Compressão de planos for dummies (para leigos)

Fiz uma experiência interessante baseada na compressão de planos, e gostaria de compartilhar com aqueles que ainda têm algumas dúvidas a respeito.

com minhas palavras Compressão de planos é, basicamente, um fenômeno óptico ao se fotografar em diferentes distâncias focais. Diferentes distâncias focais = diferêntes ângulos que resulta em uma compressão de planos.

Exemplo: a dist. focal de 18mm produz um ângulo de visão de 100º, ou seja, captura uma área bem aberta e com pouca compressão
a dist. focal de 200mm produz um ângulo de visão extremamente fechado de aproximadamente 12º, ou seja, captura uma área muito restrita e com muita compressão

          [b]

18mm
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Cat on the Window 1 por diego_gin, no Flickr

          [b]

55mm
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Cat on the Window 2 por diego_gin, no Flickr

Observações:

  • Devido à sua pequena compressão, é preferível usar lentes grande angulares quando se tem a intenção de focalizar todos os objetos de uma cena.
  • Através do princípio da compressão de planos, se obtém o bokeh, como acontece ao usar lentes teleobjetivas para retratos, ou para focalizar um determinado plano.

Espero que esteja compreensível… Obrigado :ok:

Só lembrando que a compressão de planos não é um fenômeno que depende diretamente da distância focal, ele ocorre por conta das distâncias relativas entre a câmera e o assunto e o assunto e o fundo.

http://imageshack.com/a/img801/7184/c7qb.jpg

Nesse esqueminha que fiz mostra porque ocorre o fenômeno. Quando tiramos uma foto mais perto da bola, o fundo ocupa um espaço muito menor do quadro. Quando nos afastamos e fazemos o mesmo enquadramento da bola, o quadrado do fundo passa a ocupar um espaço maior do quadro, logo ele aparenta estar mais perto (por conta da representação de profundidade em uma imagem 2d).

Se tiramos duas fotos do mesmo assunto, na mesma posição com duas DFs diferentes, e croparmos a com DF menor, teremos duas fotos idênticas em termos de perspectivas e distância aparente entre planos.

Diego,

Há um erro conceitual na tua descrição sobre compressão de planos. Deixa eu tentar ajudar…

Veja… Se há muitos elementos numa cena e você quer que eles apareçam no quadro você usa uma GA (conforme vc descreveu). Mas não será a compressão de planos que fará os elementos caberem no quadro, mas sim o ângulo de visão proporcionado por aquela DF em GA.
Então, p. ex., numa cena com muitos elementos, se vc usar uma 18mm vão aparecer muitos elementos, se você usar uma 100mm vão aparecer poucos elementos e se vc usar 1000mm vai aparecer somente um dos elementos.

Os planos comprimidos ou expandidos não são os espaços laterais, conforme inferi da tua descrição de compressão de planos, e sim os planos alinhados com motivo/sensor. Tudo aquilo que estiver antes do motivo e depois do motivo constitui diferentes planos. Podem haver vários em uma única imagem.

P. ex, eu tenho uma modelo que vou fotografar. Posiciono ela em um gramado, encostada numa árvore, com umas pedras atrás dela, e mais atrás uma montanha e depois da montanha uma céu azul com nuvens. Eu tenho 5 planos nessa imagem. 1 anterior ao motivo e 3 posteriores (sendo um dos planos o do próprio motivo principal). Vejamos:

1º plano: grama antes da modelo;
2º plano: modelo/tronco de árvore;
3º plano: pedras;
4º plano: montanha;
5º plano: céu com nuvens.

Se quero retirar elementos dessa composição eu simplesmente uso uma DF maior (ângulo de visão menor em graus). Não há modificação dos planos em si (no sentido que eles ainda permanecem lá). Apenas elementos considerados indesejados foram suprimidos da composição, por ter fechado o quadro.

Contudo, a DF de fato modifica a compressão/expansão de planos no sentido que parecerem que estão mais lá ou mais cá, de acordo com a DF setada.

Quer ver um excelente exemplo:

Me permita 2 links de 2 fotos de nosso colega AlexandreS que explica muito bem essa questão da compressão

Imgur
Jupiter 85mm

Imgur
Vivitar 200mm

Veja que a tomada é praticamente a mesma, mas a planta ali no fundo fica muito mais “próxima” na 2ª fotos, porque o plano da estátua e o plano da planta foram “aproximados”, “comprimidos” pela compressão dos planos.

