Dependendo do Algoritmo

Sim. Eu entendo que a coisa está funcionando em outra escala. E acredito, como escrevi, que o “controle do algoritmo” irá se intensificar ainda mais. Sobretudo com a difusão do 5G e introdução da rede em ítens banais da nossa vida. Você pode ligar sua cafeira pela internet se quiser, isso com a tecnologia já existente hoje.
Isso quer dizer que “a internet” já pode saber o horário que você costuma tomar café, e te exibir anúncios de marcas e itens para isso perto dos horários em que esse assunto está em SEU PENSAMENTO.
A gente está falando de controle no navegador. Mas ele não acontece só aí…
A grande sacada da Google foi o sistema Android. Ele te mantém monitorado 24h por dia (quem aí desliga o celular pra dormir?). E não é possível usar Android sem liberar o acesso à câmera, microfone, etc.
Tamanho é o controle que os caras usaram os GPSs dos celulares para monitorar o nível de isolamento social durante a pandemia. O buraco é bem mais embaixo do que o mecanismo de busca que usamos em nossos navegadores.

Mas o controle da informação sempre existiu. Ou eu sou paranóico? :eek: Me referia não só à internet, mas à informação de uma forma geral.
Gente, vejam o que foi o golpe de estado no impeachment da Dilma - não quero mesmo trazer essa discussão política pra cá - mas a mulher foi deposta por fazer algo que se fazia antes dela e continuou a se fazer depois dela.
Por pura manipulação da massa pelos meios de comunicação e impulsionamentos de informações (falsas e verdadeiras) pelas redes sociais. E isso acontece em diversos níveis em diversos países.

Mesmo no início da internet, quando você colocava um termo no “Cadê?” - lembram dele? - quem escolhia o que seria exibido era o algoritmo de busca e os próprios desenvolvedores dos sites. Mesmo na linguagem html bem báscia já era possível direcionar o mecanismo para exibir essa ou aquela página do site, esconder essa ou aquela página.

Então a liberdade total que se prega com a internet sempre foi e sempre será relativa. E eu entendo que só quando temos ciência disso, conseguimos ter algum senso crítico pra podermos continuar cafungando na informação até termos um panorama mais próximo do real.

Um bom pensamento pra isso é o seguinte:
Quem fornece esse sistema? É uma empresa? O que ela ganha com isso? Como conseguem fornecer isso pra tantas pessoas usarem gratuitamente?

E denovo, eu não sou adepto às teorias de conspiração, mas essa é a condição de uso da ferramenta, temos que entender que estamos sujeitos a esse controle se quisermos usá-la.

Eu que não estou entendendo. Você tem alguma dúvida de que o controle da informação sempre existiu ?

Por trás de todas as guerras religiosas sejam de qual era ou religião sempre foram baseadas no controle de informação e na desinformação. Vale para todos os tipos de guerras, sejam militares, economicas, ideológicas, políticas, tribais, etc.

Mudaram os métodos mas a idéia continua exatamente a mesma.

Daí vem os fanatismos, os fanáticos, os conspiracionistas, os abduzidos, os maionesistas, os vitimistas e por aí vai.

A capacidade de discernimento de como interpretar uma informação é fundamental para separar uma pessoa da massa de manobra. E infelizmente essa capacidade está cada vez menor.

Outra coisa é que a maioria das pessoas se tornaram extremamente comodistas, querem as respostas na hora e tem preguiça de procurar e de pensar. É cômodo ter um motor de busca como oráculo, é o preço que se paga pela comodidade e por ser leniente.

Exatamente, sempre foi assim, as pessoas vivem dentro de uma bolha de informações, e passam a acreditar naquilo que foi manipulado por algum interesse, seja ele político, comercial, religioso, cultural, etc…

Mas falando de arte (ainda no exemplo anterior da musica/fotografia), vivendo em um pais onde as informações deveriam circular livremente, a barreira comercial é tamanha que atropela a divulgação e liberdade cultural.

Alguém aqui já se interessou em usar a internet para entrar e vasculhar a fundo o que está acontecendo em algum pais distante???

Sim Antonio, tenho a impressão que uma coisa leva a outra. Perde-se muito com isso.

Eu não tenho dúvida não, Antonio.

Foi uma resposta ao colega:

Muito. Sobretudo as gerações (já são várias - ain tô véio :doh:) que nasceram já com a internet à disposição.
Os caras não se dão sequer o trabalho de ler qualquer texto mínimo.
Num nível de preguiça tal, que tu anuncia qualquer coisa como:
“Show de Dança Tribal, online pelo YouTube, dia 01/11/21 às 20h. Inscreva-se pelo Whatsapp xx - xxxxxxxx”
E certamente verá comentários como:
“Pode qualquer tipo de dança?”
“Que legal! Quando será?”
“É online?”
“Como faço pra me inscrever?”

E isso diz muito sobre esse controle a que as pessoas se submetem. Por que o sujeito que não vai atrás, tem que aceitar o que lhe é trazido.
Mas eu acho que o algoritmo e sobretudo a liberação de uso de algoritmo (quando tem $$$) no caso das redes sociais, levou o controle a outro nível.
Eu vi pessoas que eu sempre julguei inteligentes, cultas, que lêem, se informam, acreditando em coisas como Ozônio Anal pra cura de COVID. É a fonte que a pessoa busca, que cria uma mentira tão bem montada, que acaba muito soando como verdade. E isso ainda é pulverizado na cara do sujeito várias e várias vezes através dos impulsionamentos. E o sujeito acaba cedendo ao bom senso. Só pode.
Eu não consigo acreditar que a pessoa simplesmente emburreceu.
Mas aí entra a questão que só recentemente começou a ser levantada: Até onde isso é liberdade de expressão? E quando isso vira um crime, por exemplo?
A falsa ideia de que se pode dizer tudo em nome da liberdade de expressão é a venda da liberação da mentira e controle do povo através DA MENTIRA.
Vocês acham que eu poderia, por exemplo, criar um site ensinando a fabricar bombas e como colocá-las em pontos estratégicos para eliminar mais pessoas? Isso é liberdade de expressão ou incitação à violência?
A gente vive em uma sociedade, onde existem regras. Então não é, e nunca deu certo a ideia de tudo pode.
A natureza humana requer controle.
E qual a diferença de um homem bomba que mata 200 pessoas e um médico que faz um vídeo dizendo pras pessoas continuarem suas vidas normalmente por que a pandemia não dura mais de 2 meses e não matará mais de 1000 pessoas no país?
Então a culpa pode ser do algoritmo, sim. Mas se houver algum controle sobre o conteúdo, o dano causado pela informação que ele leva poderá ser menor.
Claro que eu descambei pra uma situação extrema.
O algoritmo te faz comprar uma escova de dentes. Mas também te faz votar num candidado absurdo.
E ele não difere uma situação da outra. Cabe à gente, como sociedade, diferenciar.

Então, sim, “controle de informação” sempre existiu, mas o que se discute aqui é diferente.

Ao longo da história isso sempre existiu - as instituições controlaram informação (e o jeito de pensar) praticamente sempre.

Ok, isso é uma coisa.

A outra coisa é o lance dos algoritmos.

Vc já deve ter ouvido falar em “capitalismo de dados”, sobre o que as bigtechs (e as “small techs” também) fazem com os nossos dados (que são, a priori, “informação”), e que virou um lance tipo “satanás”, com os caras sabendo mais sobre vc do que vc mesmo.

Tipo um varejista online que lucra mais com os seus dados do que com a mercadoria que ele te vende…

Mas isso é só a ponta do iceberg.

O site de buscas compra os seus dados pra saber se é mais lucrativo te dar resultados de direita, se vc é bolsonarista, por exemplo.

Ou seja, num contexto mais “primitivo” de controle de informação, a instituição (governo, igreja, empresa) escolhe o que vc vai ver/ler/ouvir.

No momento atual, o que vc é, faz, sabe, procura… vira dinheiro, e dependendo de quem quiser ganhar mais $$$ e como quiser, vc vai ver o que interessa pra quem paga pra te manipular - pra que vc gaste mais $$$ com fulano ou cicrano.

Parece que é tudo a mesma coisa, mas não é. E isso é o grande problema - vc meio que consegue se livrar de um governo, mas tenta se livrar dos algoritmos e de tudo que os envolve…

Então Nando, só uma coisa aqui:

Sem liberdade de expressão não há democracia.

