Disputa no Aliexpress.... 😬

Comprei um tripé da KingJoy, no anúncio dizia que era de fibra de carbono. O vendedor foi atencioso, respondeu minhas mensagens, mas não sei se por confusão na hora de criar o anúncio (creio que foi essa) ou se na hora de enviar, ele acabou me enviando o modelo de alumínio.

https://i.ibb.co/JxCCcMK/tripe.jpg

Paguei R$353.00
Chegou em 13 dias (até rápido), mas acabou que não me serviu pois eu já tinha um tripé igual de alumínio, precisava mesmo era do de fibra de carbono que é mais leve e caberia na minha mochila para fazer fotos imobiliárias.
Entrei com disputa, aí o Ali interveio e propôs 3 opções:


https://i.ibb.co/ch045vH/Capturar.jpg

Eu sinceramente não sei como funcionaria se fosse para devolver pois já até comprei um outro de fibra de carbono da loja oficial da KingJoy (o anúncio só tem modelos de carbono, diferente desse que tinha alguns modelos de Al).
No YT da vida o pessoal explica os detalhes para aqueles produtos que tem o selo de devolução garantida, que no caso vai para um armazém em São Paulo, mas no meu caso, esse anúncio não tem, mas fala que o vendedor pagaria pelo frete. Tenho medo de aceitar isso e aí eu ter que pagar o frete e depois ter que mandar a conta para ele, pra daí só quando ele receber e conferir me faça o reembolso e me pague o valor da postagem.
Cheguei a ver fica em torno de R$200,00 essa postagem pra China.

Se alguém tiver alguma idéia ou souber quem já passou por isso por favor me dê um toque.

Em último caso, caso alguém se interesse eu posso repassar pelo preço que paguei com o reembosol (R$240). O modelo é o Kingjoy G22C + G00 (tripé de alumínio com ballhead).

Aceite essa devolução parcial.

Havia comprado um motor de foco no Ebay e não funcionou. Assistência me mandou vídeos mostrando e tals…
Como já havia passado o tempo de disputa entrei em contato com o Paypal e a única opção foi enviar de volta para a CN.

Só recebi o valor do produto depois que chegou lá, demorou quase 30 dias e detalhe, tive que pagar absurdos R$334 de frete por EMS. Pedi se tinha uma opção econômica e nada. Ainda tive que quase preencher os dados no sistema dos Correios rs

E o pior, não fui ressarcido… prejuízo.

Depois de 90 compras eu já tive uns 4 ou 5 casos onde tive que abrir disputa.

Faz a reclamação mostrando que veio o produto diferente do vendido. Filma e manda fotos provando, veja que esse tipo de prova é muito importante, pois a mediação do Ali não vai acreditar no que vc fala se não provar com vídeo/foto.

Normalmente neste caso, apesar de não ter devolução garantida, se o Aliexpress reconhecer o erro do vendedor grandes chances de mandar ele pagar o frete de devolução.

possivelmente depois da mediação eles vão fazer assim:
Alternativa 1: reembolso parcial do valor do produto, e eles fazem uma conta de 20 ou 30% do valor total, difícil em caso como o seu se mais que isso.
Alternativa 2: devolução pelos correios possivelmente reembolsando o envio, ou, em ultimo caso, vc tendo que pagar a devolução o que eu não acredito pq não foi culpa sua.
neste caso o processo vai demorar meses, tanto para devolução do que vc pagou quanto para o reembolso do frete.
Alternativa 3: vc não concorda com nada disso e quer acrescentar provas ou conversar fazendo outra proposta.

Eu faria o seguinte. Aceitaria a proposta da mediação para pegar uma grana de volta e colocaria o produto a venda, pq realmente o valor é pequeno e vc deve vender fácil. Mas não deixe de reclamar pq tem grandes chances de recuperar uma parte da grana.
o processo de devolução é muuuito demorado e chato, então acho que vc resolve mais rápido fazendo assim.

Cuidado com o site do Ali para não clicar no botão errado e terminar a disputa pq a tradução é sempre terrível e confunde a gente.

Em seguida vou pegar uma tela de um caso da semana passada pra te mostrar ilustrando tudo.

clica ai pra ampliar, aqui tem toda a disputa:


https://i.ibb.co/5FZMBxS/Screenshot-2022-11-14-at-17-32-50-Hist-rico-de-reembolsos-e-devolu-es.png

Aqui tem uma explicação da política de devolução do AliExpress:


https://i.ibb.co/yf3MsJC/2022-11-05.png

Neste tela tem aquilo que mencionei, a proposta contempla e reembolso de um valor parcial (cerca de 20%) ou a devolução do produto com o frete de envio pago pelo vendedor.


https://i.ibb.co/92qMLrR/2022-11-05-1.png

muito cuidado para não clicar em reembolso com valor “zero” pq a maneira do site falar que não vai devolver nada é assim:

“Aceitamos o reembolso de zero (valor = zero)”

Eu aceitaria o reembolso com devolução, grande chance do vendedor nem se importar.

bom eu coloquei a fotinho ali da politica de devolução porem não apareceu o que eu queria mostrar, eu tinha que ter dado o print depois de rolar a janelinha pra baixo, porem esqueci de dar o print. Mas é o que te falei, se é culpa do vendedor eles normalmente vão pagar o frete da devolução.

ahhh eu to falando um monte mas agora vi que o aliexpress ja fez a proposta de devolução de R$ 111,45, então essa seria a minha escolha. Tudo mais rápido e vc vai recuperar a grana vendendo o tripé no ML.