

Teoricamente qualquer câmera fotografa jóias, até a câmera de celular. O que seria interessante seria usar uma DSLR ou Mirrorless com aquelas lentes que tem um “macro gambiarra”. Uma Tamron 70-300 por exemplo.

Mais ainda mais importante é o esquema de luz. Seria interessante nesse caso fazer 2 softbox laterais aonde está a jóia, com um bom tripé e uma boa iluminação de LED ou lâmpadas de LEd. Aqui em casa eu fiz gambiarra e funciona bem: fui num supermercado, peguei duas caixas grandes de papelão, por dentro colei em ambas papel alumínio e por fora também (por fora apenas para decoração). Colei um plástico branco na parte da frente pra suavizar a luz e tenho 2 softbox caseiras rsrsrs funcionam muito bem.

De repente, você pode testar esquemas de iluminação pra ver se fica legal e, com o tempo, comprar uma boa câmera pra complementar as fotos. Uma Sony Nex F3 seria uma boa opção. Comprei a minha por 600 reais e foi uma grande compra!

Magnificação máxima dela é 0,27x, não chega nem a ser uma lente para close-up levanto em conta a DF. Para ser uma Macro real tem que possuir Magnificação de 1x pra cima! :sunglasses:

Isso é o que uma 24mm STM consegue fazer:
Morangos by Lucas Dias, no Flickr

Isso é o que uma macro consegue fazer:
DSCF6451 by Lucas Dias, no Flickr

super dá. O importante mesmo é a iluminação correta. Disso eu já não entendo, rs. Mas com a câmera que vc tem, com certeza fará boas fotos, caso o mini studio seja bem feito.

Pois é, essa lente não é e num nunca foi macro. Pior é que eu peguei a minha, e tá lá “macro” mesmo. Só pra enganar as pessoas…

Não sei qual a sua camera, se é canon mesmo. Na nex a camera ficou bem pequena, ideal para levar na bolsa, como postei na foto, cabe na palma da mão. E ao contrario das outras lentes canon com adaptador, ela acerta o foco rápido. Alguem quer comprar uma cinquentinha? :smiley: :smiley:

Diversas lentes da Canon tem essa marcação para mostrar a distância mínima que é possível usar. Colocar o termo macro pode ter sido uma estratégia sacana :ponder: