Diferença entre DoF e Bokeh

Pegando carona em um outro tópico sobre o uso de palavras estrangeiras em nossa língua, alguém arriscaria uma tradução para esta palavra bokeh?

Duas falhas ao meu ver.
Primeiro, bokeh não acontece apenas no “fundo”, pode acontecer do primeiro plano estar desfocado também, inclusive tem gente que analisa isso, pois uma lente pode renderizar o “background bokeh” de uma forma diferente que ela renderiza o “foreground bokeh”. Muitas lentes renderizam um de forma bem suave, sem artefatos, enquanto o outro peca bastante na qualidade. Lentes que renderizam os dois com qualidade ganham pontos com o pessoal que curte um desfoque.

Segundo, como definir o quão “suave” precisa ser?
Isso deixa tudo muito subjetivo.
Ao meu ver, se você pode identificar que uma parte da foto está desfocada, aquilo já é bokeh.
A foto do erickdlm logo acima, poderia não ser tão “suave” para alguns, pois ainda se pode identificar vários elementos e objetos mesmo eles estando desfocados, mas ainda assim, a foto dele tem sim “bokeh”.

Desfoque.

Posso então tornar a definição mais sucinta ainda?

Efeito de um fundo desfocado suave desfoque ao fotografar um assunto.

Sendo assim posso tornar mais sucinta ainda a definição de bokeh.

Efeito de um fundo desfocado suave desfoque ao fotografar
um assunto.

Não creio que seja assim tão simples

Ao meu ver, é simples assim.
Podemos até fazer um exercício.

Procure uma foto com uma área fora de foco que seria errado descrevê-la como “desfoque”, mas seria correto descrevê-la como “bokeh”.
Depois pense, se todo bokeh é desfoque, mas nem todo desfoque é bokeh, onde começa o bokeh no desfoque? :wink:

DOF determines the plane of focus. Bokeh is the aesthetic appearance of the out-of-focus Area.

Encontrei mais de um artigo em inglês dizendo isso.

Bokeh é quando se quer falar da qualidade do desfoque.



Di Torres, estendo seu argumento, mas para mim, do ponto de vista prático, desfoque é uma palavra mais genérica e bokeh seria, no seu uso comum, uma especialização dela.

Por exemplo, quando você apaga o retrato de um parente de sua biblioteca de fotos porque os olhos dela ficaram totalmente desfocados, em nenhum momento você traz o conceito usual de bokeh na avaliação que levou ao descarte, mesmo que na foto ao fundo (por ex.) exista um desfoque maravilhoso com pontos de luz e fusão de cores espetaculares que arrancassem expressões do tipo: o assunto principal está desfocado, mas o bokeh desta lente é maravilhoso.

Resumindo, o que quero dizer é que bokeh pode ser (e tem sido) usado como uma especialização em algumas situações de desfoque.


Via agora que enquanto escrevia a msg acima o vangelismm colocou uma resposta que simplifica em uma frase o que quis dizer gastando um parágrafo : especializa/qualifica o desfoque.

vangelismm e você mataram a questão!
Realmente faz sentido.

Responderam a segunda pergunta do meu “exercício”.
“Se todo bokeh é desfoque, mas nem todo desfoque é bokeh, onde começa o bokeh no desfoque?”

Então o Bokeh começa quando o desfoque é utilizado de forma estética, para agregar esteticamente de alguma forma na foto.
Taí, esse termo agora faz mais sentido pra mim.
Continuo achando ele um pouco desnecessário, mas pelo menos agora consigo ver seu espaço.

Eu acho que o artigo postado originalmente está equivocado e se confunde ao tentar contrapor bokeh e DOF.

Pelo que entendo, o uso da expressão bokeh refere-se às características (ou qualidade) das áreas de desfoque numa foto, dependendo de como a lente renderiza essas áreas, agregando algo à foto ou simplesmente colaborando em concentrar a atenção no assunto principal, eliminando distrações.

Segundo a wikipedia:

“Bokeh (do japonês boke ぼけ, “blur”) é um termo usado na fotografia referente às áreas fora de foco e distorcidas, produzidas por lentes fotográficas. Diferentes bokehs de lentes produzem efeitos estéticos separados em fundos desfocados, os quais são freqüentemente utilizados para reduzir distrações e enfatizar o assunto primário.”

de um artigo no Photography Life:

“Basically, bokeh is the quality of out-of-focus or “blurry” parts of the image rendered by a camera lens – it is NOT the blur itself or the amount of blur in the foreground or the background of a subject. The blur that you are so used to seeing in photography that separates a subject from the background is the result of shallow “depth of field” and is generally simply called “background blur”. The quality and feel of the background/foreground blur and reflected points of light, however, is what photographers call Bokeh.”

P.S.: No desafio tem que ser foto com bolinha atrás, apenas alguns pontos destacados de highlights ao fundo, ou um belo desfoque já tá valendo?

Como foi bem explanado aqui, qualquer bokeh serve… não é necessário ter bubble bokeh (aquelas bolas e círculos). O que acho que deveria ser analisado é a qualidade (ou peculiaridade) do bokeh.

Um exemplo (vale dar uma espiada)

9 LENSES WITH VERY SPECIAL BOKEH

Show de bola!

Tinha um membro do forum que postava umas fotos com a Nikkor 58mm f/1.4G que tinha um bokeh interessante também.

Com todo o respeito ao colega que fez um esforço para criar o artigo que foi inicialmente linkado mas o conceito de bokeh dele está bastante equivocado.
Bokeh é um conceito estético, está presente em todas as lentes e é variável. Existem vários tipos de bokeh. Alguns mais “agradáveis” outros mais “agressivos” e todos subjetivos, ou seja, o que é “agradável” ou “agressivo” para um pode ser diametralmente oposto para outro e vice-versa.
DOF é um conceito físico e se trata da área fora de foco dentro de uma dada abertura X distância focal X distânica ao objeto e é definida por uma fórmula física pré estabelecida. Note-se que DOF tem a ver com CDC (círculo de confusão) que tem a ver com acuidade visual e é variável de pessoa para pessoa, assim, mesmo dentro do conceito físico de DOF pode haver variação de percepção de indivíduo para indivíduo mas que não muda o fato de ser um dado físico.