Concordo 100%, Lindsay.
Mas a liberdade de expressão está carregada com responsabilidade e legalidade.
Pode-se falar e fazer o que quiser, pagando-se o preço depois.
Não se pode defender racismo, homofobia, misoginia com o falso pretesto de liberdade de expressão. Que é o que temos vivido. Crime é crime. E tem que ser punido.
Principalmente se você impulsiona esse crime. Amplia o seu alcance.
Não podemos aceitar um Véio da Havan prescrevendo medicamento na rede social, durante uma crise sanitária sem precedentes, sem que ele seja responsabilizado por isso.
Entende o meu contraponto? Eu defendo 100% de liberdade de expressão, mas com 100% de responsabilização do que se fala e escreve.

Mas há limite pra liberdade de expressão?

Ainda sobre algoritmos, vcs lembram dessa aqui?

Pra quem não quer ler, houve uma época (hoje não se sabe) que sites de agendamento de hotéis mostrava preços mais altos pra quem pesquisava a partir de computadores Apple. O raciocínio era que esse pessoal está mais disposto a gastar dinheiro.

Sim. O algoritmo está muito mais potente do que imaginamos.
É possível por exemplo prever tendências e alimentá-las, por exemplo, ou revertê-las.
Isso vale pra consumo, pra política, pra tudo. Basicamente isso pode ser entendido como “prever o futuro”. Imaginem o valor disso!

E nesse aspecto, não sei nem se nosso senso crítico consegue nos livrar dessa manipulação. Acho que em parte sim.

:hysterical: :hysterical: :hysterical:
Aqui no Brasil esse algoritmo chulo ia se dar mal.
Quem aí nunca abandonou um carrinho, mesmo sabendo que ia comprar, esperando aquele e-mail maroto “volte pelo produto X, temos um desconto para você”. :assobi:

Existem leis Nando existem crimes previstos para tudo isso na constituição. Deixa o cara falar, quando ultrapassar os limites da nossa constituição entram as leis e o processo legal dentro dos limites previstos.

Sei que vc é um apaixonado pela esquerda, assim como o Felippe. E como talvez vcs sabem eu não, pra mim tanto faz, desde que respeitando a democracia. Eu sou anti Lula e anti PT.

Mas é preciso entender que os limites da constituição tem que ser respeitados por todos os lados.

Talvez vc não saiba, mas dias atrás prenderam um cara de esquerda aqui em Sampa, por crime de opinião. Isso msm um jornalista critica e desce a lenha todo os dias em Bolsonaro.

Foi preso simplesmente criticou as hipocrisias de um conselheiro do Corinthians.

Essa coisa precisa de limites. Deixa o cara falar o que quiser, e se desrespeitar as leis, que a justiça haja dentro dos meios legais sobre ele.

Procure saber mais sobre Paulo Cezar do Blog do Paulinho. É cara de esquerda sendo preso por crime de opinião a outro da esquerda.

Existem muitos pontos interessantes nesse seu post. Se me permite, vou destacar e comentar.

Existem leis Nando existem crimes previstos para tudo isso na constituição. Deixa o cara falar, quando ultrapassar os limites da nossa constituição entram as leis e o processo legal dentro dos limites previstos.

O Nando já havia concordado 100% com vc neste aspecto. Aliás, ninguém discorda dessa premissa. O problema é a interpretação dos limites. O que é um limite inaceitável pra uns (pode ser pra vítima) pode não ser nada pra outra pessoa (pode ser o agressor). Creio ser esse o ponto de divergência.

Sei que vc é um apaixonado pela esquerda, assim como o Felippe. E como talvez vcs sabem eu não, pra mim tanto faz, desde que respeitando a democracia. Eu sou anti Lula e anti PT.

Esse é o parágrafo mais interessante. Quando vc diz “apaixonado pela esquerda”, pode ser de forma inconsciente, mas os algoritmos parecem ter tido um papel aqui. Da mesma maneira que somos “apaixonados pela esquerda”, você se sentiria ofendido se eu dissesse que vc é “apaixonado pelo tanto-faz”? Porque muito da forma que nos expressamos vem do que vemos ao nosso redor, inclusive nas redes sociais.

Ainda sobre este parágrafo, não sei se vc estava se referindo a outra pessoa ou a mim. Se era comigo, achei curioso o erro de digitação no meu nome. Pode ser que esta citação à esquerda tenha mexido com vc mais do que deveria, e é mais um sinal do algoritmo agindo. Ou pode ter sido só um erro de digitação mesmo; a melhor pessoa a identificar a explicação é vc mesmo.

