Conversão raw para pb

Olá a todos,

Eu adoro fotos PB e 90% das fotografias sempre faço a conversão para PB e costumo usar o Lightroom mas ultimamente estou querendo fazer uma conversão melhor e estive vendo alguns cursos na udemy sobre o photoshop.

Minha dúvida é: a conversão PB do photoshop é melhor do que a do Lightroom? faz sentido fazer conversão no photoshop se não imprimo fine art?

Obrigado,

Arnaldo

No Photoshop tem uma dúzia de maneiras de converter uma foto para PB.
Se você não está satisfeito com o LR pode tentar no PS.

Aproveitando o assunto rsrs… Eu sou um que não gosta muito da conversão do LR. No Lightroom o RAW da D7200 permite aplicar o perfil PB da câmera, que eu uso, ou se não uso o Nik Collection. Nos arquivos da D90 e D300 não tenho o perfil PB da camera, acabo sempre indo pro Nik para a conversão.

ps: não tenho/uso Photoshop.

Não diria que a conversão para PB no Photoshop necessariamente é melhor que a feita no Lightroom Classic. Mas tudo depende do quanto que você quer estudar cada programa.

No PS, sem utilizar nenhum plugin externo, você em tese tem mais controle. Entretanto, tudo é feito de forma manual e em camadas.

Já no LrC a edição é “mais amigável”. Inclusive com os novos recursos de seleção de máscara no LrC a edição fica mais localizada. Você pode começar a edição usando um preset do LrC e usando os recursos do módulo de revelação para trazer a edição para o resultado final. Se você edita no LrC apenas com os ajustes globais talvez o resultado não tenha chegado ainda no “seu” ideal. Mas lembre-se que o LrC tem uma séria de ajustes localizados que permitem refinar o tratamento da imagem. :ok: E a última versão do LrC trouxe justamente uma melhora nesses ajustes localizados.

Nesse tópico você tem noção desses novos recursos:

Eu, particularmente, gosto no Silver Efex (NIK Software) justamente pelo resultado rápido que consigo usando uma meia dúzia de presets. E uso apenas isso. E estou satisfeito com isso. :slight_smile:

Sobre a questão de imprimir fineart, acho que a escolha de qual software usar é independente disso. Depende mais de qual ferramenta você tem mais habilidade ou pré-disposição de aprender. É perfeitamente possível ter uma imagem impressa em fineart em tamanho grande (1m x 1m) editando apenas no LrC.

Se estiver usando o LrC abuse do recurso de “cópia virtual” para comparar versões de tratamento diferente e com isso ir criando algumas referências para seu fluxo de trabalho.

Vangelismm, LeandroR e André - agradeço os comentários.

É não estou muito satisfeito com o Lightroom - apesar que os novos recursos de seleção de máscara são 10. Vi o vídeo e achei 10 das novas mascaras LrC.

SilverEfex já usei e não cheguei a gostar muito.

Vlw - vou pegar a mesma foto e tratar LrC e Photoshop e postar ak!.

Arnaldo