Cropar na pós vs tele converter

Super resolução só funciona a sério se for feita a partir de várias imagens diferentes porque as infomações estão lá, embora seja um processo bem específico.

SR a partir de uma única imagem só funciona direito em casos muito específicos, com linhas e formatos muito bem delineados. Nos casos clássicos de paisagens, folhas e cenas com elementos mais finos, simplesmente não funcionam bem.

Vernaglia postou um vídeo agora sobre o tema (ainda não assisti):

Achei fraco, não mostrou um exemplo pratico.

E tem que dizer pra ele que as Canon R fazem foco em f/22, apesar de algumas restrições, mas ainda muito melhor que DSLR.

Já fiz uma experiência… Na época eu tinha 2 TC desses Kenko, sendo um de 1,4X e o de 2X. Certa vez eu empilhei ambos junto com uma 28-135 USM pois era minha lente mais escura (f5.6). Ficou assim: 135mmx2x1.4, f16, usando a Canon EOS 6D com o espelho abaixado (detecção de fase).
Fiz isso pra saber se ela funcionaria pois já tinha tido o TC Canon Extender 1,4x II original e não funcionava o AF em nenhuma lente que eu tinha. Praticamente só acoplava na 70-200 devido ao elemento ótico que se entende pra dentro da lente.
Essa informação não é muito divulgada, mas câmeras abaixo da 5DIII e da 6DII ou 80D não focam em F8 c/ TC Canon.
Então esse TC da Kenko foi uma bênção pois me permite aumentar o alcance da tele sem perder AF.

Vocês acreditam que a Câmera focava relativamente bem? OK não era um foco absurdamente rápido, mas mesmo com todo esses redutores de transmissão luminosa, ela funcionava. No caso era de dia, bem iluminado. Caso tentasse focar na sombra, já atrapalhava, e embora ela ficasse caçando um pouco, conseguia com sucesso focar. Nesse caso levava uns 3 segundos e tinha que dar uma ajudada com a mão, caso a posição do foco estivesse muito fora.
No f16 eu diria que ela conseguia adquirir o foco em menos de um segundo.