Ou assim:

http://berniesumption.com/photography/files/2010/10/focal-length-perspective-diagram.gif

Abç,

legal sua iniciativa Diego :clap: :clap: :clap: com um pouquinho de conhecimento básico e lendo este tópico, qualquer leigo consegue entender o assunto, até eu consegui (acho :aua: :hysterical:) . …

tenho experimentado interação entre pessoas e objetos distantes na composição, ter estes conceitos bem esclarecidos ajuda bastante no planejamento da foto . . .

Uma pequena correção conceitual. Compressão de planos ocorre de acordo com o ponto de vista do observador. Não precisamos de camera, objetiva, muito menos distancia focal para percebê-la.

Objetivas de DFs diferentes só cropam.

O que acontece é que, como consequêcia da tentativa de se realizar, com objetivas de DFs diferentes, um enquadramento parecido, temos que nos aproximar ou nos afastar, e isso faz a compressão mudar.

Um bom exercício é fotografar do mesmo ponto com objetivas de DFs diversas, a compressão se mantém inalterada, apenas aparece mais coisa na cena.

É o que ocorre com aquela clássica tomada do Hitchcock onde vemos a compressão acontecer em tempo real, sem mudar de posição é impossível aquele efeito.

Putz, essa é uma tomada difícil pra caramba pra fazer, carinho de traveling em out e zoom in na mesma velocidade, alguém já fez um plano deste na raça?

Obrigado galera, minha idéia foi justamente explicar como eu comecei a entender isso, sem aprofundar muito, por que não conheço mesmo a questão aprofundada. Irei corrigir o erro conceitual, que ficou claro pra mim agora :smiley: :aua:

É válida a iniciativa do Diego, e mais ainda as respostas do Hyde e do Cláudio. :clap: aos três. :slight_smile:

2X

Vou ressuscitar o tópico :smiley:
Eu sempre tive muita dificuldade em entender como funcionava a compressão de planos, eu entendia que quanto maior a distancia focal mais comprimidos os planos, isto é, mais próximos pareciam ser os objetos, os que estavam ao fundo cresciam em relação aos da frente. O que eu não entendia era a logica por trás da coisa, a física da situação, pois então fui a fundo buscar a explicação e percebi meu erro, eu sempre pensei em compressão num “eixo perpendicular” ao da câmera, como se os planos fossem comprimidos para frente ou para trás, mas na verdade a compressão ocorre num “eixo paralelo” a câmera, os planos são comprimidos lateralmente. Então recentemente dando uma aula para minha sobrinha chegamos nessa questão e fiz a figura a baixo para explicar para ela, e acho que também pode ajudar muitos que tem dificuldade com esse assunto, segue a imagem e a explicação mais abaixo.

No primeiro esquema temos o que seria o ângulo de visão de uma lente 50mm, reparem como o circulo ocupa grande parte do primeiro plano, e o retângulo ao fundo não preenche metade do segundo plano.
No segundo esquema temos o que seria o ângulo de visão de uma lente 135mm, reparem como agora o circulo ocupa menos espaço do primeiro plano, e o retângulo ao fundo ocupa grande parte do segundo plano.
No terceiro esquema temos a comparação direta entre eles, reparem como na lente 50mm o segundo plano é bem maior que o primeiro, já na lente 135mm a diferença diminui bastante. A compressão dos planos se da lateralmente, alargando os planos mais próximo e estreitando os planos mais distantes, desta forma os objetos que estão nos planos mais próximos ocupam menos área do plano e os objetos nos planos mais distantes ocupam mais área do plano, causando a distorção.

O seu diagrama deixa bem claro que a compreensão de planos não tem nada haver com a DF e sim a distância entre a câmera e o assunto fotografado…

Pois é, foi um assunto muito debatido e muitos não acreditavam, ou não acreditam (ainda), nisso.

