Exportação para impressão

Pessoal, boa tarde !
Por favor, gostaria muito de uma ajuda dos mais experientes, já que é a primeira vez que estou enviando fotos para serem impressas.
Preciso enviar as fotos para a cliente imprimir no tamanho 50x50 cm, mas não estou me acertando com os ajustes no Lr.
Exportei as fotos num primeiro momento, sem nenhum tratamento, só para testar e ficaram excelentes, com 300 dpi, como recomendado. Mas quando fiz o mesmo, com as fotos já tratadas, a qualidade ficou péssima, a definição muito ruim. Foram vários testes, aumentando dpi, alterando o espaço de cor, e absolutamente todos os testes ficaram ruins.
Não sei onde posso estar errando, não sei mais o que fazer e se tiverem alguma orientação, ficarei muito grata.
Ah, vale dizer que fotografei em RAW.
Desde já, obrigada !

Seu tratamento está estragando as fotos, principais culpados geralmente é muita nitidez e/ou redução de ruído.

Obrigada pelas dicas. Não estou mexendo na redução de ruído, mas na nitidez sim, e vou tentar fazer diferente.

Viu Rafa, de maneira bem resumida pr vc entender:

O monitor tem algumas regulagens de imagem como temperatura de cor, brilho, contraste, gamma, ajuste de cores RGB e dependendo do modelo até algumas coisa a mais.

A impressora das fotos tem um perfil diferente. Então aquilo que vc esta vendo na tela não será o mesmo que vai sair na impressora. Vc precisa entender como lidar com isso…

Rafaella, você está usando o Adobe Lightroom ou Adobe Lightroom Classic?

Você disse que está editando a partir de um arquivo RAW, por curiosidade, qual a câmera?

Você precisa entregar o arquivo corretamente dimensionado para quem vai imprimir? Porque dependendo do impressor você pode exportar o arquivo editado na maior resolução nativa do arquivo e o próprio impressor fará o redimensionamento da imagem para o tamanho final (em centímetros) desejado. Mas isso você precisa verificar com quem fará a impressão. ok?

Qual o processo de impressão?

De qualquer maneira segue algumas orientações referentes aos ajustes no painel do exportação do Lightroom Classic. Similar no Lightroom.

Estou assumindo que para a impressão de 50cmx50cm você já fez o corte quadrado na imagem. :ok:

A escolha do formato da imagem (JPEG ou TIFF), assim como o espaço de cor (sRGB ou AdobeRGB) vai depender do processo de impressão.

Se for impressão fineart, via de regra, os impressões preferem, o arquivo na maior qualidade possível. Logo, TIFF, 16bits, AdobeRGB. Desde que esteja editando com um fluxo pensado em AdobeRGB

Para impressão comum pode ser JPEG, sRGB, qualidade 100.

Na parte referente ao “Dimensionamento da imagem” coloque como a imagem acima. Assim o Lightroom vai redimensionar o tamanho da imagem, em pixels, automaticamente para adequar a medida de 50cm desejada.

Com relação a “Nitidez de saída” você pode escolher entre “papel fosco” ou “papel brilhante” e definir a intensidade. Normalmente a intensidade “Padrão” funciona bem quando a imagem original já está bem nítida.

Lembrando que este ajuste é de nitidez de saída, não confundir com o ajuste de nitidez da imagem que e feito durante o tratamento da imagem.

Isso se deve ao fato que como a imagem será redimensionado para um novo tamanho é necessário “recuperar” a nitidez perdida pelo processo de redimensionamento.

O módulo de “nitidez de saída” no Lightroom Classic, apesar de parecer simplista, na verdade é baseado em um plugin bem famoso e foi incorporado pela Adobe.

Algumas versões atrás, se não me engano, a partir da versão 4, a Adobe fez uma parceria com Jeff Schewe para incluir no Lightroom Classic os algoritmos de nitidez de saída que eram fornecidos pelo plugin"Pixel Genius Photo Kit Pro. E assim é até hoje.

Sempre que faço as minhas impressões A2, 40x60cm ou 40x70cm aqui em casa, em uma Epson 3880. Uso esse ajuste de nitidez de saída na intensidade padrão.

Nunca, em hipótese alguma, anexe um perfil de ICC de impressão ao arquivo TIFF ou JPEG a ser enviado para impressão. O arquivo final deve estar sempre em sRGB, AdobeRGB ou ProPhotoRGB. Perfil de impressão ICC é usado apenas dentro do programa que fará a impressão e não no arquivo em si.

Caso o arquivo de saída continue estranho, vamos precisar de mais informações. Até mesmo, se possível, que você coloque a foto exportada disponível para download para podermos avaliar o que pode estar acontecendo.

Caso queira postar algumas imagens aqui no tópico para ajudar a explicar o problema, no tópico abaixo temos um tutorial de como postar imagens no fórum.

:ok:

Sim, eu até entendo que na tela e na impressão, são resultados diferentes, faz sentido. O que está me incomodando é que com quase nenhum tratamento, a definição ficou excelente e depois de tratar, aconteceu isso. Não tenho como saber detalhes sobre como a impressão será feita e estou querendo entender onde estou errando pra aprender e saber como lidar com isso.

Não fotografo há tanto tempo e é a 1a vez que pedem foto pata imprimir, quero apresentar algo legal.

Mas vou pensar em algo aqui, há de dar certo. Super obrigada pela atenção !! :slight_smile:

Oi André. Antes de tudo, muito obrigada pela ajuda e pela atenção !!!

A câmera era uma Canon 7D.

Eu não tenho muitas informações sobre a impressão, somente o tamanho no qual será feito. Foi uma cliente que comprou fotos minhas e que sinalizou que não estavam em alta qualidade para poder imprimir.

Como comentei em outra resposta, é a primeira vez que me pedem fotos para serem impressas, mas pelo que comentaram e sugeriram, vou entrar em contato com a pessoa, pata ter mais detalhes e se for o caso, até conversar com quem for fazer a impressão. e parece o mais sensato nesse momento, do que ficar batendo cabeça :smiley:

Eu refiz mais uma vez conforme orientado nesse print, mas continua não ficando legal.

Antes de enviar aqui, vou tentar resolver com a cliente e/ou a gráfica, conforme for eu volto aqui e post as fotos .

MAis uma vez, agradeço todo empenho em me ajudar !!

Fica mais fácil se você postar o antes e depois do tratamento aqui.

Ok. Obrigada mais uma vez pela ajuda. Segue a mesma foto com e sem tratamento.

E já entrei em contato com quem vai imprimir para ver se consegue me ajudar, me dar uma luz.

Tá ok deixa eu entender uma coisa quando você fala que a foto fica sem definição você quer dizer a respeito da resolução da foto que ela perde resolução ela ficou meio sem resolução???

Se for isso que você está falando algumas coisas alteram essa questão entre elas o Clarity, e a redução de ruído Será que você não está exagerando na redução de ruído para ela ficar tão assim???

Você está exportando em baixa resolução.
A original tem 5.000 pixels e a tratada 640.

Confira se você está escolhendo o preset de exportação correto.
Você pode está alterando um preset e exportando com outro errado.

Eu não mexi no ruído, no clarity bem pouco.

Acabei de conseguir o contato da gráfica e vou entrar em contato com eles pra ver como podem me dar uma luz.

Obrigada mais uma vez pela ajuda !!!

Vou conferir essa questão dos pixels. Obrigada pela dica !!!