Esse debate esquerda/direita também é interessante pois, entre várias coisas, depende do contexto político do lugar, embora redes sociais tendam a polarizar o debate e empurrar tudo de ruim pro outro lado. Eu converso com várias pessoas que se dizem de direita e, conversando com elas, vejo que têm os mesmos valores que eu. Mas basta dizer que aquilo é de esquerda que começam a desdizer o que disseram cinco minutos antes. Acho que as pessoas precisam estar mais abertas a serem confrontadas, e é isso que eu dizia no meu primeiro post.

Finalmente (sobre aquele parágrafo), sobre ser “anti”, opinião pessoal não se discute. Nas minhas autoanálises, eu costumo tentar me ver do outro lado. Por exemplo, assumindo que eu fosse lulista (não sou), e aparecesse a notícia de que o Lula estava articulando pra que o filho dele fosse diplomata, o que eu acharia disso? Se fosse outro presidente, eu me sentiria da mesma maneira? Creio ser importante sempre fazer esse exercício de se ver do outro lado.

Talvez vc não saiba, mas dias atrás prenderam um cara de esquerda aqui em Sampa, por crime de opinião. Isso msm um jornalista critica e desce a lenha todo os dias em Bolsonaro.

Foi preso simplesmente criticou as hipocrisias de um conselheiro do Corinthians.

Tem que ver o caso concreto. Vou procurar o que há pra saber sobre isso.

É cara de esquerda sendo preso por crime de opinião a outro da esquerda.

Então. Nem sei se é legítima a história, mas se estiver errado, não importa se é de direita ou esquerda. Se estiver errado, tem que ir preso ou pagar indenização. Porém, precisamos primeiro concordar em o que é certo e o que é errado.

Então Felipe, era vc mesmo, desculpe o “errro” de digitação, é que tenho um sobrinho que se escreve assim.

Veja ser de esquerda não é pejorativo, ok??? Durante anos eu sempre votei em candidatos de esquerda, exceto Lula e o PT que foi só uma vez, lá no inicio na virada do século.

Acho legal a alternância do poder entre candidatos de varias vertentes, eu não gostaria que o Brasil se tornasse uma Russia.

Agora eu não gostaria não vou me aprofundar neste assunto pois não gostaria de polarizar esse tópico onde começamos falar de outro assunto, tbm tem que ja existem outros tópicos específicos recentes. Observe que eu disse “Eu”, mas se vcs quiserem continuar falando está liberado, fiquem a vontade.

Tá de boa!!! :ok:

Veja ser de esquerda não é pejorativo, ok???

Eu sei que não foi sua intenção. Mas veja que há gente “xingando” outras pessoas de esquerdistas. Suponho que isso seja porque aquela pessoa deve receber 500 mensagens por dia dizendo “veja o que esse
esquerdista
fez agora!” e coisas do gênero. Embora isso não tenha a ver exatamente com o algoritmo, é algo que influencia as pessoas.

Agora eu não gostaria não vou me aprofundar neste assunto pois não gostaria de polarizar esse tópico onde começamos falar de outro assunto, tbm tem que ja existem outros tópicos específicos recentes. Observe que eu disse "Eu", mas se vcs quiserem continuar falando está liberado, fiquem a vontade.

Nem precisamos aprofundar nessa parte do assunto, embora esteja relacionado ao problema do algoritmo. Mas fugir do algoritmo, assim como fugir da polarização, são esforços conscientes e deliberados, pois o caminho natural só nos leva a concordar com aquilo que nós já achávamos. É isso que tento evitar.

Esta polarização é algo tão boçal que eu acabei com uma mídia social que tinha.
Não há mais espaço para diálogo em nossa sociedade quando o assunto é política.
E o que mais me espanta é ver pessoas inteligentes tomando partido de forma tão veemente.
Seja de que lado for.

Eu já fugi da polarização política faz tempo. Na minha opinião nenhum político candidato a presidente presta.

Concordo. E acredito, inclusive, que será preciso acalmar essa polarização e iniciar o diálogo para ser possível tirar o país dessa draga que se encontra.

Porém para os partidos essa polarização pode ser interessante… Atualmente vejo movimentos fortes para “polarizar” quem ainda não entrou nessa onda.

Com toda certeza.
Os exemplos estão aí, na nossa frente, há décadas.