“Nada haver” não né meu amigo?
Óbvio que não é só a distância focal que causa a compressão, até porque se você permanecer a mesma distância do objeto e fotografar com uma lente 50mm e uma 135mm tu não vai fazer o mesmo enquadramento, logo não será a mesma foto!
Para registrar EXATAMENTE a mesma foto, tu precisa afastar com lentes de distância focal maior, e este afastamento, junto com o ângulo de visão mais fechado, resulta na compressão dos planos.
Dizer que a distância focal não influencia em nada e que tudo depende da distância para o objeto é balela, se tu usar uma lente 50mm e tirar uma foto a 1m do objeto e outra a 50m do objeto a proporção de tamanho entre os objetos nos diferentes planos será a mesma, logo a compressão depende TAMBÉM da distância focal, é física, não é achismo.

Ficou um pouco grosseiro a forma como escrevi, e não é esta a intenção.
Meu ponto é, dizer que a compressão depende só da distancia sensor/objeto é tão errado quanto dizer que depende só da distancia focal da lente. O efeito da compressão acontece pelos dois motivos, pelo ângulo mais fechado da lente com maior distancia focal e pelo afastamento do objeto para equivaler o enquadramento.
Mais uma vez desculpa se saiu rude ou grosseiro.

Fique de tranquilo, não levo com rancor nada aqui rsrs

Não tem nada haver com DF pois é um fenômeno observado a olho nu.

No seu exemplo, usando 50mm e 135mm sem sair do lugar.
Se você coprar na pós a 50mm, vai ter uma foto idêntica a 135mm na questão da perspectiva.

Se você tirar uma foto com uma 200mm e uma foto com uma 50mm, da mesma distância, cortar a foto da 50mm na pós até chegar no mesmo enquadramento da 200mm, elas serão exatamente a mesma foto, com a mesma compressão.
Distância focal não influencia em compressão.
Compressão se dá exclusivamente pela distância do objeto para o sensor da câmera.

Inçlusive você nem precisa de câmera pra testar isso.
Fique de frente pra um espelho e se aproxime e se distancie dele.
Ao se aproximar seu nariz vai parecer maior e suas orelhas sumirão, ao se distanciar os planos vão se comprimir, seu nariz ficará numa proporção normal e suas orelhas voltarão a aparecer.

Entendo o ponto de vocês, e ninguém está mais certo ou mais errado.
Minha opinião é que não depende só da distância para o objeto, tu tirar uma foto e depois cropar ela para um enquadramento específico não é a mesma coisa que tirar essa foto nesse mesmo enquadramento direto, são fotos diferentes.
Se você não quer cropar a foto, a distância focal influencia na compressão dos planos, agora se você consegue e não se importa em cropar, daí o fator determinante realmente é a distância.
Como eu faço fotos analógicas, prefiro não cropar.
Enfim, acho que é uma boa troca de ideias, no fim sempre tem alguém com alguma dúvida e pesca umas informações novas por aqui.

Entendo seu ponto.
Mas dizer que a distância focal influencia nisso está incorreto, pois não influencia.

Sim, de fato, escolher uma distância focal que vai te deixar numa distância ideal para enquadrar e gerar a compressão desejada é importante.
Mas é sempre bom lembrar que não é a lente ou sua distância focal, mas sim a distância física entre o sensor e o assunto.
Com o pensamento correto fica até mais fácil de testar e descobrir qual seria a distância focal ideal, e também abre a mente para outras possibilidades, pois você aprende que seu próprio olho pode ser usado para isso.

Nesse caso específico não é questão de opinião.

2+2 = 4 … independente se na minha opinião é igual a 22

Certo, então o correto é que só a distância para o objeto influência na compressão dos planos, porém, devido o ângulo de visão de cada lente, eu preciso trocar a distância focal.
Por exemplo, se quero a distorção dos planos menos comprimidos, preciso chegar mais próximo ao objeto, porém se eu usar uma lente 135mm não vou ter ângulo para enquadrar o objeto, então devido a essa limitação de equipamento, preciso trocar a distância focal. Ocorre o mesmo pro exemplo que vocês deram antes, preciso da compressão dos planos, então me afasto do objeto, só que, por motivos qualquer não posso cropar na pós, então uso uma distância focal maior.
A gente muda a distância focal pra compensar uma limitação física do ângulo de visão da lente. Continua sendo física, mas a “troca” da distância focal é consequência da limitação dos ângulos e não para dar o efeito da compressão.
Isso?