Edição Surreal

Pessoal, esta foto era pra ser descartada, foi um clique para conferir a luz, a noiva nem estava pronta ainda e estava desenroscando o véu do mato. Resolvi edita-la para efeito de teste de um assunto que estamos discutindo neste tópico

Digam o que acham da edição. E obrigado a todos.

Antes

Depois

belo exemplo de como ‘salvar’ uma foto. Particularmente tenho uma visão mais simplista da fotografia, sem muita intervenção / manipulação das imagens, mas algumas situações como essa acho que vale a pena. Não manjo muito do processo em si, então a única coisa que acho que se perdeu de informação foram os detalhes do vestido da noiva que antes era mais visíveis e na pós meio que sumiram.
:ok:

Gostei muito Roberto! Mas também acho que poderia ter preservado mais os detalhes do vestido. :clap: :clap:

Boa, mas as áreas transparentes não ficaram transparentes o suficiente e mostram outro fundo
diferente do atual.

Pode até ser surreal, mas ficou muito bom!!!

Achei que ficou muito interessante o resultado.
Não gostei do Louva-deus (mas acho que a intenção dele ali é pra deixar a foto mais condizente com a proposta de surreal) e não gostei do recorte no cabelo.

Mas como vc disse, se num clique de teste sem preparação nenhuma, saiu esse resultado, imagina se vc tivesse feito a foto pensando já nessa pós. Ia ficar muito legal.

É uma foto que tem um tchãns que chama muito a atenção, principalmente das pessoas mais leigas

Caramba… tem até um Louvadeus… :eek: eu gostei do fundo ficou bonito…mas concordo com o colega que disse que o vestido perdeu detalhes. Legal a técnica, vou acompanhar.

Faltou uma melhor renderização da noiva ao tirar o fundo, tá bem fácil de perceber a montagem, e aquela folha no canto ficou bem ruim, assim como o flare no canto superior direito que não ficou legal também.

Valeu a tentativa de salvar, mas não gostei.

Tough crowd :assobi:

Achei bem bacana. Crível.

interessante

mas logo gritam as folhas no primeiro plano. não tem como isso ser verdade (mesmo que saibamos não ser)
de cara não convence

elas estão em foco
assim como toda a noiva

e pelo tamanho das folhas e da noiva
sabemos que estão a uma distância razoável

com o fundo tão desfocado é natural que o que está tão antes da noiva (as folhas) estivesse também desfocado (dada a profundidade de campo reduzida)

Acho tosco
se fosse um editorial de design gráfico, montagem pra revista, concurso de manipulação com photoshop, etc seria uma coisa.

agora entregar um álbum com montagens de lugares onde os clientes nem puseram os pés… acho meio brega.

pra piorar a montagem está descaradamente artificial. Como falaram aí as folhas no canto direito, o flare… esse louva-deus (pelo amor de deus)

espero que não tenho colocado em seu portfolio

Tough crowd :assobi: x2

O resultado não ficou perfeito, pode-se ver. Mas foi uma foto sem planejamento pra este fim, que deu um resultado bem interessante. No outro tópico decidimos não julgar o que é brega ou não, pois isso depende puramente do cliente. Se ele acha elegante, é elegante.

Eu concordo com a crítica do Pictus, mas entendo que fazer edição do fundo com uma transparência na frente deve ser bem difícil. Acho que nesse tipo de foto, o fundo original deve ser bem homogêneo.

Se esse estilo vai aumentar sua clientela, vai fundo! :ok:

Be kind; everyone you meet is fighting a hard battle.

:ok:

A Sue Bryce foi muito (muito) criticada quando começou seu próprio estúdio. Ela fazia um tipo de fotografia considerada por inúmeras pessoas, cafona. De lá pra cá, ela conseguiu uma clientela fiel e que aumentava a cada dia. Resultado: ela se manteve ativa no ramo que escolheu trabalhar, em paralelo evoluiu como pessoa e como fotógrafa, e não há como negar que tem feito trabalhos extremamente interessantes ultimamente.

A mescla da noiva com o entorno ficou visivelmente fora de proporção, a menos que ela seja uma anã na vida real.

Eis os pontos, até corroborando com a galera:

-Sim, ficou surreal. ( Mas se for pra fazer comercialmente, pelo que falaram no outro tópico essa parada ta bombando ).
-Sim, as folhas ficaram desproporcionais anatomicamente. ( Isso é algo a ser ajustado ).
-Sim, o fundo que aparece transparecido no véu está com mais textura e detalhes, diferente do desfocado que vc usou ao redor dela. ( Isso é algo a ser ajustado ).

-Sim, a mascara que vc fez nela para substituir o fundo ficou com os traços um pouco perfeitinhos demais, ou melhor dizendo, percebe-se que é uma máscara. ( Isso é algo a ser ajustado ).

Ainda assim eu acho que vc está no caminho para quem sabe conseguir resultados bem interessantes e convincentes, podendo se destacar frente a um mercado que tem entregado montagens com pegadas quase infantis, e levando em conta que foi um teste, parabéns!

Ainda: Creio que se for pra criar máscaras e substituir fundos, as fotos serem feitas em estúdio com a luz pensada corretamente e um fundo liso mais fácil de ser substituído seja o mais indicado, mas penso que aqui no Fórum existam pessoas mais qualificadas capazes de dizer com certeza se o que digo aqui tem fundamento ou não.

Total.

O Joel Grimes costumava a trabalhar muito (mas muito mesmo) com montagens (composites), mas ele sempre pensava numa iluminação adequada para trabalhar na montagem depois. E ele é outro, como a Sue Bryce, que foi bastante criticado pelo mercado fotográfico.

Matou a pau! Case closed! :smiley:

Pessoal, vou tentar comentar algumas postagens que achei mais relevante. Mas obrigado a todos (sem exceção) que participaram do tópico.

Em relação a transparência do véu pessoal, no meu humilde conhecimento de PS, eu precisaria ter fotografado em fundo preto para poder fazer a transparência, da forma como a foto está, se eu aumentasse a transparência o véu iria sumir, ou seja ia perdendo o contraste junto com a transparência.

Raphael, esse é um ponto interessante a se comentar (daria um tópico só pra ele)
Seria interessante sim fazer uma foto no estúdio e inserir em uma paisagem, mas veja, essa foto que fiz, peguei uma foto qualquer que ja tinha feito a tempos, peguei um fundo qualquer na internet e montei para efeito de teste. Mas, se for para fazer isso como penso que deve ser feito, preciso fotografar meus próprios background e edita-los a gosto, pois pegar fundos da internet eu estaria usando obras de outros fotógrafos e isso poderia até me gerar problemas de direitos autorais, além de que a fotografia além de surreal, seria uma mescla do que é meu e do que é do que é do vizinho. Continuando a linha de raciocínio, se é para fotografar o próprio fundo, é mais fácil: Fotografar a modelo no cenário, Fotografar apenas o cenário, editar separadamente se for o caso e fazer a mesclagem. No meu pequeno conhecimento de PS acredito que fique muito mais real a imersão.

No mais pessoal, agradeço novamente a todos que participaram e vou deixar um link para uma segunda “Edição Surreal”, que fiz, mas dessa vez postei na galeria sem o antes, sei que a galera que comentou falou com conhecimento de causa, mas o fato de ver o antes elimina qualquer duvida que possa existir sobre a imagem.

Quem quiser ver a segunda está aqui.

Com certeza isso venderia na minha cidade :dizzy_face: