Filmar peças de teatro amadoras

Boa tarde a todos, gostaria de uma opinião no quesito captação de áudio…

Minha esposa é professora de teatro e me pediu para começar a gravar as apresentações da escola que ela dirige etc, essa ultima semana fiz minha primeira experiência, pois, de fato tiro mais fotos do que filmo, e senti uma dificuldade quanto ao audio…
Como nunca fui muito de filmar, não tenho microfones externos e nada demais, para filmar todo o palco de frente fiquei posicionado no meio da platéia e como resultado obtive o seguinte:

  • Bem, como já esperava, usando o microfone da câmera muito ruído da platéia e audio muito baixo de alguns atores… (afinal não é teatro profissional, portanto ainda por cima tem o fato de alguns alunos falarem muito baixo, ou seja, uma merda!!

Bem, eu uso uma Sony A99 com uma SAL2875… mas lentes a parte, consegui me resolver bem quanto a imagem… como disse o galho foi no áudio mesmo… vi um acessório da Sony XLR-K1M que já me possibilita fazer uns ajustes e conectar 2 mics (no caso da ultima semana o palco era grande, era um teatro para umas 800pessoas com um palco de uns 15m) por isso pensei en trabalhar com 2 mics, 1 no meio de cada metade do palco… Só que tem esse ponto tb, os microfones, só que não manjo deles… esse acessório vem com um, mas acho que com ele teria o mesmo problema do mic embutido, afinal ele tem cabo curto e é para ser colocado próximo a câmera (dá para colocar alguns extensor? Piora o áudio?)

Bem, como podem ver, não manjo muito mesmo, nem mesmo de edição, portanto gostaria de uma solução prática, mas com qualidade… Alguém consegue me dar umas dicas?

Obrigado

Eu não sei se nos eventos tem microfones, mas se tiver o ideal seria falar com o cara do áudio e pedir para captar o áudio da mesa dele em um gravador como o Tascam DR-40 ou Zoom H4n.

Se não tiver microfones vc pode comprar um Zoom H1 e deixar ele captando o áudio bem próximo do palco, pois quanto mais perto da fonte melhor vai ser o áudio.

Os microfones dos gravadores de áudio não são tão direcionais como um shotgun, então ele vai pegar mais o som da plateia em relação aos shotgun.

Já sobre esse Sony XLR-K1M eu não conheço, mas acho que a ideia dele deve ser para gravar uma entrevista com um microfone de mão.

Espero ter ajudado.

Se for usar um gravador externo lembre de usar algum som pra sincronizar audio e imagem. Uma das funções da famosa claquete. Ou só peça para alguém bater palma e tal. Para editar eh um mundo a parte… Adobe premiere eh o q uso, de uma testada. Enfim, gravar o audio é um universo a parte e vai depender muito de qual vai ser seu objetivo final… Ver making of de filmes eh bem interessante nesse ponto. Muitas vezes o som não eh gravado na hora, sendo deixado para estúdio e efeitos sonoros são produzidos das formas mais variadas. A opção amadora mais interessante provavelmente eh essa de captar o audio de perto do palco com um gravador externo, usar o audio da máquina só para sincronizar. Microfone tem diversos tipos de captação. T
Uns pegam bem o som direcionadado(e.g. Lapela) e outros captam mais geral (e.g. Do celular). Boa sorte.

Enviado de meu 6039J usando Tapatalk